Voltar ao topo

Educação Infantil

A proposta educacional da Educação Infantil é sempre pautada pelo respeito à criança. Ela é tratada como indivíduo livre, pensante, capaz, criativo, crítico, descobridor de seu espaço, ousando sempre novas descobertas, construindo seus valores, interagindo em seu meio ambiente e modificando-o.

A didática adotada favorece a reflexão, a invenção e a troca ampla e aberta de experiências – uma postura educacional que reconhece no aluno múltiplas habilidades e capacidades, favorecendo seu desenvolvimento em todos os aspectos.

Apresentação:

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, conforme dispõe o artigo 29 da Lei 9394/96. 

A prática da Educação Infantil deve se organizar de modo que as crianças adquiram as seguintes capacidades: 

  • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepções de suas limitações; 
  • Descobrir e conhecer progressivamente o próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar; 
  • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo a autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social; 
  • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração; 
  • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se como integrantes, dependentes e agentes transformadores do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação; 
  • Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades; 
  • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes interpretações e situações de comunicação, de forma a compreenderem e serem compreendidas; 
  • Expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos para avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva; 
  • Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade. 

Nosso trabalho é pautado no respeito à criança como indivíduo livre, pensante e capaz. 

Nesse processo estaremos contribuindo para uma constante evolução e autonomia, oferecendo à criança um ambiente rico e espaços criativos, dinâmicos, prazerosos, que possibilitam desconertas e, acima de tudo, afetivo, onde ela possa agir e construir seus valores.

Objetivos Pedagógicos:

A proposta educacional da Educação Infantil é sempre pautada pelo respeito à criança.

Ela é tratada como indivíduo livre, pensante, capaz, criativo, crítico, descobridor de seu espaço, ousando sempre novas descobertas, construindo seus valores, interagindo em seu meio ambiente e modificando-o.

A didática adotada favorece a reflexão, a invenção e a troca ampla e aberta de experiências – uma postura educacional que reconhece no aluno múltiplas habilidades e capacidades, favorecendo seu desenvolvimento em todos os aspectos.

  • Criar condições onde a criança possa vivenciar o desenvolvimento de habilidades de interação, participação, convivência;
  • Desenvolver o seu potencial físico-motor, sua coordenação motora e psicomotora, o domínio e potencialização de seu corpo;
  • Ampliar suas experiências e vivências integradoras;
  • Arquitetar meios para que a criança entenda o mundo em que vive, em seus aspectos culturais e sociais, de forma crítica e transformadora.

Currículo:

A Educação Infantil do Sistema de Ensino Objetivo oferece às crianças um conjunto de oportunidades meios e materiais para o crescimento saudável.

Trabalhamos para que a criança se sinta autoconfiante e segura no ambiente escolar e em seus relacionamentos.

Oferecemos a ela condições para que viva a sua infância de maneira ativa e questionadora, estimulando a sua curiosidade.

E é no contato com outras crianças que ela vai aos poucos incorporando valores, conhecendo seus limites e aprendendo a respeitar sentimentos, ideia, atitudes e direitos alheios.

Nossa educação Infantil visa ao desenvolvimento integral do aluno, levando em consideração os saberes que ele possui e sua capacidade de aprender em interação com o ambiente social e físico, no qual se dá a construção do conhecimento e desenvolvimento emocional, a socialização e a assimilação de valores éticos e estéticos.

Nosso compromisso é oferecer aos nossos alunos um ambiente agradável, estimulante, desafiador e seguro, por meio de um projeto educacional alinhado aos novos tempos.

Aulas Curriculares:

  • Matemática
  • Linguagem
  • Natureza e Cultura
  • Arte
  • Inglês (a partir de 03 anos)
  • Movimento
  • Música
  • Escola da Inteligência (a partir de 03 anos)

 

Atividades Extracurriculares:

  • Dança
  • Xadrez
  • Natação
  • Psicomotricidade

Material Didático:

O curso de Educação Infantil será ministrado conforme as diretrizes do Sistema Objetivo de Ensino e contará com os seguintes materiais apostilados: 

  • Agenda colorida para anotações diárias; 
  • Pasta com folhas A4 para registro de vivências; 
  • Pasta para guardar as atividades de Artes Visuais; 
  • Pasta para guardar atividades diversificadas; 
  • Conjunto de fichas coloridas para todas as áreas; 
  • Cadernos para as atividades de Música e Inglês.

Metodologia:

As estratégias de ensino serão direcionadas para levar a criança a aprender a explorar ativamente todos os sentidos, a descobrir relações por meio de experiências diretas, a saber, manipular, transformar e combinar materiais e estruturar o seu próprio tempo.

A criança é incentivada a adquirir habilidades de selecionar materiais, objetivos e atividades, a dar-lhe possibilidade de se considerar capaz de "fazer coisas" sozinha e de resolver problemas, a adquirir técnicas na utilização de instrumentos e equipamentos.

Buscamos o desenvolvimento das capacidades necessárias à execução de ações mais controladas e complexas, a ajudar a desenvolver habilidades de coordenação motora e de movimento, a conviver e interagir com outras crianças, a descobrir seus dons e talentos e crescer como pessoa.

Avaliação:

A avaliação na Educação Infantil será mediante acompanhamento e registros do desenvolvimento da criança, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental, conforme disposto no artigo 31, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Particularidades:

  • Acompanhamento constante
  • Atendimento individualizado
  • Atividades e brincadeiras com foco em alfabetização
  • Dia da fruta
  • Escola da Inteligência
  • Laboratório para contextualização das atividades
  • Lição de casa
  • Material Apostilado por disciplina (Semestral/Anual)
  • Parque
  • Visita semanal na biblioteca

Diferenciais:

  • Acolhimento no Processo de Adaptação
  • Acompanhamento Odontológico
  • Ampla área verde
  • Assistente de classe e de ciclo
  • Capacitação Contínua
  • Coordenadora Pedagógica
  • Equipe Altamente Qualificada
  • Intervalo Exclusivo com professores  
  • IsCool – Praticidade no mundo móbile
  • Nutricionista
  • Orientação Fonoaudiológica
  • Orientadora Educacional
  • Projetos e passeios pedagógicos
  • Sala Climatizada
  • Salas com Câmeras de Segurança
  • Sistema Objetivo de Ensino
  • Valorização individual do aluno

Infraestrutura:

  • Biblioteca
  • Campo de Futebol
  • Cantina
  • Lousa Digital
  • Parque
  • Pátio Coberto
  • Piscina coberta e aquecida
  • Quadra Poliesportiva Coberta
  • Refeitório exclusivo
  • Sala de Multimídia

Integral: 7h às 17h50

Tarde: 13h às 17h50

Período Integral:

  • Acompanhamento nas refeições (cardápio definido por nutricionista)
  • Atividades Lúdicas ou Recreativas
  • Café da manhã
  • Higienização após refeições e atividades
  • Hora do descanso/soninho
  • Oficinas ou Projetos Especiais
  • Orientação nas tarefas escolares
  • Prédio exclusivo com total segurança
  • Rotina planejada e dinâmica


Galeria de fotos