Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta Exposição Descobrir, Interagir e Aprender dos alunos da Educação Infantil
“Era uma vez†é a segunda sequência com que o aluno da Pré Escola Fase I
toma contato, é um módulo que proporciona uma
lúdica descoberta sobre as formas geométricas e é o tema da exposição que
ocorrerá sexta-feira, 24 de junho, das 17h às 18h com entrada pelo Portão 3 do
colégio, localizado na rua Luiz Delben.
Todas as crianças, com o tema desenvolvido, tiveram a
oportunidade de ampliar seus conhecimentos prévios. A contextualização representada por imagens ou
outros suportes, deram sentido às situações-problema e permitiu que os alunos
buscassem soluções às questões apresentadas.
Foram abordados e discutidos assuntos relacionados às formas
geométricas, despertando a curiosidade pela matemática e suas infinitas
possibilidades. Essa proposta possibilitou inúmeras maneiras de olhar e
compreender, construindo a partir de experiências uma aprendizagem
significativa.
Atividade inicial
A atividade
inicial tem como objetivo levantar conhecimentos prévios e instigar a
curiosidade dos alunos por meio de desafios. O tema disparador desta sequência
parte das imagens de dois castelos: um formado por figuras geométricas que
rolam e o outro por formas que não rolam. A situação-problema apresentada problematiza
a diferença entre as torres.
Jogo
da memória
O jogo
da memória é muito apreciado pelas crianças e exige concentração para memorizar
onde estão as cartas que formam os pares. Juntamos a esse desafio a beleza de
casas com formatos diferentes para que as crianças, ao mesmo tempo em que
apreciam suas formas e se divertem, identifiquem as formas geométricas. Com
isso, favorecemos a compreensão sobre as figuras geométricas.
Hora
da oficina
A proposta foi a construção de castelos com
embalagens, tendo como base algumas particularidades apresentadas, eles tiveram
que construir um castelo com torres que “rolam†ou um com torres que “não
rolamâ€.
Exploração
e descoberta
Esta atividade permitiu que os alunos
observassem como os carimbos dos sólidos geométricos se transformam em figuras
planas (quando carimbado um cilindro, a marca encontrada foi um cÃrculo; um
prisma transformou-se em um triângulo, etc.).
Os alunos foram questionados sobre as marcas
deixadas pelos sólidos, associando e refletindo sobre as diferenças e
semelhanças entre as figuras representadas, principalmente entre aquelas
trabalhadas anteriormente, com relação à s caracterÃsticas das que rolam e das
que não rolam.
Desafio
final
O intuito dessa atividade foi a
sistematização dos conhecimentos adquiridos pelas crianças a partir dos
trabalhos realizados em geometria durante o desenvolvimento da sequência, os
alunos projetaram uma coroa que não rola. O objetivo é que as crianças coloquem
à prova as hipóteses que haviam levantado sobre os objetos e as figuras
geométricas que rolam e que não rolam, refletindo sobre suas conclusões e
testando-as.
Os
alunos do foram protagonistas deste belo trabalho e a famÃlia terá a
oportunidade de apreciar.