Alunos do Ensino Médio do Colégio Objetivo Nova Odessa visitam o CNPEM da UNICAMP

Alunos do Ensino Médio do Colégio Objetivo Nova Odessa visitam o CNPEM da UNICAMP

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 23.MARÇO.2023
  • Ensino Médio

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma instituição científica localizada na cidade de Campinas, no estado de São Paulo, Brasil. Fundado em 1984, o CNPEM tem como objetivo principal promover o avanço do conhecimento em ciência e tecnologia por meio de pesquisas em diversas áreas, como física, química, biologia, engenharias, materiais e energia.

Nesta semana, os alunos da 2ª e 3ª Série do Colégio Objetivo Nova Odessa, participaram de uma visita técnica ao CNPEM, supervisionados pela Professora de Física, Fran Tremeschin e demais orientadores do local.

Os alunos puderam vivenciar na prática os conteúdos estudados durante as aulas de Física, Química, Biologia, Itinerários de Física Médica e Laboratórios de Biologia e Química

O CNPEM é uma das instituições mais importantes do Brasil no campo da pesquisa científica e tecnológica. O centro é composto por quatro laboratórios nacionais, que são:

·        Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS): responsável por fornecer luz síncrotron de alta intensidade para estudos em diversas áreas, como física, química, biologia e materiais.

·        Laboratório Nacional de Biociências (LNBio): especializado em pesquisas em biotecnologia, biologia molecular e bioinformática.

·        Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia de Materiais (LNNano): dedicado à pesquisa e desenvolvimento de novos materiais para diversas aplicações, como eletrônica, energia, saúde e meio ambiente.

·        Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG): tem como objetivo desenvolver pesquisas em energia, especialmente em fontes renováveis, e geologia.

O acelerador de partículas localizado no CNPEM - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais da UNICAMP em Campinas é uma das principais instalações do gênero na América Latina. Ele é conhecido como o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e é utilizado para estudar a estrutura dos materiais em escala atômica e molecular.

 

O LNLS funciona por meio de um acelerador de elétrons, que acelera os elétrons a velocidades próximas à da luz. Esses elétrons são então enviados por um percurso sinuoso, em que sua trajetória é ajustada por meio de imãs. Ao final do percurso, os elétrons produzem uma radiação eletromagnética muito intensa, que é usada para estudar a estrutura dos materiais.

Os pesquisadores utilizam o LNLS para realizar diversas técnicas de análise, como a espectroscopia de absorção de raios X, a difração de raios X e a espalhamento de raios X. Essas técnicas permitem obter informações detalhadas sobre a estrutura dos materiais em escala atômica e molecular, como a posição dos átomos, a distribuição dos elétrons e a forma como as moléculas se organizam.

Foi um momento de muita interação e vivência prática dos conteúdos estudados em sala de aula. Acesse nossa galeria de fotos e confira alguns momentos deste dia: https://bit.ly/3K3QM3d

 

Outras notícias :