Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta as pegadinhas comuns no Enem

Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta as pegadinhas comuns no Enem

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 11.AGOSTO.2021
  • Dicas

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é longo, cansativo e que exige muita atenção do estudante. Por isso, nada melhor do que treinar durante todo o ano letivo. Em nosso colégio, os alunos do Ensino Médio têm simulados e aulas de redação, voltadas para o Enem e outros vestibulares.

Separamos algumas pegadinhas que sempre aparecem nas avaliações e fazem aqueles candidatos mais distraídos perderem pontos preciosos em sua nota final.


1.) Períodos Históricos

O estudante que for prestar o Enem está ciente que vai encontrar enunciados muito longos e diversos textos que devem ser usados para as questões. Por esse motivo, é comum que dados importantes sejam perdidos ao decorrer da leitura.

Uma pegadinha bastante comum é a de colocar nas alternativas situações que aconteceram em outros períodos históricos. Além da atenção redobrada, grife no texto, no enunciado e nas alternativas o período a que cada um se refere, assim terá mais clareza sobre o que está sendo relatado e questionado.

 

2.) Termos Diferentes

Essa pegadinha se refere ao uso de sinônimos para definir alguns termos, principalmente nas matérias de extas, como química.

Se a questão traz um termo que você nunca viu ou ouviu, analise o contexto, para que consiga compreender o que está sendo pedido.

O importante é não se desesperar para não achar que não sabe e se perder no restante da prova.

 

3.) Termos com expressões exageradas

Esteja sempre atento às alternativas que utilizam palavras como “muito”, “nunca”, “sempre” e outras que indicam um período de tempo completo.

É preciso ter muito cuidado com esses termos generalizados, em que na maior parte das vezes, é um termo empregado de forma exagerada e extrema, por esse motivo, pode ser eliminada pelo candidato.

Nesses casos, procure uma alternativa que não use esses termos, a menos que elas façam parte da pergunta e do contexto geral do enunciado.

 

4.) Falsos Cognatos

As provas de língua estrangeira também reservam pegadinhas. Independe de a sua escolha ser responder as questões de inglês ou espanhol, é preciso ficar ligado nos falsos cognatos, ou “falsos amigos”.

São termos que têm a escrita ou pronúncia semelhante a outros em português, mas contem significados diferentes.

Exemplos de inglês/português e espanhol/português:

Argument, em inglês, não significa “argumento”, mas sim discussão”. 

Extrañar, em espanhol, não significa “estranhar”, mas sim sentir falta”.

 

5.) Questões de cálculo

Nas questões que envolvem cálculos, é comum aparecer alternativas que apresentam erros básicos, como troca de sinais, troca de fórmulas ou raciocínios que fogem da resposta lógica. Contudo, leia com atenção, realize as contas no rascunho e só então assinale a alternativa. 

 

Fonte: Stoodi e Viacarreira

Outras notícias :