Colégio Objetivo Nova Odessa informa quais são os benefícios da Natação para os alunos da Educação Infantil

Colégio Objetivo Nova Odessa informa quais são os benefícios da Natação para os alunos da Educação Infantil

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 5.SETEMBRO.2022
  • Dicas

Conhecida por ser um esporte completo, a Natação contribui para a saúde de crianças e adultos, quando orientada da forma correta

1. Estimula o desenvolvimento psicomotor

A natação infantil auxilia na melhora da capacidade física e das habilidades da criança, contribuindo para a evolução do equilíbrio, da coordenação dos membros superiores e inferiores e da agilidade. O aperfeiçoamento da coordenação motora permite que a criança se movimente de forma mais controlada e exercite sua força de forma saudável.

2. Previne e combate a obesidade

A natação infantil oferece uma atividade lúdica, física e divertida para as crianças, trabalhando várias partes do corpo sem riscos de grandes impactos e sem que as articulações sejam lesadas. Inclusive, crianças em estágio de obesidade se adaptam bem ao esporte, pois é mais leve em comparação à exercícios como corrida e vôlei.

3. Fortalece a capacidade cardiorrespiratória

A prática da natação ensina à criança exercícios que ajudam no controle da respiração para que assim possam nadar. Estes exercícios fortalecem o diafragma e a capacidade cardiorrespiratória que influencia na oxigenação do corpo, além de aumentar a resistência imunológica do organismo.

4. Previne acidentes

Nadar é uma das habilidades infantis que mais pode vir a calhar. Sabe aqueles feriados em que a família vai curtir uma praia ou piscina? Se a criança souber nadar, a segurança do passeio e a possível prevenção de uma situação adversa é intensificada.

Mas, cuidado, saber nadar não é garantia de segurança, é uma prevenção. É importante haver a supervisão de um adulto durante as brincadeiras das crianças em qualquer local.

5. Melhora o sistema imunológico

O sistema imunológico infantil passa por diversas fases de desenvolvimento. Não é à toa que muitas crianças sofrem com problemas respiratórios desde bebês, uma vez que existem diversos fatores que influenciam na imunidade.

Alguns pais e responsáveis têm receio de colocar a criança na natação por medo de piorar algum quadro de problema respiratório. Contudo, a recomendação é exatamente oposta.

Quando estamos dentro da água, nosso sistema cardiorrespiratório trabalha mais e há maior utilização do diafragma, o que estimula que a respiração seja realizada de forma correta.

Nesse sentido, a natação se torna uma aliada para quadros de asma, rinite, bronquite e outras doenças.

6. Melhora a qualidade do sono

Uma boa noite de sono é capaz de restaurar nossas energias e deixar o dia ainda melhor. Se nós gostamos de dormir bem, saiba que isso também é muito bom para a criançada – principalmente se o seu filho tem alguma dificuldade para dormir.

Se esse for o problema, colocá-lo na natação pode ter efeitos fantásticos. Como já foi dito, a natação mexe com todo o corpo, e essa atividade intensa gasta muita energia. O resultado é que, após as aulas, a criança fica mais relaxada e consegue descansar melhor durante a noite.

A recomendação é que as crianças tenham uma rotina do sono bem regrada, com pelo 8 horas de sono. Lembre-se de que dormir bem também faz parte do desenvolvimento saudável.

7. Ajuda na socialização

A prática de esportes facilita a socialização das crianças, pois incentiva a vivência em grupo e a criação de novos vínculos de amizade com mais facilidade.

Quando colocar a criança na natação?

Existem muitas discussões relacionadas a esse assunto. Há quem diga que os bebês podem começar na natação a partir dos 6 meses e já começar a desfrutar dos benefícios da natação infantil, enquanto outras pessoas são contrárias a isso.

Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) recomenda que a idade ideal para começar na natação seja a partir dos 5 anos, pois nessa fase a criança já está mais desenvolvida. Assim, ela tem melhor coordenação motora e agilidade.

Por outro lado, há quem diga que depois de completar 6 meses de vida os bebês já podem entrar na piscina para começar a natação.

De qualquer forma, há 4 fases da natação infantil. São elas:

  • Primeira fase: dos 6 meses aos 2 anos, a criança pode começar a se adaptar ao ambiente líquido e passa a dominar os movimentos corporais, além de aprender a segurar a respiração na água.
  • Segunda fase: dos 3 aos 4 anos, os pequenos já conseguem se locomover com os movimentos de nado.
  • Terceira fase: dos 5 aos 6 anos, eles começam a aprender os diferentes estilos de nado.
  • Quarta fase: dos 7 aos 12 anos, eles aperfeiçoam os estilos aprendidos.

Contraindicações para a prática da natação infantil

Por ser um exercício completo e dinâmico, são raras as situações em que a natação infantil não é recomendada. No caso de crianças que se encaixem nas situações abaixo, o melhor a fazer é consultar o pediatra para orientação.

– Asma;

– Bronquite;

– Otite;

– Sinusite;

– Faringite;

– Problemas de pele.

 

 Precauções para a prática da natação infantil

Agora que você sabe os benefícios da natação infantil, elencamos 4 cuidados para uma boa experiência:

1. Como estamos falando de crianças, é indispensável a supervisão responsável da atividade por um adulto.

2. Se for utilizar piscinas coletivas, é importante que a criança se seque bem depois dos exercícios, pois há sempre o risco de micoses.

3. Priorize locais em que o tratamento da água é feito com a aplicação de ozônio. A água ionizada é eficaz no combate à bactérias e fungos comentados no tópico anterior e, diferente do cloro, não provoca o ressecamento da pele e irritação dos olhos.

4. Visando preservar os cabelos do cloro, use touca nas crianças.

5. Agasalhe-as bem. Terminado os exercícios, vista roupões e roupas quentes para espantar o frio e eliminar o risco de gripe ou resfriados.

A natação é para ser uma atividade extra na rotina do seu filho, além de ajudar em seu desenvolvimento, é um passatempo divertido e que alimenta um amor saudável por esportes. 

Fonte: Unimed - Quindim Blog

Outras notícias :