A proposta educacional da Educação Infantil é sempre pautada pelo respeito à criança. Ela é tratada como indivíduo livre, pensante, capaz, criativo, crítico, descobridor de seu espaço, ousando sempre novas descobertas, construindo seus valores, interagindo em seu meio ambiente e modificando-o.
A didática adotada favorece a reflexão, a invenção e a troca ampla e aberta de experiências – uma postura educacional que reconhece no aluno múltiplas habilidades e capacidades, favorecendo seu desenvolvimento em todos os aspectos.
Apresentação:
A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, conforme dispõe o artigo 29 da Lei 9394/96.
A prática da Educação Infantil deve se organizar de modo que as crianças adquiram as seguintes capacidades:
- Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepções de suas limitações;
- Descobrir e conhecer progressivamente o próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
- Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo a autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
- Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
- Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se como integrantes, dependentes e agentes transformadores do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
- Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
- Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes interpretações e situações de comunicação, de forma a compreenderem e serem compreendidas;
- Expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos para avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
- Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
Nosso trabalho é pautado no respeito à criança como indivíduo livre, pensante e capaz.
Nesse processo estaremos contribuindo para uma constante evolução e autonomia, oferecendo à criança um ambiente rico e espaços criativos, dinâmicos, prazerosos, que possibilitam desconertas e, acima de tudo, afetivo, onde ela possa agir e construir seus valores.
Objetivos Pedagógicos:
A proposta educacional da Educação Infantil é sempre pautada pelo respeito à criança.
Ela é tratada como indivíduo livre, pensante, capaz, criativo, crítico, descobridor de seu espaço, ousando sempre novas descobertas, construindo seus valores, interagindo em seu meio ambiente e modificando-o.
A didática adotada favorece a reflexão, a invenção e a troca ampla e aberta de experiências – uma postura educacional que reconhece no aluno múltiplas habilidades e capacidades, favorecendo seu desenvolvimento em todos os aspectos.
- Criar condições onde a criança possa vivenciar o desenvolvimento de habilidades de interação, participação, convivência;
- Desenvolver o seu potencial físico-motor, sua coordenação motora e psicomotora, o domínio e potencialização de seu corpo;
- Ampliar suas experiências e vivências integradoras;
- Arquitetar meios para que a criança entenda o mundo em que vive, em seus aspectos culturais e sociais, de forma crítica e transformadora.
Currículo:
A Educação Infantil do Sistema de Ensino Objetivo oferece às crianças um conjunto de oportunidades meios e materiais para o crescimento saudável.
Trabalhamos para que a criança se sinta autoconfiante e segura no ambiente escolar e em seus relacionamentos.
Oferecemos a ela condições para que viva a sua infância de maneira ativa e questionadora, estimulando a sua curiosidade.
E é no contato com outras crianças que ela vai aos poucos incorporando valores, conhecendo seus limites e aprendendo a respeitar sentimentos, ideia, atitudes e direitos alheios.
Nossa educação Infantil visa ao desenvolvimento integral do aluno, levando em consideração os saberes que ele possui e sua capacidade de aprender em interação com o ambiente social e físico, no qual se dá a construção do conhecimento e desenvolvimento emocional, a socialização e a assimilação de valores éticos e estéticos.
Nosso compromisso é oferecer aos nossos alunos um ambiente agradável, estimulante, desafiador e seguro, por meio de um projeto educacional alinhado aos novos tempos.
Aulas Curriculares:
- Matemática
- Linguagem
- Natureza e Cultura
- Arte
- Inglês (a partir de 03 anos)
- Movimento
- Música
- Escola da Inteligência (a partir de 03 anos)
Atividades Extracurriculares:
- Dança
- Xadrez
- Natação
- Psicomotricidade
Material Didático:
O curso de Educação Infantil será ministrado conforme as diretrizes do Sistema Objetivo de Ensino e contará com os seguintes materiais apostilados:
- Agenda colorida para anotações diárias;
- Pasta com folhas A4 para registro de vivências;
- Pasta para guardar as atividades de Artes Visuais;
- Pasta para guardar atividades diversificadas;
- Conjunto de fichas coloridas para todas as áreas;
- Cadernos para as atividades de Música e Inglês.
Metodologia:
As estratégias de ensino serão direcionadas para levar a criança a aprender a explorar ativamente todos os sentidos, a descobrir relações por meio de experiências diretas, a saber, manipular, transformar e combinar materiais e estruturar o seu próprio tempo.
A criança é incentivada a adquirir habilidades de selecionar materiais, objetivos e atividades, a dar-lhe possibilidade de se considerar capaz de "fazer coisas" sozinha e de resolver problemas, a adquirir técnicas na utilização de instrumentos e equipamentos.
Buscamos o desenvolvimento das capacidades necessárias à execução de ações mais controladas e complexas, a ajudar a desenvolver habilidades de coordenação motora e de movimento, a conviver e interagir com outras crianças, a descobrir seus dons e talentos e crescer como pessoa.
Avaliação:
A avaliação na Educação Infantil será mediante acompanhamento e registros do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental, conforme disposto no artigo 31, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Particularidades:
- Acompanhamento constante
- Atendimento individualizado
- Atividades e brincadeiras com foco em alfabetização
- Dia da fruta
- Escola da Inteligência
- Laboratório para contextualização das atividades
- Lição de casa
- Material Apostilado por disciplina (Semestral/Anual)
- Parque
- Visita semanal na biblioteca
Diferenciais:
- Acolhimento no Processo de Adaptação
- Acompanhamento Odontológico
- Ampla área verde
- Assistente de classe e de ciclo
- Capacitação Contínua
- Coordenadora Pedagógica
- Equipe Altamente Qualificada
- Intervalo Exclusivo com professores
- IsCool – Praticidade no mundo móbile
- Nutricionista
- Orientação Fonoaudiológica
- Orientadora Educacional
- Projetos e passeios pedagógicos
- Sala Climatizada
- Salas com Câmeras de Segurança
- Sistema Objetivo de Ensino
- Valorização individual do aluno
Infraestrutura:
- Biblioteca
- Campo de Futebol
- Cantina
- Lousa Digital
- Parque
- Pátio Coberto
- Piscina coberta e aquecida
- Quadra Poliesportiva Coberta
- Refeitório exclusivo
- Sala de Multimídia
Integral: 7h às 17h50
Tarde: 13h às 17h50
Período Integral:
- Acompanhamento nas refeições (cardápio definido por nutricionista)
- Atividades Lúdicas ou Recreativas
- Café da manhã
- Higienização após refeições e atividades
- Hora do descanso/soninho
- Oficinas ou Projetos Especiais
- Orientação nas tarefas escolares
- Prédio exclusivo com total segurança
- Rotina planejada e dinâmica