Como fazer uma boa redação? Confira algumas dicas da Professora Silvana.

Como fazer uma boa redação? Confira algumas dicas da Professora Silvana.

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 5.MARÇO.2020
  • Ensino Médio

Elaborar uma boa redação é fator imprescindível na atualidade, por isso faz-se necessário manter-se atualizado, praticando constantemente a leitura, seja ela de texto canônico ou informativo.


A escrita de um texto é um processo que se inicia com a organização das ideias presentes em nossa mente, portanto, elaborar o rascunho é o primeiro passo para alcançar êxito. Todo bom escritor entende que o texto rascunho é indispensável, porque é ele que permite soltar sua criatividade, possibilitando uma posterior leitura critica e correções para a melhoria do texto. Lembrando que a reescrita faz parte do processo de aprendizagem e não deve ser considerada como um castigo, mas, sim, uma maneira de aprimorar a escrita.


É dever do redator atentar-se ao tipo/gênero solicitado na comanda do exercício, pois a fuga do mesmo provoca anulação do texto. Tomando-se como modelo as propostas de vestibulares e cursinhos no geral, o tipo solicitado baseia-se na argumentação, que pode variar entre uma carta ou uma dissertação argumentativa.


Valendo-se desse tipo, deve-se lembrar de que ele privilegia a introdução, o desenvolvimento e a conclusão, entretanto, o fator coesivo é um dos elementos que favorece a fluidez e a compreensão das ideias. Contudo, há também outros fatores que valorizam o texto, tais como:

  • Ø  O aspecto estético, porque nele é considerado alinhamento de margens, paragrafação, legibilidade, respeito à quantidade de linhas exigidas, etc.;
  • Ø  O aspecto gramatical que diz respeito às regras e às características formais da língua, como separação de sílabas, períodos longos ou curtos demais;
  • Ø  O aspecto estrutural que diz respeito ao tema proposto, originalidade, coesão e coerência.

  • Independente do tipo de texto solicitado, o estudante deve ter em mente que o ideal é sempre pensar num leitor universal, privilegiando a norma padrão ao redigir e posicionando-se como um cidadão crítico e respeitoso, tanto na produção como na leitura de seu próprio texto. Não há uma fórmula mágica para a produção de uma boa redação, porém a prática o tornará hábil o suficiente para posicionar-se e argumentar sobre qualquer tema proposto.

 

 Professora Silvana Graia dos Santos 

Outras notícias :