Aluno do Colégio Objetivo Nova Odessa participa de Campeonato Brasileiro de Natação

Aluno do Colégio Objetivo Nova Odessa participa de Campeonato Brasileiro de Natação

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 5.MARÇO.2021
  • Novidades

O aluno Mateus Mometti Prado,do 8° Ano C é um dos destaques quando o assunto é Natação. Ele iniciou noesporte quando tinha apenas 5 anos e atualmente, com 12, já participou decampeonatos pelo Brasil inteiro e tem uma coleção de mais de 74 medalhas conquistadas durante esta trajetória.

Mateus começou a se apaixonar pelo esporte ainda muito novo, quando seu avô o acompanhava nas aulas denatação. Com o tempo, ele começou a focar nos seus objetivos e se dedicou para participar dos campeonatos, sempre com o apoio e motivação de seus pais.

De acordo com a Coordenadora de Esportes e Cultura do colégio, Luciana Blanco Belmonte, a prática esportiva é benéfica para qualquer idade, sendo responsável por influenciar no desenvolvimento cognitivo, físico do praticante, é como se fosse um alimento para corpo e alma. Praticar esportes como a natação, tem grande influência na qualidade de vida hoje e na saúde do futuro, além disso também ajuda trabalhar rotina e disciplina.

Ele tem uma rotina com treinos intensos, que duram entre 4 e 5 horas por dia, de segunda a sábado. Mateus está o top 10 da Natação no Brasil na categoria de 4 nados (200 costas, 100 costas,200 livre e 100 livre). Com 8 anos ele foi a primeira criança a atingir a touca de silicone (Essa touca representa a prática e o conhecimento de todos os nados e técnicas da natação) ele passou a competir com adultos e há 2 anos ele nada oficialmente por Americana. 

Em março, inicia os regionais estadual sul e sudeste. Nosso aluno pretende superar ainda mais seus objetivose ir em busca de uma boa colocação para conquistar a bolsa atleta em 2022.

Segundo a mãe de Mateus, Cedia Prado, A rotina de treinos é bem complexa, mas o Mateus é muito organizado para não deixar acumular. Ele passa por uma nutricionista mensalmente para ter a rotina correta de alimentação, tudo tem que ser bem regrado seguindo com suplementos, carboidratos, massas, mel e castanha todos os dias, ele também faz um uso diário de água de coco adoçada com mel. O custo não é barato por conta dos equipamentos e suplementos que ele utiliza em sua rotina. Ele está sempre em busca do melhor tanto nas competições quanto nos estudos. Ele é um menino muito amado por sua família e seus pais sentem orgulho vendo essa evolução e talento, estão o tempo todo incentivando e apoiando o Mateus em suas conquistas.

 

História da Natação

A Natação está entre nós desdeo surgimento do homem. Afinal, o movimento de braços e pernas dentro da água jáera praticado em comunidades primitivas, onde homens nadavam para fugir depredadores ou, quem sabe, por diversão mesmo;

De lá para cá, o fato é que a Natação passou por várias mudanças até se tornar um esporte e ter seus estilos definidos. Não demorou muito para que as competições começassem a ocorrer,tendo a primeira disputa oficial em 1858, na Austrália. Dez anos depois, aInglaterra promovia um campeonato nacional, seguida pelos EUA.

Já bastante apreciada epraticada pelo público, a natação entrou na edição dos Jogos de Atenas, naGrécia, 1896, a primeira Olimpíada da Era Moderna. Na ocasião, três provas foram disputadas: 100 metros livre, 500 metros livre e 1.200 metros livre.Todas elas eram realizadas no mar, o que colocava em risco a vida dos participantes.

Como funcionam as provas de Natação hoje?

Atualmente, a competição de Natação tem quatro estilos: peito, costas, borboleta e livre. Mas existem também as disputas do nado medley, em que o atleta deve de utilizar os quatro estilos numa mesma prova.

No quadro das Olímpiadas, são34 provas valendo medalha, sendo 17 no masculino e 17 no feminino. As disputas variam de acordo com o estilo e a distância. A mais rápida é os 50 metros,apenas no nado livre. Os 100 e 200 metros são nadados nos quatro estilos.

Você sabe quais são os termos mais usados nas provas de natação?

Aprenda alguns:

Bloco de partida: plataforma onde os nadadores saltam na hora da partida;

Raia: Divisão feita na piscina para separar a área de cada nadador nas provas e serve também para amortecer oefeito das marolas e a turbulência gerada pelos nadadores de cada raia.

Queimar: Quando o atleta partepara a prova antes do som de largada e é desclassificado.

Fizemos uma entrevista com nosso Aluno Destaque e ele contou um pouco para nós de como é seu dia a dia ecomo ele se sente crescendo cada vez mais no esporte que tanto ama.

Como foi seu início na natação?

“Eu comecei com 3 anos deidade, entrei para os campeonatos quando eu tinha 5 anos, mas nesses últimos dois anos estão sendo as competições mais importantes para mim. ”

Como é a sua rotina como nadador?

“Depois da escola, de terça equinta-feira, faço as tarefas até as 14h30 e depois eu vou para a academia e em seguida para os treinos até às 19h30. ”

Como está a preparação para o campeonato?

“Para o Campeonato Brasileiro o meu foco de treino está sendo as provas mais longas e algumas curtas. ”

Quem é sua maior inspiração na natação?

“Os nadadores César Cielo e Guilherme Guido. ”

Você pretende se tornar nadador profissional?

“Sim, pretendo mas tenho umplano B, voltado para meus estudos. ”

Como você tem conciliado a sua rotina de treino e estudos?

“Separando horários de treinos e tarefas. Na minha casa eu costumo cronometrar o tempo para cada coisa que vou fazer. ”

Você vem participando de campeonatos no Brasil. Como tem sido essas experiências para você?

“É bem diferente, porque eu encontro pessoas do Brasil todo e até pessoas outros países, é uma experiência bem legal, por conta da minha idade eu ainda não posso participar fora do Brasil, mas eu pretendo ir um dia competir em outro pais.


Toda a família Objetivo NovaOdessa deseja muito boa sorte ao nosso aluno Mateus Mometti Prado em toda a sua trajetória na Natação!


Confira a entrevista completa no nosso canal do YouTube @Objetivonovaodessa


E você, é destaque em alguma modalidade esportiva ou cultural?

Entre em contato com a gente através do Telegram @comunicacaoobjno

 

Fonte: Wikipedia

Fotos: Arquivo pessoal

Outras notícias :