13 assuntos que podem ser tema da redação do ENEM

13 assuntos que podem ser tema da redação do ENEM

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 30.AGOSTO.2018
  • Ensino Médio

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio está próximo. Quem está se preparando sabe que a redação é um dos maiores desafios da prova. É necessário ter conhecimento suficiente sobre o que será abordado, para não correr o risco de zerar e ser eliminado do ProUni, Sisu e FIES.
As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro de 2018 e aqueles que sonham com uma vaga no ensino superior, têm alguns meses para se preparar.
Confira abaixo 13 assuntos que podem ser tema da redação do ENEM.
1.) Fake News
Sem dúvida, uma das palavras mais ouvidas nos últimos tempos. Apesar de parecer inofensivo, tem gerado muitos efeitos que podem ser devastadores para a sociedade.
Existe um projeto de lei que pretende criminalizar a divulgação ou o compartilhamento de informações falsas ou incompletas na internet.
O projeto prevê detenção de 2 a 8 meses e pagamento de multa.

2.) Bullying e Cyberbullying nas escolas
O tema tem sido alvo de discussões e está cotado entre os temas da redação do ENEM 2018. Situações em que são utilizadas agressões intencionais físicas ou verbais de forma repetitiva são chamadas de bullying.
O Cyberbullying consiste no uso de tecnologias de informação e comunicação para incentivar comportamentos agressivos praticados por um ou mais indivíduos.

3.) O esporte como forma de inclusão social no Brasil
Assunto atual, inclusão social por meio do esporte pode ser um forte candidato a tema da Redação 2018.  Ainda mais em um ano onde a Copa do Mundo esteve presente.
Os programas sociais ligados ao esporte no país estão mudando a vida de muitas comunidades, além dos benefícios para a saúde física e mental.

4.) Os riscos da automedicação
Quem nunca tomou um remédio por conta própria, que atire a primeira pedra. Esse habito, infelizmente é comum na população brasileira. A automedicação pode gerar consequências graves.
É preciso muita atenção na hora de fazer o uso de algum medicamento. O assunto é tão grave que a intoxicação por medicamentos ocupa o topo na lista de intoxicação no país.
 
5.) Escravidão no mundo contemporâneo 
Há quem ainda duvide, mas sim, o trabalho escravo existe. Embora despercebido, possibilita o consumo de vários produtos e serviços.
Entretanto, esse tema pode ser tema da redação do ENEM por conta de uma portaria aprovada pelo Governo Federal que determina que um trabalho só será análogo à escravidão, se houver submissão sob ameaça de punição.

6.) Os percalços para a doação de órgãos no Brasil
Os números de doadores de órgãos no Brasil ainda não soam de forma favorável, já que a demanda é grande.
A Associação Brasileira de Transporte de Órgãos (ABTO), afirma que em 2013, 47% das famílias se recusam a doar órgão de algum familiar com morte cerebral.

7.) A população em situação de rua no Brasil
Mesmo com a legislação que garante serviços como saúde e educação para as pessoas em situação de rua, essas pessoas ainda vivem com muita dificuldade.
O Plano Nacional para População em Situação de Rua, que foi instituído em 2009, não tem sido suficiente para levar saúde, educação e dignidade para essas pessoas.

8.) Segurança pública e pessoal
É possível que os candidatos proponham soluções para o problema de segurança pública no Brasil, como exemplo da intervenção militar no Rio de Janeiro no primeiro semestre do ano. 
Sem contar que o viés pessoal pode ser tema também, ainda mais quando o porte de armas voltou a ser tema de muita discussão aqui no Brasil.

9.) Aumento das DST’s entre os jovens no Brasil
O número de HIV no Brasil de acordo com o Ministério da Saúde tem aumentado nos últimos anos. Além do HIV, Hepatite C, Gonorreia, Sífilis, Herpes, HPV, Clamídia e outras doenças tem se tornado comuns entre os jovens brasileiros.
Diante deste cenário, é preciso criar medidas de intervenção e soluções para minimizar os números. As DST’s devem ser discutidas a fim de serem evitadas.

10.) Combate às doenças epidêmicas 
As doenças epidêmicas vêm assombrando a população brasileira. Zika Vírus, Dengue, Chikungunya e febre amarela tem se propagado de forma veloz.
O fluxo intenso de pessoas viajando colabora para que as doenças se manifestem com mais intensidade, sem contar que muitos vírus já são resistentes aos medicamentos envolvidos.

11.) Mobilidade urbana
Não é de hoje que o crescimento desgovernado de veículos prejudica a mobilidade urbana e interfere de forma negativa no meio ambiente. Assim, os cidadãos seriam instigados a usarem transporte público.
Este, por sua vez, tende a ser precário. Muitos projetos para melhoria do transito são orquestrados constantemente e há uma certa urgência para que o problema seja solucionado.

12.) Sistema carcerário no Brasil 
A precariedade no sistema prisional do Brasil é uma realidade bem antiga. Superlotação, falta de segurança adequada e negligências são alguns dos fatoreis que contribuem para que o sistema não evolua e busque melhorias.
Diante desse fato, faz-se necessário uma discussão dos aspectos relacionados às soluções para esse problema, entre elas, um alto investimento na ressocialização do detento e aumento das penas alternativas.

13.) O aumento da depressão entre os jovens brasileiros
É assustador o número de jovens acometidos pela depressão. Alguns fatores como instabilidade emocional ou ansiedade são apontados como os responsáveis pelo aumento do número de jovens que entram em depressão.
O uso de drogas ou entorpecentes também pode desencadear a doença, além do vicio nas redes sociais, o que desencadeia uma busca excessiva pela aceitação e pelo padrão estético. É importante pensar nas causas e sugerir mudanças para diminuir essa triste realidade.

Fonte: O Imparcial

Leia atentamente estas dicas, estude sobre o assunto e não perca a chance de tirar a nota máxima na redação do Enem e garantir uma vaga na universidade dos seus sonhos! 

 

Outras notícias :