Voltar ao topo

Novo Ensino Médio

A coleção didática do Ensino Médio está atualizada para atender à reforma nesse nível de ensino, conforme prevê a Lei n.° 13.415/2017, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

O chamado Novo Ensino Médio foi estruturado de forma progressiva, ao longo de três anos: em 2021, a adequação foi na 1.a série; em 2022, na 2.a série; em 2023, na 3.ª série.
Oferecemos nesse material a Formação Geral Básica (FGB) e também os chamados Itinerários Formativos previstos pela nova legislação que rege esse segmento.
Conteúdo programático do Ensino Médio está pautado no desenvolvimento de habilidades e no aprofundamento do conhecimento das disciplinas, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Por isso, incentivamos a participação dos alunos em simulados dos diversos vestibulares e nas olimpíadas científicas nacionais e internacionais.

O Novo Ensino Médio proposto pelo MEC é um velho conhecido do Colégio Objetivo. A completa formação do(a) estudante sempre foi o nosso projeto de vida, acalentado com o maior carinho. Pelas mãos, pelo olhar, pelos sonhos, pela criatividade, pelo interesse em aprender, tem sido o(a) aluno(a) a nos conduzir em uma longa caminhada educacional.

Apresentação:

O Ensino Médio do Colégio Objetivo busca oferecer aos jovens condições necessárias para construção, reconstrução crítica e produção do conhecimento, visando a apropriação dos princípios científicos.

Auxiliamos no desenvolvimento do processo de construção da individualidade e prática de cidadania consciente.

Proporcionamos ao estudante instrumentos que a cultura contemporânea tem a oferecer na forma de informações, conhecimentos, conceitos e valores, com vistas a analisar, recriar e atuar sobre a realidade.

Com isso o estudante poderá comprometer-se com propostas de manutenção e transformação social, manutenção e transformação de princípios, valores de justiça, solidariedade e participação.

Por fim, cultivar uma visão crítica da realidade, de valores e atitudes que ajudem o estudante a assumir um compromisso de agente participativo e transformador da sociedade, preparando-o para o mundo do trabalho e para prosseguimento de estudos no Ensino Superior.

Objetivos Pedagógicos:

O nosso itinerário tem sido pavimentado por cada estudante. Seja nas salas de aula; testando nos laboratórios; navegando nos barcos-escola; apresentando-se em um palco; conquistando medalhas científicas ou esportivas; ou simplesmente se sentando em uma escada, em meio a conversas e risos; são crianças e jovens que nos engrandecem e enternecem.

Com o Novo Ensino Médio, o(a) estudante poderá optar entre dois domínios: Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Dentro deles, estruturam-se duas grandes esferas: Formação Geral Básica e Itinerários Formativos, que comportam as disciplinas de todas as áreas do conhecimento (conforme o quadro detalhado adiante).

Currículo:

O currículo do Ensino Médio terá uma base nacional comum, complementada por uma parte diversificada exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, de economia e da clientela, com diretrizes próprias mencionadas no Plano de Curso. 

O currículo, enquanto instrumento da cidadania democrática, contemplará conteúdo e estratégias de aprendizagem que capacitem o aluno para a vida em sociedade, a atividade produtiva e experiência subjetiva, visando à integração no tríplice das relações políticas, do trabalho e da simbologia subjetiva. 

O currículo terá um planejamento e desenvolvimento de forma orgânica, superando a organização por disciplinas estanques e revigorando a integração e articulação dos conhecimentos, num processo permanente de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, conforme o artigo 36 da LDB. 

O currículo do Ensino Médio está organizado por três áreas de conhecimento, como parte de um processo global com varias dimensões articuladas. 

As três áreas do currículo são: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, cuja base será a reunião dos conhecimentos que compartilham objetos de estudo e, portanto, facilmente se comunicam, criando condições para que a prática escolar se desenvolva numa perspectiva de interdisciplinaridade. 

A estruturação por área de conhecimento justifica-se por assegurar uma educação de base científica e tecnológica, combinada com componentes sociocultural que concilie humanismo e tecnologia. 

A parte diversificada

Destina-se a atender as características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela e fazer a complementação da Base Nacional Comum. 

A parte diversificada do currículo deve expressar as prioridades estabelecidas no projeto da unidade escolar e a inserção do educando na construção do seu currículo, considerando as possibilidades de preparação básica para o trabalho e o aprofundamento em uma disciplina ou uma área, sob formas de disciplinas, projetos ou módulos em consonâncias com os interesses dos alunos e da comunidade a que pertencem. 

O desenvolvimento da parte diversificada proporcionará a diversificação de experiências escolares com o objetivo de enriquecimento curricular. O seu objetivo principal é desenvolver e consolidar conhecimentos das áreas, de forma contextualizada, referindo-os a atividades das práticas sociais e produtivas.


1.ª série

Domínios das Ciências da Natureza

1 - Leitura e Produção de Gêneros Discursivos
2 - Matemática Financeira
3 - Física do Cosmo
4 - Práticas de Biologia e Química
5 - Oficina Multidisciplinar
6 - Projeto de Vida

Domínios das Ciências Humanas

1 - Leitura e Produção de Gêneros Discursivos
2 - Matemática Financeira
3 - Mundo Contemporâneo
4 - Oficina de Arte
5 - Oficina Multidisciplinar
6 - Projeto de Vida


2.ª série

Domínios das Ciências da Natureza

1 - Oficina de Linguagens
2 - Física Médica
3 - Práticas de Biologia e Química
4 - Oficina Multidisciplinar
5 - Projeto de Vida

Domínios das Ciências Humanas

1 - Oficina de Linguagens
2 - Investigações no Tempo
3 - Oficina de Arte
4 - Oficina Multidisciplinar
5 - Projeto de Vida


3.ª série

Domínios das Ciências da Natureza

1 – No mundo dos elétrons

Domínios das Ciências Humanas

Oficina de aprimoramento argumentativo



Uma característica peculiar desse segmento é a organização das áreas de conhecimento em Frentes, as quais favorecem um olhar profundo sobre os saberes. Ao mesmo tempo, as Frentes se inter-relacionam, o que proporciona um estudo amplo.
A maioria dos materiais que compõem o conjunto do aluno é bimestral e tem suas aulas e módulos distribuídos para atender a essa periodicidade. As opções de material, nas diferentes séries do Ensino Médio, serão indicadas pelo número de aulas semanais que cada uma contempla.

 

Metodologia:

Interdisciplinaridade e contextualização formam o eixo organizador da doutrina curricular do Ensino Médio. Elas abrigam uma visão de conhecimento e das formas de tratá-lo para ensinar e para aprender que permite dar significado integrador às outras dimensões do currículo.

O Colégio através de sua autonomia pedagógica buscará, com os recursos humanos e matérias existentes, desenvolver os projetos, estudos e atividades de modo a incentivar a inserção do educando na construção de seu próprio currículo.

O Colégio estará contemplando na sua proposta pedagógica aqueles conhecimentos, competências e habilidades de formação geral e de preparação básica para o trabalho, que atenda as características regionais. Da clientela escolar, procurando oferecer uma formação geral sólida com aprofundamento dos estudos realizados no Ensino Fundamental.

A metodologia estará voltada para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares como meios básicos para se constituir competências cognitivas e sociais e, que estimulem a reconstrução do conhecimento e mobilize o raciocínio, a experimentação, a solução de problemas.

 

Avaliação:

A avaliação do processo de ensino-aprendizagem é realizada de forma contínua, e sistemática, coerente com os princípios que embasam nossa proposta pedagógica, com os objetivos do Colégio e com as atividades desenvolvidas.

Os estudantes são avaliados através de instrumentos diversificados, observando não apenas a parte cognitiva, mas também a social e emocional. A devolutiva dessa avaliação é feita bimestralmente em reuniões de grupos e individuais de pais e mestres, além dos atendimentos solicitados pelos pais/responsáveis ou pela coordenação pedagógica, em caso de necessidade.

Faz parte da avaliação: avaliação mensal (contextualizada) e bimestral.

Particularidades:

·         Avaliações Diagnósticas

·         TC – Tarefa de Casa – “Aula dada, tarefa feita e aula estudada”

·         Projeto “Melhores Cabeças”

·         Avaliações bimestrais em formato de simulados

·         Horário de Estudo Individual – “Maior rotina de estudos”

·         Profissionais de Apoio

·         Material apostilado bimestral

·         Atendimento individualizado

·         Simulados em todos os bimestres.

  • Plantão de Dúvidas

Diferenciais:

·         Sistema Objetivo de Ensino

·         Equipe Altamente Qualificada

·         Orientação Educacional

·         Ambientes monitorados com câmaras de segurança

·         Salas climatizadas

·         Lousas digitais

·         Capacitação Contínua

·         Coordenação Pedagógica exclusiva para o Ensino Médio

·         Passeios pedagógicos

·         Plataforma digital

Infraestrutura:

  • Biblioteca
  • Laboratório de Ciências físicas e Biológicas
  • Laboratório de Informática
  • Sala de Multimídia
  • Quadra Poliesportiva Coberta
  • Campo de Futebol
  • Pátio Coberto
  • Lousa Digital
  • Cantina

Horários:

7h às 12h45




Galeria de fotos