5º Anos - Proporção na Prática

5º Anos - Proporção na Prática

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 5.JULHO.2018
  • Ensino Fundamental I

Os alunos dos 5º anos estudaram na aula de Matemática, com a professora Ana Alice, sobre proporções.

Entendemos por proporção uma igualdade entre duas razões. O estudo das proporções engloba as frações, que são consideradas iguais de forma proporcional.

Por exemplo, as frações 2/5 e 6/15 são consideradas proporcionalmente iguais. Retirando duas partes de cinco é mesmo que retirarmos seis partes de quinze, de modo proporcional.

Para aplicar esta teoria na prática, os alunos se dividiram em grupos e trouxeram os ingredientes necessários para fazerem uma receita de tinta com produtos naturais. Cada um dos produtos quando misturado com ingredientes como água e cola, proporcionava a descoberta de uma cor diferente aos alunos, como carvão, colorau, pó de café, cebola, entre outros.

De acordo com a professora Ana Alice, colocar a mão na massa durante os laboratórios é mostrar as implicações reais que cada conteúdo adquirido possui, desenvolvendo nos alunos a compreensão de suas habilidades partindo de um desafio proposto que ele deve buscar o caminho para executar e atingir com sucesso.

Após a criação das tintas, os alunos puderam trocar as cores com os amigos e fazer desenhos, utilizando pincéis e toda sua criatividade.

Confira nossa galeria de fotos.

  

 

Outras notícias :