Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta Exposição Descobrir, Interagir e Aprender dos alunos da Educação Infantil

Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta Exposição Descobrir, Interagir e Aprender dos alunos da Educação Infantil

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 17.MAIO.2022
  • Eventos

“Ideias de Coelho” é o tema da Exposição dos alunos Pré Escola Fase II, que ocorrerá no dia 20 de maio, sexta-feira, das 17h às 18h, no Portão 3 do colégio, localizado na rua Luiz Delben.

Durante o módulo, os alunos utilizaram como recursos literários dois contos japoneses, extraídos do livro “Histórias Preferidas das Crianças Japonesas”, escrito por Florence Sakade e Yoshisuke Kurosaki, da Editora JBC.

Primeiro conto – O velho da lua

Nesse conto o velho da lua olha lá de cima para uma grande floresta na terra. De lá, ele viu três grandes amigos, a raposa, o macaco e o coelho amarelo, ao ver a cena, o velho da lua se perguntou:

Qual dos três será o mais bondoso?

O velho da lua se disfarça e vai para a floresta tentar descobrir.

Segundo conto – O coelho que cruzou o mar

Nesse conto o coelho branco queria muito cruzar o mar, mas ele não sabia nadar e acaba usando meios não saudáveis para alcançar seu objetivo.

Em ambos os contos, o coelho é um dos personagens, e em cada um ele tem a personalidade bastante diferente:

No primeiro conto, o coelho amarelo é bondoso. Já no segundo conto, o coelho branco é mentiroso!

A metodologia eleita foi a resolução de problemas, visto que o desafio é o elemento que dá condições para o desenvolvimento de processos de aprendizagem.

Foram abordados e discutidos assuntos relacionados a personalidade de cada coelho, e todas as crianças tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos prévios, através da contextualização representada por imagens ou outros suportes, que deram sentido às situações-problema e permitiram que os alunos buscassem soluções para as questões apresentadas.

A adoção de diversas linguagens possibilitou inúmeras maneiras de olhar e compreender, conhecer e interpretar os contos apresentados.

 

Atividade inicial

A atividade inicial tem como objetivo levantar conhecimentos prévios e instigar a curiosidade dos alunos por meio de desafios. Para tanto, ela parte de um contexto – representado por textos ou outros suportes – que dá sentido à situação-problema e instiga os alunos na busca de respostas para resolvê-la.

 

Hora do texto

O momento da leitura contribui para que os alunos possam diferenciar as informações implícitas e explícitas no texto, por meio da aplicação de estratégias de leitura que o professor utiliza.

 

Diálogo com texto

As perguntas de compreensão e interpretação de texto promovem a releitura do conjunto de informações oferecidas integral ou pontualmente às crianças. Isso contribui para que elas façam relações entre causa e consequência e partes do texto.

 

Troca de ideias

As perguntas de compreensão e interpretação de texto promovem a releitura do conjunto de informações oferecidas integral ou pontualmente às crianças. Isso contribui para que elas façam relações entre causa e consequência e partes do texto.

 

Produção de texto

Trabalhar com a produção de texto na Educação Infantil é uma realidade possível, a proposta tem o professor como escriba e faz com que os alunos produzam textos oralmente. Nesse sentido nos alunos percebem o quanto são capazes de escrever um texto antes de estarem alfabetizados, contribuindo para a formação de escritores mais conscientes e críticos da realidade

 

Desafio final

A seção do desafio final define-se pela complexidade da situação-problema apresentada, como sistematização das experiências vivenciadas durante a realização da sequência estudada.

Os alunos da Pré Escola Fase II foram protagonistas deste belo trabalho e a família terá a oportunidade de apreciar.

 

Outras notícias :