Aluna do Ensino Médio do Colégio Objetivo Nova Odessa é classificada para FASE FINAL da OQSP!

Aluna do Ensino Médio do Colégio Objetivo Nova Odessa é classificada para FASE FINAL da OQSP!

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 20.ABRIL.2023
  • Escola da Inteligência

A aluna Letícia de Souza Bezerra, da 1ª Série do Ensino Médio foi classificada para a fase final da OQSP – Olimpíada de Química do Estado de São Paulo. Em toda a preparação para as fases da olimpíada, Letícia foi orientada pela Professora de Química do Ensino Médio, Carla Esper.

A Olimpíada de Química do Estado de São Paulo, que tem como o tema deste ano “Da Química Básica às Aplicações Tecnológicas” é uma competição anual que busca incentivar o interesse pela química entre estudantes do Ensino Médio e Técnico do estado de São Paulo.

Letícia, que é aluna do colégio desde o 6º Ano e já participou e ganhou medalhas em várias olimpíadas ao longo do tempo, se sente motivada em participar da OQSP. Segundo Letícia, trata-se de uma grade realização pessoal por ter se classificado para uma olimpíada tão importante. “Estou muito feliz e agora o que resta é estudar bastante para conquistar mais na fase final”, diz.

A competição é dividida em três fases, cada uma delas com uma dificuldade progressivamente maior e com um número menor de participantes.

1ª Fase: A primeira fase é a mais ampla, e é composta por uma prova objetiva que abrange conteúdos do ensino médio. Qualquer aluno regularmente matriculado em uma escola pública ou privada do estado de São Paulo pode participar desta fase. Os alunos são classificados de acordo com sua pontuação, e os melhores classificados são selecionados para participar da segunda fase.

2ª Fase: A segunda fase é composta por uma prova dissertativa, que busca avaliar a compreensão e a aplicação dos conceitos de química pelos alunos. Os alunos selecionados na primeira fase participam desta etapa, e novamente são classificados de acordo com sua pontuação. Os melhores classificados são selecionados para participar da terceira fase.

3ª Fase: A terceira e última fase é composta por uma prova prática que abrange conceitos de química experimental. Nesta fase, os alunos selecionados na segunda fase participam de atividades em laboratórios, nas quais são avaliados por uma banca examinadora. Os melhores classificados são premiados e podem representar o estado de São Paulo em competições nacionais e internacionais de química.

Para a Orientadora de Letícia e professora de Química do Ensino Médio, Carla Esper, chegar a fase final da OQSP é motivo de muito orgulho e comemoração. “Letícia é um exemplo de dedicação com os estudos. É inteligente e possui muito interesse na área de exatas. Mesmo com tão pouca idade e ainda cursando a 1ª Série, sabe onde quer chegar”. “Que jornada linda você está trilhando”, conclui.

Em resumo, a Olimpíada de Química do Estado de São Paulo é uma competição que busca incentivar e premiar o interesse pela química entre estudantes do ensino médio e técnico do estado de São Paulo. As três fases da competição buscam avaliar o conhecimento teórico e experimental dos alunos, com o objetivo de selecionar os melhores representantes do estado.

Desejamos boa sorte para nossa aluna Letícia na fase final da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo! Parabéns pela conquista, você merece!

Outras notícias :