Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta 11 dicas para melhorar seu foco nos estudos

Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta 11 dicas para melhorar seu foco nos estudos

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 2.MARÇO.2021
  • Dicas

Quase todo mundo já deve ter se perguntado o motivo de ser tão fácil decorar uma música ou concentrar-se nas estratégias do vídeo game, e ao mesmo tempo, tenta descobrir como focar nos estudos da mesma maneira.

Quando o assunto é sério, parece que somos enganados pela nossa mente e toda a nossa habilidade de concentração some em um piscar de olhos. Para acabar com esse problema, separamos 11 dicas para melhorar seu foco nos estudos 


1. Organize uma programação

Trabalhar com de gestão de tempo é uma excelente forma de manter a organização e a disciplina. Montar cronogramas, alimentar planilhas ou listas de tarefas e estabelecer horários fixos para estudo são medidas que tendem a facilitar o seu planejamento. Por consequência, o aproveitamento também melhora consideravelmente. 

Sem essa programação, você pode ficar perdido em meio a tantos conteúdos e gastar um tempo desnecessário tentando decidir por onde começar. O ideal é deixar as matérias de cada dia predefinidas e focar em um tema por vez.

  

2. Escreva à mão sempre que possível

Hoje, usamos o celular, o tablet e o notebook para quase tudo e acabamos nos esquecendo de escrever à mão — o que pode ser ruim para o aprendizado. De acordo com estudos de universidades dos Estados Unidos, o hábito de fazer resumos em cadernos ou folhas avulsas ajuda o nosso cérebro a compreender e memorizar os assuntos estudados.

Então, crie o hábito de ter um fichário ou caderno de resumos. Vá escrevendo os principais pontos e, quando precisar, recorra a esse material para uma boa consulta. Para deixar esse processo ainda mais fluido, use canetas coloridas, faça divisões por matérias e assim por diante.

 

3. Crie mapas mentais

Um mapa mental é um diagrama que tem o objetivo de organizar as ideias de maneira lógica e simples, representando-as visualmente, o que facilita o processo de memorização. Ele se inicia com um tema central, que evolui por meio de ramos ou linhas relacionando os tópicos do tema.

Essa prática ajuda muito a manter o foco nos estudos, além de ser um método de memorização, auxiliando no aprendizado. Foi criado tendo como base o cérebro, que apresenta uma facilidade maior de organizar as ideias de maneiras sistematizadas.

Para criar um mapa mental, coloque a ideia que você quer lembrar no centro do papel, após isso, ligue-o a tópicos com linhas simples. 


4. Priorize a organização do seu espaço

A tarefa de como focar nos estudos é facilitada quando você tem prazer em estar no ambiente no qual está estudando. Por isso, organize a escrivaninha com pastas ou gaveteiros, mantenha o local limpo e sem muita coisa espalhada.

Quando existem objetos em excesso no seu campo visual, sua concentração pode ser prejudicada. Então, vale a pena se conhecer um pouco e deixar o local de acordo com suas necessidades. Na hora em que precisar de uma calculadora para um exercício, por exemplo, vai encontrá-la sem preocupações em um ambiente organizado.


5. Crie um sistema de recompensas

Para deixar o estudo menos cansativo, use uma lista de metas que possa auxiliá-lo com as recompensas. Pode funcionar em intervalos fracionados: a cada uma hora de estudo, dê uma olhada nas suas redes sociais, por exemplo. 

Terminou de fazer um longo resumo de uma disciplina? Que tal dar uma pequena pausa para assistir a um episódio da sua série favorita?

As recompensas podem ajudar você a não se sobrecarregar, o que mantém o cérebro produtivo por um tempo maior. Mas tome cuidado, pois muitas gratificações também podem distraí-lo e desviar o foco nos estudos. 

Por isso, deixe as coisas maiores, como assistir a um filme, para quando os estudos terminarem.

 

6. Revise a matéria

De nada adianta você estudar um cronograma inteiro e só no final realizar a revisão.

O processo de revisão deve ser contínuo, por isso, releia a matéria dada em sala de aula no mesmo dia. 

Utilize as anotações, elas ajudam a entender e gravar conteúdos mais importantes com facilidade, essas anotações podem ser feitas em fichas para melhor rendimento e revisão. 

Utilize canetas coloridas, grifa textos e crie mapas mentais para ajudarem na fixação do conteúdo estudado.

Além disso, tire um dia no final de semana para revisar a matéria da semana e realizar exercícios. 

Essa prática deixa seu cérebro mais acostumado à rotina.

  

7. Estude sozinho ou em grupo

Procure sempre estar estudando, se for em grupo melhor ainda, pois, os grupos de estudos podem ser criados para inúmeros objetivo grupos de estudos podem ser criados para inúmeros. 

Às vezes determinadas pessoas querem estudar só Matemática ou apenas Biologia. 

No entanto, quando está se preparando para o Enem e vestibulares, é necessário estudar as disciplinas.

Para que isso seja possível, é bom escolher integrantes para o grupo que tenham facilidades em áreas diferentes. 

Um pode ser muito bom em exatas, outro em humanas e outro em biológicas e, assim, cada um contribui um pouco com o outro, construindo um conhecimento geral.


8. Praticar enquanto aprende

É um ótimo método para aprender e ir cultivando o conteúdo para si.

Quando você explica algo para alguém, tendo que formular nas próprias palavras o que aprendeu, você consegue garantir que entendeu tudo o que precisava. 

Falar em voz alta, anotar, explicar e construir raciocínios lógicos são maneiras de praticar o que já foi aprendido.

Por um momento, seja o professor: explique a matéria para si mesmo ou algum familiar, desta forma, os dois adquirem mais conhecimento.

Além disso, repassando exercícios, você fixa melhor as respostas e, ajudando outras pessoas a resolvê-los, você desenvolve uma facilidade em responder questões e problemas.

 

9. Use a metodologia Pomodoro

O método Pomodoro é uma técnica feita para gerenciar o tempo que você utiliza para exercer tarefas. Pomodoro significa tomate em italiano. A fruta faz alusão ao tempo durante o qual você pode realizar determinada tarefa. Cada pomodoro é dividido em quatro, e cada um destes equivale a 25 minutos

A proposta é que você cronometre e foque totalmente no que está executando até que chegue o momento de sua pausa. Todo o método vai intercalando entre períodos estudados e intervalos de descanso

 

10. Não se esqueça de descansar

Respeitar o seu tempo também significa conhecer seus limites e parar para descansar, quando for necessário. Ninguém é de ferro. Por mais que você trace metas e queira se dedicar exaustivamente para alcançá-las, é preciso ter em mente que forçar o seu corpo é diferente de se esforçar.

Uma dica útil é fazer pausas breves durantes os períodos de estudo, pois isso ajuda o cérebro a recuperar o foco. 

Aproveite esses minutos para movimentar o corpo, alimentar-se e manter-se hidratado.


11. Seja flexível

Em certos dias, você não conseguirá estudar, seja porque ficou doente ou precisou resolver inúmeros problemas fora de casa. Não se torture por isso, pois são situações completamente normais e acontecem com todos os estudantes.

Entenda que aprender alguma coisa nova é uma jornada, não acontece da noite para o dia. Vai ter tropeço, vai ter vitória, vai ter falha. Isso é o esperado. E cada tentativa, você sempre aprende algo, seja do estudo em si ou do que funciona ou não funciona para você.

A solução está na compensação: estude um pouco mais nos dias seguintes ou no período que você tinha separado para sua folga. De toda forma, permita-se ter momentos assim, afinal, ainda que haja um planejamento, a vida pode ser imprevisível às vezes.

 

                


Outras notícias :