Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta Exposição Descobrir, Interagir e Aprender dos alunos da Educação Infantil
“Ideias de Coelho†é o
tema da Exposição dos alunos Pré Escola Fase II, que ocorrerá no dia 20 de
maio, sexta-feira, das 17h às 18h, no Portão 3 do colégio, localizado na rua
Luiz Delben.
Durante o módulo, os
alunos utilizaram como recursos literários dois contos japoneses, extraÃdos do
livro “Histórias Preferidas das Crianças Japonesasâ€, escrito por Florence
Sakade e Yoshisuke Kurosaki, da Editora JBC.
Primeiro conto – O velho da lua
Nesse conto o velho da
lua olha lá de cima para uma grande floresta na terra. De lá, ele viu três
grandes amigos, a raposa, o macaco e o coelho amarelo, ao ver a cena, o velho
da lua se perguntou:
Qual dos três será o mais
bondoso?
O velho da lua se
disfarça e vai para a floresta tentar descobrir.
Segundo conto – O coelho que cruzou o mar
Nesse conto o coelho
branco queria muito cruzar o mar, mas ele não sabia nadar e acaba usando meios
não saudáveis para alcançar seu objetivo.
Em ambos os contos, o
coelho é um dos personagens, e em cada um ele tem a personalidade bastante
diferente:
No primeiro conto, o
coelho amarelo é bondoso. Já no segundo conto, o coelho branco é mentiroso!
A metodologia eleita foi
a resolução de problemas, visto que o desafio é o elemento que dá condições
para o desenvolvimento de processos de aprendizagem.
Foram abordados e
discutidos assuntos relacionados a personalidade de cada coelho, e todas as
crianças tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos prévios, através
da contextualização representada por imagens ou outros suportes, que deram
sentido às situações-problema e permitiram que os alunos buscassem soluções para
as questões apresentadas.
A adoção de diversas
linguagens possibilitou inúmeras maneiras de olhar e compreender, conhecer e
interpretar os contos apresentados.
Atividade inicial
A atividade inicial tem
como objetivo levantar conhecimentos prévios e instigar a curiosidade dos
alunos por meio de desafios. Para tanto, ela parte de um contexto –
representado por textos ou outros suportes – que dá sentido à situação-problema
e instiga os alunos na busca de respostas para resolvê-la.
Hora do texto
O momento da leitura
contribui para que os alunos possam diferenciar as informações implÃcitas e
explÃcitas no texto, por meio da aplicação de estratégias de leitura que o
professor utiliza.
Diálogo com texto
As perguntas de
compreensão e interpretação de texto promovem a releitura do conjunto de
informações oferecidas integral ou pontualmente às crianças. Isso contribui
para que elas façam relações entre causa e consequência e partes do texto.
Troca de ideias
As perguntas de
compreensão e interpretação de texto promovem a releitura do conjunto de
informações oferecidas integral ou pontualmente às crianças. Isso contribui
para que elas façam relações entre causa e consequência e partes do texto.
Produção de texto
Trabalhar com a produção
de texto na Educação Infantil é uma realidade possÃvel, a proposta tem o
professor como escriba e faz com que os alunos produzam textos oralmente. Nesse
sentido nos alunos percebem o quanto são capazes de escrever um texto antes de
estarem alfabetizados, contribuindo para a formação de escritores mais conscientes
e crÃticos da realidade
Desafio final
A seção do desafio final
define-se pela complexidade da situação-problema apresentada, como
sistematização das experiências vivenciadas durante a realização da sequência
estudada.
Os alunos da Pré Escola Fase
II foram protagonistas deste belo trabalho e a famÃlia terá a oportunidade de
apreciar.