A importância da alimentação saudável para as crianças do Colégio Objetivo Nova Odessa

A importância da alimentação saudável para as crianças do Colégio Objetivo Nova Odessa

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 29.MARÇO.2021
  • Dicas

Uma alimentação saudável é fundamental para o desenvolvimento da criança, além de auxiliar na formação, previne doenças e colabora para o bom funcionamento do corpo. Por muitos anos a alimentação infantil foi estimulada por guloseimas, como se os pequenos não precisassem dos nutrientes e vitaminas contidos nos alimentos como frutas e vegetais, por exemplo.

 

Em nosso colégio, nossos alunos que participam do Período Integral tomam café da manhã e almoçam em nosso colégio. Eles têm um cardápio balanceado e especializado, criado pela Nutricionista Natália Santos, e feito com muito amor e carinho pelos Chefe e Auxiliar de Cozinha, Sidraque Franzão e Adriana Oliveira. Durante a semana, todo dia os alunos têm uma variedade diferente de alimentos. O cardápio é colocado na entrada do refeitório e os alunos chegam ansiosos para saberem qual é o prato do dia.


Neste ciclo, fomos formando pessoas que se alimentam apenas de comidas industrializadas, não conhecem os alimentos naturais, não experimentam coisas novas e rejeitam tudo que é da família dos legumes, vegetais e frutas.

 

De acordo com a Nutricionista do colégio, Natália Santos, a alimentação balanceada é a base para o desenvolvimento infantil. “Quanto maior a diversificação dos alimentos, mais nutrientes serão ingeridos. Uma boa alimentação também contribui para o desenvolvimento do aluno em sala de aula”. “Oferecer os alimentos adequados desde a introdução alimentar contribui para a formação do paladar da criança”, finaliza.

Devemos dar uma atenção especial para as crianças, pois, em seus primeiros anos de vida, muitos dos conhecimentos adquiridos poderão ser levados adiante. Entre esses conhecimentos está o desenvolvimento de hábitos saudáveis. Assim, tanto o momento de preparação dos alimentos quanto o das refeições podem ser chances de grandes aprendizados.

 

Os adultos são exemplo para as crianças e por isso, é fundamental que todos tenham bons hábitos alimentares. Não adianta esperar que a criança goste de alimentos saudáveis se os pais não gostam, não consomem e não incentivam tal prática.

É importante também ressaltar que a hora da refeição deve ser um momento de prazer, sem estresse, onde não se deve forçar a criança a comer mais do que quer ou algo que recusa.

Existem cinco mandamentos que toda criança precisa seguir para uma alimentação saudável:

 

1.   Fazer as refeições sentados à mesa.

A refeição deve ser um momento de prazer em família, sentados à mesa, estimulando a boa alimentação e construindo momentos de diálogo e interação, além de estar na melhor posição para se comer.

 

2.   Comer sem distração.

“A hora da refeição é uma hora sagrada”. Não se deve comer assistindo televisão, mexendo no celular ou com brinquedos. É preciso concentração ao que está comendo, para melhor ingestão e digestão dos alimentos.

 

3.   Saber e conhecer o que está comendo.

Ensine desde cedo a criança o nome dos alimentos e a importância deles para nosso corpo. Não tente enganá-la para comer algo que não conhece, é preciso ensinar a comer bem e não manipular a criança.

 

4.   Ter cinco cores no prato.

São as vitaminas e nutrientes que dão cor aos alimentos. Ter um prato colorido significa ingerir uma variedade diferente destes nutrientes.

 

5.   Experimentar novos alimentos.

É bom comermos coisas novas e fazer disso um hábito que amplia nosso repertório e evita aquele “não gosto” sem nunca ter comido. Faça disso um jogo e será muito divertido.

 

Para a Auxiliar de Cozinha, Adriana Oliveira, é muito satisfatório ver as crianças comendo uma diversidade tão grande de alimentos. “Me sinto muito feliz em poder compartilhar com o crescimento dos alunos. Mesmo dizendo que “não gostam” de algum alimento, eles sempre experimentam e da próxima vez repetem o prato”.

Uma criança que consome variedade de alimentos como frutas, legumes, verduras, laticínios e gordura de boa qualidade, proteínas e fibras, a longo prazo (vida adulta) terá menos risco de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis como diabetes tipo II, hipertensão, obesidade, esteatose hepática, entre outras.

Convidamos a todos a acessarem o nosso perfil no Instagram, onde postamos semanalmente a alimentação dos nossos alunos do Período Integral.

Fonte: Escola Kidi Uol e Eu Sem Fronteiras

 

 

Outras notícias :