Professores do Colégio Objetivo Nova Odessa participam de palestra sobre o TDAH.
Nesse inÃcio de ano letivo, o
tema “TDAH - O Desafio de Ensinar e Aprenderâ€, foi escolhido como tema de
estudo porque nos abre um leque de oportunidades para reflexões que são
extremamente necessários nos dias atuais.
Com isso, antes do inÃcio das
aulas, nosso Corpo Docente participou de inúmeras palestras e conversas sobre o
tema, todas ministradas pela Fonoaudióloga Educacional do colégio, Andreza
Della Gracia.
O TDAH – Transtorno do Déficit
de Atenção e Hiperatividade – é um transtorno do neurodesenvolvimento, portanto
está relacionado a alterações de inÃcio precoce no desenvolvimento, que podem
causar déficits no funcionamento pessoal, social, acadêmico ou profissional do
indivÃduo.
Os principais comportamentos
que sinalizam o TDAH são ligados à desatenção, desorganização, dificuldades
para seguir instruções ou finalizar alguma tarefa, dificuldades de aceitar
atividades que necessitam de esforço mental prolongado e ou atenção e
concentração. Distração com estÃmulos externos, perda de objetos de uso
rotineiro, agitação mental e ou motora, falta de paciência, impulsividade,
problemas com sono, dificuldade no controle e noção têmporo - espaciais, na
auto estima entre outros.
Conseguimos, através dessa
vivência, encontrar caminhos para compreender as demandas educacionais de cada
aluno. Despertamos a empatia, a identificação, análise e reconhecimento de
muitas caracterÃsticas presentes nesse quadro e em outros também, como a
necessidade de orientações referentes a organizações – de materiais, tarefas,
estudos, tempo, trabalho, nas anotações, agendas e etc. Ajuda no controle dos
impulsos, das regulações, ansiedades ou no reconhecimento do protagonismo
infantil e juvenil.
Falamos sobre as dificuldades
que um transtorno pode acarretar na vida de alguém e como podemos ajudar o
estudante a transpor as barreiras que podem entrar pelo caminho, transformando
a maneira de lidar com elas, de cobrar comportamentos ou compromissos e como
conduzir as vivências de modo que as potencialidades sejam equipadas á todo
restante.
Foram dias de trocas muito
ricas, de insights preciosos e que, com certeza irão agregar valor, amor
e empatia à prática pedagógica e educacional de cada professor.
Estudar sobre os diversos
campos do desenvolvimento nos possibilita compreender integralmente o estudante
e auxiliar em qualquer âmbito onde haja um funcionamento fora do esperado.
Cada pessoa é uma e precisa
ser respeitada em sua individualidade. Somente assim estaremos contribuindo
para uma sociedade mais saudável, harmoniosa, respeitadora e feliz!
Andreza R. Della Gracia
Fonoaudióloga Educacional
CRFa.13688
Esp. em Neurologia Infantil
Esp. em Educação Especial e Inclusão