Influência das redes sociais nos hábitos de leitura aumentou!

Influência das redes sociais nos hábitos de leitura aumentou!

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 25.AGOSTO.2022
  • Ensino Fundamental I

Os influenciadores digitais aparecem na pesquisa – realizada na Bienal do Livro de São Paulo – como o principal indicador de leitura. Ao mesmo tempo, TikTok, YouTube, Instagram e Facebook influenciaram 28% das pessoas para a indicação do que ler. O avanço é considerável quando comparado aos resultados da Bienal do Rio de 2019 (13%) e na FLUP (5%). Entre 10 e 29 anos de idade, acima de 60% citaram influenciadores digitais como indicadores de livros, que, em 2019, apareciam com baixos percentuais.

A leitura é um ato de grande importância para a aprendizagem da criança, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimora a escrita. O contato com os livros ajuda ainda a formular e organizar uma linha de pensamento. Dessa forma, a apreciação de uma obra literária é uma aliada na hora de elaborar uma redação.

A leitura também pode ser uma opção para as férias, pois é uma ótima técnica para memorização de conteúdos. Assim, o aluno continua em contato com a escola, mesmo não indo às aulas.

O hábito da leitura pode também funcionar como um exercício de fixação, pois boa parte dos assuntos estudados na escola é ensinada apenas na teoria. Além disso, durante a leitura, é possível notar faces diferentes de um mesmo assunto, descobrindo um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas."

Na pesquisa, foram mil entrevistas durante todos os dias do evento, segundo Zoara. Ela avalia que a média de livros lidos pelos frequentadores é superior a nacional. Em seis meses, quem participou do levantamento respondeu que leu 7 livros. Nacionalmente, o número cai para 2. “A Bíblia é o livro mais lido, seguido pelos materiais didáticos”, completou, de acordo com a pesquisadora, a pandemia de Covid-19 também é um fator que contribuiu para o aumento da leitura, “73% informam que eles leram mais na pandemia, com diversidade maior de gêneros e que a leitura de alguma forma contribuiu para a qualidade de vida”, disse. É interessante, também, que o hábito persiste mesmo neste período de melhora da pandemia, apontou o estudo.

Fonte: CNN Brasil e Brasil Escola

Outras notícias :