Colégio Objetivo Nova Odessa separa temas da Atualidade para se preparar para o Vestibular

Colégio Objetivo Nova Odessa separa temas da Atualidade para se preparar para o Vestibular

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 22.FEVEREIRO.2022
  • Dicas

São muitas notícias e nem todo mundo consegue acompanha-las sempre. Porém, é muito importante que o vestibulando se atente a elas, pois estão presentes não só nos vestibulares mais tradicionais, como a Fuvest, mas também, o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio passou a cobrar mais sobre o repertório sociocultural desde 2009.

Pensando nisso, o Colégio Objetivo Nova Odessa trouxe alguns temas atuais para os alunos se aprofundarem e ficarem ligados! Confira:



Demografia e envelhecimento populacional: A queda da natalidade e o aumento da expectativa de vida estão provocando mudanças demográficas em todo o mundo.

 

O papel da Fundação Palmares e as contradições que vivencia hoje: A Fundação Cultural Palmares foi criada em 1988. Vinculada inicialmente ao Ministério da Cultura, foi o primeiro órgão federal criado para promover, preservar e disseminar a cultura afro-brasileira. A Palmares é responsável pela preservação do patrimônio cultural material afro-brasileiro.

 

 

Fake News e os limites da liberdade de expressão: A história do direito de expressão teve seu ápice nas décadas que se seguiram ao Iluminismo. Na época, para além do fim da censura prévia, já se debatia a importância de impedir punições àqueles que expressavam suas opiniões. Conquistamos com dificuldade a liberdade de expressão. Ela é um direito constitucional e um esteio do pacto social. A própria lei já estabelece limites: não posso defender ou incitar crime. 

 

Crise migratória e xenofobia: Os fluxos migratórios costumam ser presença constante nos vestibulares. Com a atual crise dos refugiados e o acirramento da xenofobia, o tema tende a ser ainda mais explorado.

 

 

5G: entenda o que é a tecnologia e a disputa entre EUA e a China: Os jornais têm noticiado sobre a chegada do 5G e as polêmicas que envolvem a novidade: a briga entre Estados Unidos e China, as invasões de privacidade, o controle de dados e as análises que verificam se realmente a quinta geração é melhor que a anterior, 4G.

 

Qual a diferença entre o Bolsa Família e seu substituto, o Auxílio Brasil? O Governo Federal emitiu em 2021 uma Medida Provisória (MP) que cria o Auxílio Brasil. O programa, criado para substituir o Bolsa Família, segue o modelo de seu antecessor – que, por sua vez, foi criado a partir de outros programas, como o Bolsa Escola –, com foco no atendimento de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

 

 

Rio de Janeiro: 74% das escolas municipais sofreram com tiroteios em 2019: Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) colocou em números o impacto que a guerra às drogas tem na educação das crianças cariocas.  74% das escolas municipais do Rio de Janeiro vivenciaram ao menos um tiroteio em seu entorno. Uma parte delas (20,1%) passou por mais de 21 tiroteios neste período. Além da violência do lado de fora dos muros, essas escolas também guardavam uma semelhança dentro das salas: a maioria de seus estudantes eram negros (77%).

 

Problema das enchentes e deslizamentos pode cair no vestibular: Em épocas de chuva, algumas regiões acumulam água naturalmente devido às condições do relevo, como é o caso de vales e planícies à margem de rios.  Sem a interferência do homem, essa água seria simplesmente absorvida pelo solo e os rios sofreriam uma elevação controlada em seu nível. Com o crescimento populacional (seja pelo aumento regular da população, seja por causa do êxodo rural), os centros urbanos acabam precisando se expandir. O problema é que essa expansão muitas vezes ocorre em áreas inapropriadas para receber edificações, como encostas de morros e margens de rios.

 

 

Lembrem-se de pesquisar sobre os temas para se aprofundarem! Uma das vantagens de ler mais, é absorver vocabulário e estruturas de texto que podem ajudar você a responder a uma questão dissertativa ou escrever uma redação. 

 

Leia mais em: Guia do Estudante

Outras notícias :