Alunos da Educação Infantil do Colégio Objetivo Nova Odessa visitam o Sitio do Pica Pau Amarelo em São Paulo.

Alunos da Educação Infantil do Colégio Objetivo Nova Odessa visitam o Sitio do Pica Pau Amarelo em São Paulo.

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 14.AGOSTO.2023
  • Eventos

Na sexta-feira, 11 de agosto, as turmas do Infantil 4 e 1º Anos do Colégio Objetivo Nova Odessa, embarcaram em uma emocionante jornada de aprendizado e diversão no encantador "Sítio do Pica-Pau Amarelo". O local, conhecido por ser o cenário das aventuras mais queridas da literatura infantil brasileira, tornou-se palco de descobertas e risadas para nossos jovens exploradores.

Logo ao chegar, a empolgação era evidente nos olhares curiosos das crianças, cheios de expectativa para conhecerem pessoalmente os personagens que sempre habitaram suas histórias, os alunos foram guiados por uma equipe acolhedora e conhecedora do sítio.

A primeira parada foi a famosa Casa da Dona Benta, onde nossos pequenos aventureiros puderam explorar os cômodos que frequentemente são descritos nos livros. Cada detalhe cuidadosamente conservado trouxe à vida as histórias que eles já conheciam tão bem.

A biblioteca, repleta de livros encantadores, inspirou muitos olhares curiosos em direção às páginas que ainda não haviam sido exploradas, já na cozinha da casa conheceram a Tia Anastácia e tiveram o privilégio de provar seus deliciosos bolinhos de chuva.


Logo depois, conhecemos o cantinho da Iara, que é uma personagem que vive em uma lagoa próxima ao sítio, onde costuma atrair a atenção das pessoas com seu canto hipnotizante. Ela contou sua história através das aventuras vividas pelos moradores do sítio, que a encontram em momentos de curiosidade e exploração.

O ponto alto da visita, sem dúvida, foi a oportunidade de conhecer os personagens mais adorados da literatura infantil brasileira: Emília, Visconde de Sabugosa, Pedrinho e Narizinho, e até aprenderam a caçar Saci com o Tio Barnabé.

As crianças tiveram a chance de fazer perguntas, ouvir histórias e até mesmo participar de algumas brincadeiras que eram típicas do sítio.

Além da diversão, o passeio também trouxe valiosos aprendizados junto ao Caipora, que mostrou para as crianças o quanto é importante cuidar da natureza e os animais, identificaram diferentes plantas e animais, compreenderam a importância da preservação do meio ambiente e como a natureza é um elemento tão presente nas histórias do sítio.

No final do dia, enquanto nos preparávamos para deixar esse mundo mágico para trás, assistimos uma peça de teatro encantadora sobre como preservar o meio ambiente.

Eram olhos brilhantes e sorrisos radiantes, testemunhas de um dia que ficaria guardado em suas memórias por muito tempo.

O passeio pedagógico ao Sítio do Pica-Pau Amarelo não apenas reforçou a conexão entre nossos alunos e a literatura nacional, mas também trouxe à tona lições valiosas sobre amizade, imaginação e a importância de explorar o mundo ao nosso redor. Ficou claro que, mesmo nas páginas dos livros, a magia do sítio pode ganhar vida de maneira incrível e inesquecível.

Outras notícias :