Como encontrar a melhor forma de estudo para mim!

Como encontrar a melhor forma de estudo para mim!

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 30.MARÇO.2023
  • Ensino Fundamental I

A rotina de estudos é essencial para garantir um aprendizado consistente. Criar uma rotina diária de estudos ajuda a organizar o tempo e a manter o foco nos objetivos de aprendizagem.


As Coordenadoras do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio do Colégio Objetivo Nova Odessa prepararam diversas formas de estudos para ajudar nossos alunos nesse quesito.

Segundo o Psiquiatra americano Willian Glasser, existe uma pirâmide de aprendizagem esclarecendo que aprendemos 10% quando lemos, 20% quando ouvimos, 30% quando observamos, 50% quando vemos e ouvimos, 70% quando discutimos com outros, 80% quando fazemos e 90% quando ensinamos aos outros. Podemos considerar que ler, escutar, ver e ouvir são formas passivas de aprender, já quando escrevemos, interpretamos, revisamos, identificamos, praticamos e explicamos são formas ativas de aprendizado.

Para garantir esses aprendizados, existem diversas maneiras de estudar, você precisa descobrir a que funciona para você!

Leitura/Grifar

É considerado o maior benefício em economia de tempo, ou seja, quem grifa tem condições de estudar mais coisas em menos tempo quando comparado a quem resume. O lado negativo é a menor fixação inicial, exigindo do aluno uma necessária revisão dos pontos grifados.

 

·         Autoexplicação
Todas as vezes que você for estudar um assunto, você irá explicar para si mesmo ou para os seus amigos/familiares o que você aprendeu.

·         Mapas Conceituais
É uma estrutura gráfica que ajuda a organizar ideias, conceitos e informações
de modo esquematizado.

·         Vídeos e Podcasts

Hoje essas formas estão bem comuns entre os jovens estudantes, segue alguns canais:
Escriba Café, Pod Aprender, Educa Podcast, Mundo Bio.

·         Mapas Mentais
Os mapas mentais começam com uma ideia principal no centro de seu mapa mental.
Após ocorre a criação de subtópicos ilimitados e exploração dos seus pensamentos, codificando por meio de cores para garantir clareza e estilo.

·         Técnica de Pomodoro
Você terá um tempo máximo para estudar e fazer pausas no decorrer dos seus estudos.
Esse tempo varia entre 20 à 25 min. Essa técnica é recomendada para aquelas pessoas que estudam através de livros didáticos (apostila). A técnica se baseia na ideia de que dividindo o nosso fluxo de estudo em blocos de concentração intensa, conseguimos melhorar a agilidade do cérebro e estimular nosso foco.
Quando o timer tocar (ao fim dos primeiros 25 minutos), faça um X nas tarefas concluídas ou anote o status de seu estudo (50% concluído, por exemplo) e faça um breve intervalo de 5 minutos. Nessa pausa, aproveite para fazer outras coisas não relacionadas ao estudo (ir ao banheiro, etc).
A cada quatro ciclos, faça uma pausa maior (entre 15 e 30 minutos) para descansar. Esses intervalos entres os pomodoros são fundamentais para “oxigenar o seu cérebro” e aumentar a agilidade mental.

Lembre-se de que a rotina de estudos deve ser adaptada às suas necessidades e objetivos de aprendizagem. Não se esqueça de incluir pausas regulares para relaxar e descansar, para garantir que sua mente esteja sempre fresca e ativa. Com uma rotina de estudos bem planejada e consistente, você pode alcançar suas metas de aprendizagem de maneira mais eficaz.

 

Outras notícias :