Colégio Objetivo Nova Odessa dá algumas dicas para cuidar da Saúde Mental durante a pandemia

Colégio Objetivo Nova Odessa dá algumas dicas para cuidar da Saúde Mental durante a pandemia

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 12.MARÇO.2021
  • Dicas

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) atingiu proporções globais, causando um grande impacto na comunidade escolar como um todo. Neste artigo vamos abordar como todas essas mudanças tem afetado a saúde mental dos alunos em tempos de pandemia e como podemos fazer para estarmos emocionalmente saudáveis para enfrentarmos este novo normal.

O estresse e as inúmeras incertezas causadas pela pandemia gerou grandes desafios para os estudantes. Problemas como a preocupação com o futuro, dificuldade em acompanhar aulas online e a solidão da quarentena são alguns exemplos do porquê a saúde mental dos alunos tende a se tornar pior.

A maior parte das pessoas, quando ouve falar em “Saúde Mental”, pensa em “Doença Mental”. Mas, a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais.

Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando tem dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.

De acordo com a Orientadora Educacional do colégio, Andreza Della Gracia, cuidar da saúde mental não só neste período de pandemia, mas sim todos os dias é importante porque nos ajuda a olhar mais compreensivamente para as coisas que acontecem à nossa volta e no mundo. “Para as crianças  e adolescentes, estar privados da convivência diária, com todos os seus acontecimentos como brincadeiras, situações engraçadas, risos, paqueras, trocas de experiências físicas e emocionais - é muito angustiante.”

Quando exercitamos nossa capacidade de receber os fatos sem julgá-los,  aceitamos melhor as situações e, à vista disso, conseguimos lidar melhor com suas consequências e riscos.

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

Por que a mente adoece?

Devido ao contexto moderno, deste mundo frenético em que estamos inseridos, tudo muda numa velocidade incrível, e isso exige muito mais das pessoas, por isso não é difícil que ocorram sobrecargas mentais, sejam elas frutos de estresse no trabalho, medos, problemas familiares e afetivos, rápidas mudanças sociais, violência, violação de direitos, estilo de vida não saudável, entre tantos outros fatores que podem desencadear alguma dificuldade em relação à saúde mental.

 

Os problemas mais frequentes de adoecimento mental encontrados na população em geral são: estresse, ansiedade, dependência emocional, medo, demência, pânico, ansiedade social, dentre outros.

 

“Como pais e responsáveis, precisamos entender as necessidades da troca social, mesmo que virtualmente. Promover conversas ao telefone ou por WhatsApp, por exemplo, são maneiras para que eles relaxem e conectem-se ao outro indivíduo da mesma faixa etária”, diz a Orientadora Educacional, Andreza.

 

Mas, apesar de tudo, existem formas para contornar esses problemas e, consequentemente, melhorar o bem-estar entre as pressões diárias. Alguns especialistas afirmam que atividades simples podem trazer benefícios imensos.

 

1.   Mantenha-se ativo diariamente, faça atividades físicas, estude, se empenhe em uma atividade. A prática esportiva estimula a produção de substâncias que ajudam a relaxar, trazem bem-estar e melhoram o humor, como endorfina e serotonina. Isso vai ajudar a reduzir a ansiedade. Já o ganho de condicionamento e a mudança física contribuem para a melhora da autoimagem.

 

2.   Relaxe, sempre separe um tempinho para fazer algo que gosta: assistir um bom filme, uma caminhada, passeio em família, a leitura de um bom livro, futebol, tocar um instrumento, ou outra atividade que lhe proporcione prazer.

 

3.   Mantenha cuidados básicos com um estilo de vida saudável. Procure alimentar-se corretamente (nessa correria do mundo e a busca pelo corpo perfeito as pessoas estão deixando de ingerir alimentos que são essenciais para a saúde) cuidado com isso.

 

4.   Fortaleça o autoconhecimento: quem se conhece bem, sabe respeitar seus limites, consegue dizer "não" e é capaz de se proteger, tem menos ansiedade que outras pessoas que estão ainda aprendendo a se conhecer. Quem tem total aceitação de si mesmo pode pensar, dizer e agir sem culpa, com total alinhamento das suas necessidades.

 

O momento de pandemia é acima de tudo um período de adaptação para pais, alunos, professores e comunidade escolar. Cuidar da saúde mental é fundamental para que possamos superar todas esses desafios!

 

Fonte: Proesc e Pfizer

Outras notícias :