A coleção didática do Ensino Médio está atualizada para atender à reforma nesse nível de ensino, conforme prevê a Lei nº 13.415/2017, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
O chamado Novo Ensino Médio foi estruturado de forma progressiva, ao longo de três anos: em 2021, a adequação foi na 1.a série; em 2022, na 2.a série; em 2023, na 3.ª série.
Oferecemos nesse material a Formação Geral Básica (FGB) e também os chamados Itinerários Formativos previstos pela nova legislação que rege esse segmento.
Conteúdo programático do Ensino Médio está pautado no desenvolvimento de habilidades e no aprofundamento do conhecimento das disciplinas, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Por isso, incentivamos a participação dos alunos em simulados dos diversos vestibulares e nas olimpíadas científicas nacionais e internacionais.
O Novo Ensino Médio proposto pelo MEC é um velho conhecido do Colégio Objetivo. A completa formação do(a) estudante sempre foi o nosso projeto de vida, acalentado com o maior carinho. Pelas mãos, pelo olhar, pelos sonhos, pela criatividade, pelo interesse em aprender, tem sido o(a) aluno(a) a nos conduzir em uma longa caminhada educacional.
Apresentação:
O Ensino Médio do Colégio Objetivo busca oferecer aos jovens condições necessárias para a construção, reconstrução crítica e produção do conhecimento, visando a apropriação dos princípios científicos.
Auxiliamos no desenvolvimento do processo de construção da individualidade e prática de cidadania consciente.
Proporcionamos ao estudante instrumentos que a cultura contemporânea tem a oferecer na forma de informações, conhecimentos, conceitos e valores, com vistas a analisar, recriar e atuar sobre a realidade.
Com isso, o estudante poderá comprometer-se com propostas de manutenção e transformação social, manutenção e transformação de princípios, valores de justiça, solidariedade e participação.
Por fim, cultivamos uma visão crítica da realidade, de valores e atitudes que ajudem o estudante a assumir um compromisso de agente participativo e transformador da sociedade, preparando-o para o mundo do trabalho e para o prosseguimento de estudos no Ensino Superior.
Objetivos Pedagógicos:
O nosso itinerário tem sido pavimentado por cada estudante. Seja nas salas de aula; testando nos laboratórios; navegando nos barcos-escola; apresentando-se em um palco; conquistando medalhas científicas ou esportivas; ou simplesmente se sentando em uma escada, em meio a conversas e risos; são crianças e jovens que nos engrandecem e enternecem.
Com o Novo Ensino Médio, o(a) estudante poderá optar entre dois domínios: Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Dentro deles, estruturam-se duas grandes esferas: Formação Geral Básica e Itinerários Formativos, que comportam as disciplinas de todas as áreas do conhecimento (conforme o quadro detalhado adiante).
Currículo:
O currículo do Ensino Médio terá uma base nacional comum, complementada por uma parte diversificada exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela, com diretrizes próprias mencionadas no Plano de Curso.
O currículo, enquanto instrumento da cidadania democrática, contemplará conteúdo e estratégias de aprendizagem que capacitem o aluno para a vida em sociedade, a atividade produtiva e a experiência subjetiva, visando à integração no tríplice das relações políticas, do trabalho e da simbologia subjetiva.
O currículo terá um planejamento e desenvolvimento de forma orgânica, superando a organização por disciplinas estanques e revigorando a integração e articulação dos conhecimentos, num processo permanente de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, conforme o artigo 36 da LDB.
O currículo do Ensino Médio está organizado por três áreas de conhecimento, como parte de um processo global com várias dimensões articuladas.
As três áreas do currículo são: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias, cuja base será a reunião dos conhecimentos que compartilham objetos de estudo e, portanto, facilmente se comunicam, criando condições para que a prática escolar se desenvolva numa perspectiva de interdisciplinaridade.
A estruturação por área de conhecimento justifica-se por assegurar uma educação de base científica e tecnológica, combinada com componentes socioculturais que conciliam humanismo e tecnologia.
A parte diversificada
Destina-se a atender às características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela e fazer a complementação da Base Nacional Comum.
A parte diversificada do currículo deve expressar as prioridades estabelecidas no projeto da unidade escolar e a inserção do educando na construção do seu currículo, considerando as possibilidades de preparação básica para o trabalho e o aprofundamento em uma disciplina ou área, sob formas de disciplinas, projetos ou módulos, em consonância com os interesses dos alunos e da comunidade a que pertencem.
O desenvolvimento da parte diversificada proporcionará a diversificação de experiências escolares com o objetivo de enriquecimento curricular. Seu objetivo principal é desenvolver e consolidar conhecimentos das áreas de forma contextualizada, referindo-os a atividades das práticas sociais e produtivas.
1ª série
Domínios das Ciências da Natureza:
- Leitura e Produção de Gêneros Discursivos
- Matemática Financeira
- Física do Cosmo
- Práticas de Biologia e Química
- Oficina Multidisciplinar
- Projeto de Vida
Domínios das Ciências Humanas: - Leitura e Produção de Gêneros Discursivos
- Matemática Financeira
- Mundo Contemporâneo
- Oficina de Arte
- Oficina Multidisciplinar
- Projeto de Vida
2ª série
Domínios das Ciências da Natureza: - Oficina de Linguagens
- Física Médica
- Práticas de Biologia e Química
- Oficina Multidisciplinar
- Projeto de Vida
Domínios das Ciências Humanas: - Oficina de Linguagens
- Investigações no Tempo
- Oficina de Arte
- Oficina Multidisciplinar
- Projeto de Vida
3ª série
Domínios das Ciências da Natureza: Domínios das Ciências Humanas: - Oficina de Aprimoramento Argumentativo
Uma caracterÃstica peculiar desse segmento é a organização das áreas de conhecimento em Frentes, as quais favorecem um olhar profundo sobre os saberes. Ao mesmo tempo, as Frentes se inter-relacionam, o que proporciona um estudo amplo.
A maioria dos materiais que compõem o conjunto do aluno é bimestral e tem suas aulas e módulos distribuÃdos para atender a essa periodicidade. As opções de material, nas diferentes séries do Ensino Médio, serão indicadas pelo número de aulas semanais que cada uma contempla.
Metodologia:
Interdisciplinaridade e contextualização formam o
eixo organizador da doutrina curricular do Ensino Médio. Elas abrigam uma visão
de conhecimento e das formas de tratá-lo para ensinar e para aprender que
permite dar significado integrador à s outras dimensões do currÃculo.
O Colégio através de sua autonomia pedagógica
buscará, com os recursos humanos e matérias existentes, desenvolver os
projetos, estudos e atividades de modo a incentivar a inserção do educando na
construção de seu próprio currÃculo.
O Colégio estará contemplando na sua proposta
pedagógica aqueles conhecimentos, competências e habilidades de formação geral
e de preparação básica para o trabalho, que atenda as caracterÃsticas
regionais. Da clientela escolar, procurando oferecer uma formação geral sólida
com aprofundamento dos estudos realizados no Ensino Fundamental.
A metodologia estará voltada para o desenvolvimento
dos conteúdos curriculares como meios básicos para se constituir competências
cognitivas e sociais e, que estimulem a reconstrução do conhecimento e mobilize
o raciocÃnio, a experimentação, a solução de problemas.
Avaliação:
A avaliação do processo de ensino-aprendizagem é realizada de forma
contÃnua, e sistemática, coerente com os princÃpios que embasam nossa
proposta pedagógica, com os objetivos do Colégio e com as atividades
desenvolvidas.
Os estudantes são avaliados através de instrumentos diversificados,
observando não apenas a parte cognitiva, mas também a social e emocional. A
devolutiva dessa avaliação é feita bimestralmente em reuniões de grupos e
individuais de pais e mestres, além dos atendimentos solicitados pelos
pais/responsáveis ou pela coordenação pedagógica, em caso de necessidade.
Faz parte da avaliação: avaliação mensal (contextualizada) e bimestral.
Particularidades:
·
Avaliações
Diagnósticas
·
TC – Tarefa
de Casa – “Aula dada, tarefa feita e aula estudadaâ€
·
Projeto
“Melhores Cabeçasâ€
·
Avaliações
bimestrais em formato de simulados
·
Horário de
Estudo Individual – “Maior rotina de estudosâ€
·
Profissionais
de Apoio
·
Material
apostilado bimestral
·
Atendimento
individualizado
·
Simulados em todos os bimestres.
Diferenciais:
·
Sistema
Objetivo de Ensino
·
Equipe
Altamente Qualificada
·
Orientação
Educacional
·
Ambientes
monitorados com câmaras de segurança
·
Salas
climatizadas
·
Lousas
digitais
·
Capacitação
ContÃnua
·
Coordenação
Pedagógica exclusiva para o Ensino Médio
·
Passeios
pedagógicos
·
Plataforma
digital
Infraestrutura:
- Biblioteca
- Laboratório
de Ciências fÃsicas e Biológicas
- Laboratório
de Informática
- Sala de
MultimÃdia
- Quadra
Poliesportiva Coberta
- Campo
de Futebol
- Pátio
Coberto
- Lousa
Digital
- Cantina