A meta da educação do Ensino Fundamental é a formação integral do educando por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades, proporcionando-lhe o ajustamento ao meio físico e social e estimulando sua capacidade crítica. Para tanto, a metodologia indicada é a da aprendizagem pela atividade – aprender fazendo.
O Colégio Objetivo desenvolveu um processo próprio de ensino, cuja principal característica é a de estimular a criatividade do aluno por meio de uma programação orientada.
No planejamento e na execução de cada atividade, são levados em conta o nível de conhecimento dos alunos, o seu ritmo de aprendizagem e os tipos de motivação que os inspiram. Esse procedimento visa a respeitar as diferenças individuais e as características mais importantes da criança na realização de cada uma das atividades.
Apresentação:
O Ensino Fundamental tem como finalidade a
formação integral, baseado na participação, reflexão, criatividade, autonomia e
responsabilidade, tornando-os indivÃduos com uma visão inovadora, espÃrito
solidário e conscientes de seu papel na sociedade.
A proposta pedagógica do Colégio Objetivo Nova Odessa é desdobrar o Ensino Fundamental em dois ciclos: Ciclo I compreenderá de 1º ao 5º ano e o Ciclo II do 6º ao 9º ano, conforme matriz curricular homologada pela Diretoria de Ensino.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, artigo 32, o Ensino Fundamental, com duração mÃnima de nove anos, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domÃnio da leitura, da escrita e do cálculo;
II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema polÃtico, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV - o fortalecimento dos vÃnculos de famÃlia, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recÃproca em que se assenta a vida social.
V - a possibilidade de que os alunos sejam capazes de:
- Compreender a cidadania com participação social e polÃtica, assim como os direitos e deveres polÃticos, civis e sociais, adotando atitudes de respeito a si e aos outros, a solidariedade, cooperação e repúdio à s injustiças;
- Posicionar de maneira crÃtica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, através de diálogos e decisões coletivas;
- Conhecer caracterÃsticas fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais para a construção de sua identidade nacional e pessoal;
- Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como de outros povos e nações;
- Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, interagindo e contribuindo para a melhoria do meio ambiente;
- Desenvolver o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, fÃsica, cognitiva, ética, estética, de interrelação pessoal e de inserção social;
- Conhecer o próprio corpo e aprender a dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos para sua qualidade de vida e para a saúde coletiva;
- Utilizar as diferentes linguagens - verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal - como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais;
- Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
- Questionar a realidade através do pensamento lógico e criatividade, a intuição, a capacidade de análise crÃtica com procedimentos práticos e adequados.
Objetivos Pedagógicos:
- Formação integral do educando por meio do desenvolvimento harmônico de todas as suas potencialidades.
- Desenvolvimento das habilidades comunicativas básicas de expressão oral e escrita.
- Desenvolvimento do raciocÃnio lógico.
- Desenvolvimento da reflexão crÃtica.
CurrÃculo:
ConstituÃdo pelas experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, buscando articular vivências e saberes dos alunos com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos estudantes.
Valores, atitudes, sensibilidade e orientações de conduta são veiculados não só pelos conhecimentos, mas por meio de rotinas, rituais, normas de convÃvio social, festividades, pela distribuição do tempo e organização do espaço educativo, pelos materiais utilizados na aprendizagem e pelo recreio, enfim, pelas vivências proporcionadas pela escola.
Os conhecimentos escolares são aqueles que as diferentes instâncias que produzem orientações sobre o currÃculo, as escolas e os professores selecionam e transformam a fim de que possam ser ensinados e aprendidos, ao mesmo tempo em que servem de elementos para a formação ética, estética e polÃtica do aluno.
Aulas Curriculares:
- Matemática
- LÃngua Portuguesa
- História
- Geografia
- Ciências
- Arte
- Inglês
- Educação FÃsica
- Redação
- Informática
- Filosofia
- Espanhol
- Projeto de Vida
Atividades Extracurriculares:
- Oficina de Informática
- Artes Cênicas
- Natação
- Futsal
- Voleibol
*Todas as modalidades extracurriculares
acontecem em caráter de rodÃzio entre as classes.
Material Didático:
6º ao 9º ano:
Diário do aluno = único - Caderno colorido em forma
de agenda.
LÃngua Português / Matemática = 4 volumes – 1º; 2º;
3º e 4º bimestre sendo cadernos contendo teoria, exercÃcios para realização em
classe e tarefas de casa (TC)
Ciências/ Geografia/ História/ Inglês = 4 volumes –
1º; 2º; 3º e 4º bimestre sendo cadernos contendo teoria, exercÃcios para
realização em classe e tarefas de casa (TC)
Arte = 2 volumes – 1º e 2º semestres sendo cadernos
de tamanho 33,0cm x 23,5cm.
Laboratório de Programação e Robótica = 2 volumes –
1º e 2º semestres sendo cadernos coloridos que, além da parte teórica, contêm
exercÃcios práticos para serem realizados, em laboratório.
Livros de Literatura – Sistema Objetivo:
6º ano:
As Mil e uma Noites: Contos selecionados, de Paulo
Sérgio de Vasconcellos.
Cupido e Psiquê e outras Narrativas da Literatura Mundial,
de Paulo Sérgio de Vasconcellos.
Mitos Gregos, de Paulo Sérgio de Vasconcellos.
Sonho de uma Noite de Verão, de William
Shakespeare.
7º ano:
Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift
Alice no PaÃs das Maravilhas, de Lewis Carroll –
tradução de Isabel de Lorenzo.
Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand
8º ano:
Quem Conta um Conto... e Outros Contos, de vários autores.
O Anel de PolÃcrates e outras histórias, de vários
autores.
O Noviço e O juiz de Paz na Roça, de Martins Pena.
Romeu e Julieta, de William Shakespeare.
9º ano:
Quatro Contos, de vários autores.
Brás, Bexiga e Barra Funda, de Alcântara Machado.
Odisseia, de Homero.
Livros Paradidáticos – Editora Sophos:
6º ano:
O Desafio do Pensar sobre o Pensar – Coleção:
O InÃcio de uma Mudança
Autor: Alberto Thomal – Editora
Sophos – 18º Edição
7º ano:
Pensar Lógica+Mente – Coleção: O InÃcio de uma Mudança
Autor: Silvio Wonsovicz – Editora
Sophos – 18º Edição
8º ano:
Aprendendo a Viver Juntos – Coleção: O InÃcio de uma Mudança
Autor: Silvio Wonsovicz – Editora
Sophos – 18º Edição
9º ano:
Somos Filhos da Pólis – Coleção: O InÃcio de uma Mudança
Autor: Silvio Wonsovicz – Editora
Sophos – 18º Edição
Metodologia:
Alinhada com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Equipe pedagógica qualificada e com formação
continuada para exercer com excelência, liderança, transparência, inovação, responsabilidade
e criatividade. Utilizamos pilares da educação pensando no protagonismo dos
estudantes e desenvolvendo o seu pensamento crÃtico e argumentativo. Conduzindo
assim o estudante à novas descobertas e com maior sentido em aprender, ou seja,
adquirir conhecimentos.
Avaliação:
A avaliação do processo
de ensino-aprendizagem é realizada de forma contÃnua, e sistemática,
coerente com os princÃpios que embasam nossa proposta pedagógica, com os
objetivos do Colégio e com as atividades desenvolvidas.
Os alunos são avaliados
através de instrumentos diversificados, observando não apenas a parte
cognitiva, mas também a social e emocional. A devolutiva dessa avaliação é
feita bimestralmente em reuniões de grupos e individuais de pais e mestres, além
dos atendimentos solicitados pelos pais/responsáveis ou pela coordenação
pedagógica, em caso de necessidade.
Faz parte da avaliação:
avaliação mensal (contextualizada) e bimestral.
Particularidades:
- Avaliação
diagnóstica - Como forma de estimular o desenvolvimento de diversas
competências e habilidades, sendo capaz de precisar o ponto adequado e a
sequência da aprendizagem.
- Planejamento
pedagógico - A maneira de organizar as atividades e os conteúdos
trabalhados durante todo ano letivo.
- Plantão
de LÃngua Portuguesa e Matemática
- Projetos
educacionais – Com ações concretas e objetivos:
Exemplos:
“Amizade
Sim – Bullying Não†que torna os próprios estudantes corresponsáveis pela
aprendizagem;
“Incentivo
à leitura†projeto aonde conquistamos resultados efetivos para a educação.
“Melhores Cabeças†projeto
com o objetivo de estimular em nossos estudantes a rotina de estudos, assim
como, de também executar todas as atividades e avaliações, conseguindo se
superar a cada bimestre;
- Simulado:
Avaliação Multidisciplinar - é uma
avaliação institucional composta de questões de múltipla escolha
relacionadas a todas as disciplinas e conteúdos abordados por bimestre.
Diferenciais:
- Ambientes
monitorados com câmeras de segurança.
- Coordenação
pedagógica exclusiva para atender os estudantes, pais e responsáveis do
ciclo.
- Equipe
altamente qualificada
- Escola
da Inteligência: Educação socioemocional.
- Formação
continuada dos docentes: Com o objetivo
de assegurar um ensino de qualidade cada vez maior aos estudantes.
- Lousas
Digitais: Para aulas mais produtivas e completas.
- Orientação
Educacional: Profissional responsável ao suporte da formação, à reflexão
sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos.
- Passeios
Pedagógicos: Forma de estÃmulo para o desenvolvimento de várias
competências e habilidades, inclusive sociais.
- Plataforma
Digital.
- Salas
climatizadas: Proporcionando conforto, bem-estar e concentração nos
estudos.
Infraestrutura:
- Biblioteca
- Campo de Futebol
- Cantina
- Laboratório de Ciências FÃsicas e Biológicas
- Laboratório de Informática
- Lousa Digital
- Pátio Coberto
- Piscina Coberta e Aquecida
- Quadra Poliesportiva Coberta
- Sala de MultimÃdia