Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta Exposição Descobrir, Interagir e Aprender dos alunos da Educação Infantil

Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta Exposição Descobrir, Interagir e Aprender dos alunos da Educação Infantil

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 20.JUNHO.2022
  • Eventos

“Era uma vez” é a segunda sequência com que o aluno da Pré Escola Fase I toma contato, é um módulo que proporciona uma lúdica descoberta sobre as formas geométricas e é o tema da exposição que ocorrerá sexta-feira, 24 de junho, das 17h às 18h com entrada pelo Portão 3 do colégio, localizado na rua Luiz Delben.

Todas as crianças, com o tema desenvolvido, tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos prévios. A contextualização representada por imagens ou outros suportes, deram sentido às situações-problema e permitiu que os alunos buscassem soluções às questões apresentadas.

Foram abordados e discutidos assuntos relacionados às formas geométricas, despertando a curiosidade pela matemática e suas infinitas possibilidades. Essa proposta possibilitou inúmeras maneiras de olhar e compreender, construindo a partir de experiências uma aprendizagem significativa.

 

Atividade inicial

    A atividade inicial tem como objetivo levantar conhecimentos prévios e instigar a curiosidade dos alunos por meio de desafios. O tema disparador desta sequência parte das imagens de dois castelos: um formado por figuras geométricas que rolam e o outro por formas que não rolam. A situação-problema apresentada problematiza a diferença entre as torres.

 

Jogo da memória

     O jogo da memória é muito apreciado pelas crianças e exige concentração para memorizar onde estão as cartas que formam os pares. Juntamos a esse desafio a beleza de casas com formatos diferentes para que as crianças, ao mesmo tempo em que apreciam suas formas e se divertem, identifiquem as formas geométricas. Com isso, favorecemos a compreensão sobre as figuras geométricas.

 

Hora da oficina

    A proposta foi a construção de castelos com embalagens, tendo como base algumas particularidades apresentadas, eles tiveram que construir um castelo com torres que “rolam” ou um com torres que “não rolam”.

 

Exploração e descoberta

    Esta atividade permitiu que os alunos observassem como os carimbos dos sólidos geométricos se transformam em figuras planas (quando carimbado um cilindro, a marca encontrada foi um círculo; um prisma transformou-se em um triângulo, etc.).

Os alunos foram questionados sobre as marcas deixadas pelos sólidos, associando e refletindo sobre as diferenças e semelhanças entre as figuras representadas, principalmente entre aquelas trabalhadas anteriormente, com relação às características das que rolam e das que não rolam.

 

Desafio final

    O intuito dessa atividade foi a sistematização dos conhecimentos adquiridos pelas crianças a partir dos trabalhos realizados em geometria durante o desenvolvimento da sequência, os alunos projetaram uma coroa que não rola. O objetivo é que as crianças coloquem à prova as hipóteses que haviam levantado sobre os objetos e as figuras geométricas que rolam e que não rolam, refletindo sobre suas conclusões e testando-as.

    Os alunos do foram protagonistas deste belo trabalho e a família terá a oportunidade de apreciar.

Outras notícias :