Professores do Colégio Objetivo Nova Odessa participam de palestra sobre o TDAH.

Professores do Colégio Objetivo Nova Odessa participam de palestra sobre o TDAH.

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 2.FEVEREIRO.2023
  • Eventos

Nesse início de ano letivo, o tema “TDAH - O Desafio de Ensinar e Aprender”, foi escolhido como tema de estudo porque nos abre um leque de oportunidades para reflexões que são extremamente necessários nos dias atuais.

Com isso, antes do início das aulas, nosso Corpo Docente participou de inúmeras palestras e conversas sobre o tema, todas ministradas pela Fonoaudióloga Educacional do colégio, Andreza Della Gracia.

O TDAH – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – é um transtorno do neurodesenvolvimento, portanto está relacionado a alterações de início precoce no desenvolvimento, que podem causar déficits no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional do indivíduo.

Os principais comportamentos que sinalizam o TDAH são ligados à desatenção, desorganização, dificuldades para seguir instruções ou finalizar alguma tarefa, dificuldades de aceitar atividades que necessitam de esforço mental prolongado e ou atenção e concentração. Distração com estímulos externos, perda de objetos de uso rotineiro, agitação mental e ou motora, falta de paciência, impulsividade, problemas com sono, dificuldade no controle e noção têmporo - espaciais, na auto estima entre outros.

Conseguimos, através dessa vivência, encontrar caminhos para compreender as demandas educacionais de cada aluno. Despertamos a empatia, a identificação, análise e reconhecimento de muitas características presentes nesse quadro e em outros também, como a necessidade de orientações referentes a organizações – de materiais, tarefas, estudos, tempo, trabalho, nas anotações, agendas e etc. Ajuda no controle dos impulsos, das regulações, ansiedades ou no reconhecimento do protagonismo infantil e juvenil.

Falamos sobre as dificuldades que um transtorno pode acarretar na vida de alguém e como podemos ajudar o estudante a transpor as barreiras que podem entrar pelo caminho, transformando a maneira de lidar com elas, de cobrar comportamentos ou compromissos e como conduzir as vivências de modo que as potencialidades sejam equipadas á todo restante.

Foram dias de trocas muito ricas, de insights preciosos e que, com certeza irão agregar valor, amor e empatia à prática pedagógica e educacional de cada professor.

Estudar sobre os diversos campos do desenvolvimento nos possibilita compreender integralmente o estudante e auxiliar em qualquer âmbito onde haja um funcionamento fora do esperado.

Cada pessoa é uma e precisa ser respeitada em sua individualidade. Somente assim estaremos contribuindo para uma sociedade mais saudável, harmoniosa, respeitadora e feliz!

Andreza R. Della Gracia

Fonoaudióloga Educacional

CRFa.13688

Esp. em Neurologia Infantil

Esp. em Educação Especial e Inclusão

Outras notícias :