Você sabe qual a importância do Folclore Brasileiro na escola?

Você sabe qual a importância do Folclore Brasileiro na escola?

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 23.AGOSTO.2022
  • Eventos

Não se pode construir um futuro sem ter tido um passado. As crianças, quando chegam à escola, trazem na bagagem não só cadernos ou lápis de cor, mas um pacote de informações herdado do contexto familiar que as atividades pedagógicas tratarão de lapidar.

A palavra folclore é uma palavra de origem inglesa formada pela composição de dois elementos: “folk”, povo, e “lore”, sabedoria, conhecimento, cultura.

O folclore brasileiro é marcado por atributos das culturas portuguesas, africanas e indígenas. Essa representatividade pode ser flagrada no universo dos provérbios, cantigas e lendas, nos costumes e crenças populares, e também nas brincadeiras, danças e comidas típicas. O folclore é a base cultural que expressa e determina o modo de vida de grupos sociais distintos, transferindo de geração para geração, os valores acumulados pelo tempo

Estudar sobre o folclore brasileiro significa despertar em crianças e jovens uma curiosidade genuína sobre os antepassados, estimular seu interesse pela riqueza cultural de cada região do país, e esse deve ser o objetivo principal ao introduzir o assunto na educação infantil.


Por isso, as cantigas e as brincadeiras, além das histórias contadas com riqueza de detalhes, são atividades aliadas das práticas pedagógicas e exigem do profissional, conhecimento e criatividade extras para motivar e despertar o interesse de seus alunos por universos muitas vezes bem diferentes do seu.

 

A identidade cultural de uma nação beneficia-se desse respeito à diversidade cultivado pela educação, e atribui à escola grande responsabilidade na formação de cidadãos capazes de dar continuidade a essa memória cultural coletiva no futuro.

"Ensinar o folclore nas escolas promove o intercâmbio da sabedoria e da arte popular entre as diversas regiões do Brasil. O folclore também se caracteriza como uma excelente ferramenta interdisciplinar, contribuindo para a não necessidade de 'importar' mitos e fortalecer a autoimagem dos brasileiros por meio dos personagens folclóricos". — Reforça a Editora Girassol Brasil e Mauricio de Sousa Produções em nota.


Fontes: Papo de Mãe e Brasil Escola


Outras notícias :