Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta Exposição Descobrir, Interagir e Aprender dos alunos da Educação Infantil
“Bichos e mais Bichos†é o tema da exposição dos alunos do 1° Ano - Ensino Fundamental Anos Iniciais, que ocorrerá sexta-feira, 03 de Junho, das 17h às 18h com entrada pelo Portão 3 do colégio, localizado na rua Luiz Delben.
Começamos a sequência
pedindo aos alunos que ajudassem a “procurar†uma aranhinha que estava perdida.
O 1º ano aceitou o convite e foram caminhar pelo colégio procurando a tal da
aranha fujona...
Aproveitamos a canção “A
Dona Aranha†para realizar movimentos com segmentos corporais das crianças
(ombros, braços, antebraços e mãos).
A metodologia eleita foi
a resolução de problemas, visto que o desafio é o elemento que dá condições
para o desenvolvimento de processos de aprendizagem.
Foram abordados e discutidos
assuntos relacionados a aranha, com o tema desenvolvido, tiveram a oportunidade
de ampliar seus conhecimentos prévios, a contextualização representada por
imagens ou outros suportes, deram sentido às situações-problema e permitiu que
os alunos buscassem soluções às questões apresentadas.
A adoção de diversas
linguagens possibilitou inúmeras maneiras de olhar e compreender, conhecer e
interpretar os textos apresentados.
Exploração e descoberta
Esta seção propõe
investigações que ajudam os alunos a descobrir novos aspectos do conteúdo em
foco. O diálogo entre o conhecimento prévio dos alunos e as novas informações
que a eles foram apresentadas em diferentes suportes (textos, experiências,
leitura de mapas, desafios diversos) geram a construção de novos saberes.
Hora do texto
A leitura contempla um
trabalho ativo de construção do significado do texto, atribuindo-lhe sentido. É
uma relação ativa de produção de conhecimento que tem no texto – oral e escrito
– sua unidade fundamental de significação. As estratégias de leitura adotadas –
silenciosas, oral pelo professor e/ou aluno, dramatizada, compartilhada etc. –
são trabalhadas com o firme propósito de favorecer a construção de sentido,
aprimorando, assim, a competência leitora.
Produção de texto
Essas propostas oferecem oportunidades
para que os alunos reconheçam a expressão escrita como forma legÃtima de
comunicação, de interlocução, despertando o interesse para seu uso e
desenvolvendo as habilidades de uso adequado da modalidade escrita,
considerando sua legibilidade e função social.
Os alunos do 1° Ano foram
protagonistas deste belo trabalho e a famÃlia terá a oportunidade de apreciar.