Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta Exposição Descobrir, Interagir e Aprender dos alunos da Educação Infantil

Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta Exposição Descobrir, Interagir e Aprender dos alunos da Educação Infantil

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 31.MAIO.2022
  • Eventos

“Bichos e mais Bichos” é o tema da exposição dos alunos do 1° Ano - Ensino Fundamental Anos Iniciais, que ocorrerá sexta-feira, 03 de Junho, das 17h às 18h com entrada pelo Portão 3 do colégio, localizado na rua Luiz Delben.

Começamos a sequência pedindo aos alunos que ajudassem a “procurar” uma aranhinha que estava perdida. O 1º ano aceitou o convite e foram caminhar pelo colégio procurando a tal da aranha fujona...

Aproveitamos a canção “A Dona Aranha” para realizar movimentos com segmentos corporais das crianças (ombros, braços, antebraços e mãos).

A metodologia eleita foi a resolução de problemas, visto que o desafio é o elemento que dá condições para o desenvolvimento de processos de aprendizagem.

Foram abordados e discutidos assuntos relacionados a aranha, com o tema desenvolvido, tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos prévios, a contextualização representada por imagens ou outros suportes, deram sentido às situações-problema e permitiu que os alunos buscassem soluções às questões apresentadas.

A adoção de diversas linguagens possibilitou inúmeras maneiras de olhar e compreender, conhecer e interpretar os textos apresentados.

Exploração e descoberta

Esta seção propõe investigações que ajudam os alunos a descobrir novos aspectos do conteúdo em foco. O diálogo entre o conhecimento prévio dos alunos e as novas informações que a eles foram apresentadas em diferentes suportes (textos, experiências, leitura de mapas, desafios diversos) geram a construção de novos saberes.

 

Hora do texto

A leitura contempla um trabalho ativo de construção do significado do texto, atribuindo-lhe sentido. É uma relação ativa de produção de conhecimento que tem no texto – oral e escrito – sua unidade fundamental de significação. As estratégias de leitura adotadas – silenciosas, oral pelo professor e/ou aluno, dramatizada, compartilhada etc. – são trabalhadas com o firme propósito de favorecer a construção de sentido, aprimorando, assim, a competência leitora.

 

Produção de texto

Essas propostas oferecem oportunidades para que os alunos reconheçam a expressão escrita como forma legítima de comunicação, de interlocução, despertando o interesse para seu uso e desenvolvendo as habilidades de uso adequado da modalidade escrita, considerando sua legibilidade e função social.

 

Os alunos do 1° Ano foram protagonistas deste belo trabalho e a família terá a oportunidade de apreciar.

 

Outras notícias :