Alunos do Colégio Objetivo Nova Odessa participam da Olimpíada Nacional em História do Brasil

Alunos do Colégio Objetivo Nova Odessa participam da Olimpíada Nacional em História do Brasil

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 5.MAIO.2023
  • Ensino Médio

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS EQUIPES PARTICIPANTES

TODAS AS EQUIPES FORAM APROVADAS PARA A 2ª FASE DA ONHB

No mês de maio, os alunos dos 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio do Colégio Objetivo Nova Odessa estão participando da ONHB – Olimpíada Nacional em História do Brasil.

Supervisionados pelos Professores de História do colégio, Alex Sandro Matos e Gabriela Simonetti Trevisan, os alunos formaram equipes e estão se empenhando para obter um bom desempenho na olimpíada.

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um evento educativo realizado anualmente pelo Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em parceria com o Ministério da Educação (MEC). A competição tem como objetivo incentivar o estudo da história do Brasil e promover o interesse dos jovens pela disciplina, além de estimular o desenvolvimento de habilidades como pesquisa, análise crítica e interpretação de fontes históricas.

A Olimpíada é voltada para estudantes do 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas de todo o país. As equipes são compostas por três estudantes e um professor orientador, que se inscrevem por meio do site oficial da competição. As provas consistem em questões de múltipla escolha, identificação de imagens e análise de textos e documentos históricos.

Para a olimpíada, os alunos tem se preparado em plantões específicos, nos quais fazem exercícios das provas passadas e também trabalham com os temas da História do Brasil. Segundo a Professora de História, Gabriela, a turma montou um grupo grupo online para compartilhar materiais extras. Foram enviados vídeos, sugestões de filmes e os links das provas de anos passados. "Os alunos estão profundamente interessados e alguns tem estudado História por conta própria através de livros ou resumos", conclui.

Os estudantes que se destacam na competição recebem medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de participação. Os melhores colocados também são convidados para participar do Curso de Aprofundamento em História do Brasil, uma iniciativa do Museu Exploratório de Ciências da UNICAMP que oferece aulas e atividades complementares para os estudantes que desejam se aprofundar ainda mais no estudo da história brasileira.

Em suma, a Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa importante para incentivar o estudo da história do país entre os jovens e para melhorar a qualidade do ensino da disciplina no país. A competição oferece aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades importantes como pesquisa, análise crítica e interpretação de fontes históricas, além de contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes da importância da história para compreender o mundo em que vivem.

Confira abaixo as equipes participantes:

EQUIPE "AS VIÚVAS NEGRAS"

BIANCA BIGI FARIA

ISABELLA PEREIRA DE SOUZA REIS

LAURA MIRANDA

 

EQUIPE "KATCHAU"

AMANDA MAYUMI KOSHIJI

GIULIA CAMPOS ZANETINI

LAURA OLIVEIRA PEREIRA

 

EQUIPE "MANCHA VERDE"

DANIEL FERREIRA SOUTO

JOÃO PEDRO FAGNANI DA COSTA

VITOR DOS SANTOS CORADINI

 

EQUIPE "ODISSÉIA"

EDUARDA AUGUSTO PADOVESI

LETÍCIA BINI

NATÃ LEYTON FERREIRA

 

EQUIPE "ORDEM DA FÊNIX"

AMY JONES FERREIRA

LETÍCIA MELLO GARCIA

SARA VILLELA DE SOUZA PIMENTA

 

EQUIPE "RDP HISTORIANS"

DAVI CHIARELI SANTOS

PEDRO HENRIQUE ALVES FERREIRA

RAYSSA GERMANO BIAGI

 

EQUIPE "REX"

ANA CLARA MULOTTO

JULIA GEMEINDER URBANO

NICOLAS MENDONÇA CORREIA

 

EQUIPE "SCOOBY DOO"

ANA CAROLINA ALVES FERREIRA

CARINE BEZERRA RIO

LAVÍNIA SOBRINHO ROSA

 

EQUIPE "SUFRAGISTAS"

ANA CLARA SACOTIS SALES

ANA CLARA TONETE MALAGUTTI

ISABELLE MESQUITA DE JESUS

EQUIPE "UNIÃO DOS PALMARES"

ANA LUISA TEODORO

LUIZ FERNANDO SPRIAFICO SILVA

VITÓRIA CHICONELI LEAL

EQUIPE "VARGASBOND"

ANDRÉ DE LIMA RODRIGUES JUNIOR

ANDREW PIMENTEL SANTOS

MIGUEL HENRIQUE MIANO DA SILVA

 

EQUIPE "YML"

LETÍCIA DE SOUZA BEZERRA

MANUELA MOREIRA MARRONI

YASMIN YOKOTE PICONI

 

Desejamos boa sorte a todas as equipes na Olimpíada Nacional de História do Brasil!

 

 

 

 

 

 

Outras notícias :