Por que minha escola deve investir na educação alimentar dos alunos? #EI

Por que minha escola deve investir na educação alimentar dos alunos? #EI

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 19.JUNHO.2018
  • Escola da Inteligência

Investir na educação alimentar na sua escola reflete diretamente sobre a qualidade do processo de aprendizado e a concentração de cada aluno.


A educação alimentar na escola reflete diretamente sobre a qualidade do processo de aprendizado e a concentração de cada aluno, permitindo que todos se mantenham atentos e dispostos durante os estudos, já que uma alimentação nutritiva proporciona as condições necessárias para que aprendam melhor.

Quer saber por que sua escola pode ter protagonismo ao investir na educação alimentar? Então conheça alguns dos motivos a seguir!

Porque melhoram saúde, humor, disposição e concentração
Crianças que têm contato com uma alimentação saudável desde cedo se beneficiam da educação de seu paladar. A partir da inclusão de legumes, verduras e frutas na dieta, adaptam-se ao sabor e passam a apreciá-lo, preferindo opções in natura às menos nutritivas, ricas em açúcares, gorduras e sódio.

Com uma diversidade de nutrientes incluída na rotina alimentar, melhoram aspectos de seu crescimento. Entre eles, o cálcio, para desenvolvimento ósseo; frutas, raízes e cereais integrais, ricos em carboidratos capazes de dar às crianças e aos jovens a energia de que necessitam para se manterem mais dispostos; e de vitaminas, como B6, B9 e B12, presentes tanto em alimentos de fontes vegetais quanto animais, fundamentais para a função cognitiva.

A associação dos ensinamentos dados em sala de aula à consciência e à educação sobre os alimentos desperta a curiosidade dos alunos para o tema.

Porque a educação alimentar promove ensino lúdico


A nutrição pode fazer parte das disciplinas de várias etapas de ensino. Quando menores, é possível realizar projetos que apresentem a eles os alimentos, como aulas de culinária, plantio de hortas e visitas a supermercados ou a feiras que vendem produtos frescos. Nesses casos, são trabalhadas as habilidades psicomotoras da criança, que começa a aperfeiçoar seus movimentos e enriquece o aprendizado com vivências táteis, a partir do contato direto com os alimentos ao executar receitas ou preparar a terra para plantio

Para alunos de Educação Infantil, também é uma forma de melhorarem sua coordenação motora ao pegarem talheres e de estimularem a sensorialidade, aspectos essenciais ao desenvolvimento.

Às crianças mais velhas e aos adolescentes, a associação à prática de esportes e aos conhecimentos relacionados a história e biologia favorecem o ensino multidisciplinar. Ao falar sobre a colonização e as origens brasileiras, por exemplo, o professor pode abordar os principais alimentos consumidos no período e destacar elementos que compõem a tradição nacional, como a mandioca e o milho.

Porque bons hábitos alimentares podem incentivar a família
Ações como oferecer cardápio nutricional balanceado na cantina, ensinar sobre os benefícios dos alimentos e promover lanches saudáveis coletivos auxiliam a educação alimentar e a estendem ao ambiente de casa. Por meio do trabalho de um nutricionista, a escola pode sugerir alimentos a serem levados pelos alunos, a fim de orientar os responsáveis sobre um plano de nutrição equilibrado, que proporcione variedade e saúde.

Evitam-se, assim, problemas com crianças que se habituam, desde cedo, a consumirem apenas produtos ultraprocessados em sua rotina. Em casos de famílias que não possuem bons hábitos nutricionais, é possível realizar um trabalho de reeducação, a partir de palestras e cursos práticos em que aprendam mais sobre como organizar as refeições da casa de modo funcional e saudável.

A elaboração de cardápios práticos para o lanche das crianças, por exemplo, faz toda a diferença na criação do hábito, sempre levando em consideração o fato de que a alimentação também engloba aspectos afetivos, culturais e sociais e pode ser um momento prazeroso a cada refeição em família.

No Colégio Objetivo Nova Odessa, nossos alunos possuem uma alimentação projetada e acompanhada pela Nutricionista Natália dos Santos, que incentiva os alunos a terem hábitos alimentares saudáveis, presando o bem estar das crianças.

De acordo com Natália, a escola tem um papel fundamental para formação de hábitos alimentares saudáveis quando fornece através do cardápio balanceado, refeições completas em todos os nutrientes que, nas quantidades adequadas para cada faixa etária, auxilia no rendimento escolar, além de contribuir também na prevenção de muitas doenças que os alunos possam ter na fase adulta, como obesidade, diabetes e hipertensão.

Fonte: Blog da Escola da Inteligência 

Prato preparado pelas cozinheiras do colégio Geny e Adriana

Outras notícias :