1º anos - O tesouro da amizade

1º anos - O tesouro da amizade

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 27.AGOSTO.2018
  • Escola da Inteligência

Mais uma lição da Escola da Inteligência chega ao fim, e com isso, os alunos dos 1º anos do Ensino Fundamental I, das professoras Janaína, Léo e Mary, conquistaram mais uma medalha.

O tema estudado desta vez foi a Amizade e por meio de histórias, brincadeiras e discussões, os alunos fizeram uma abordagem ampla sobre o significado da amizade e a necessidade de aprenderem a cultivá-la e desenvolvê-la.

Assim que nascemos, passamos a conviver em uma dupla condição: dentro de nossa mente, em nossos pensamentos, em nossas decisões e aprendizagens, vivemos uma solidão; mas, ao mesmo tempo, nos encontramos imersos em relações sociais diversas e distintas. Ao nosso redor, as pessoas se organizam para nos apresentar o mundo.

Por meio dessas interações, aprendemos a andar e a falar; a diferenciar, classificar, organizar e a sistematizar diversas situações.

Enquanto isso, em nosso mundo interno, em nossas mentes, este processo externo é internalizado. Assim, começamos a conhecer o outro, reconhecendo as diferenças e as semelhanças entre nós e o outro.

Esse nosso mundo interno, nossa mente, nossos pensamentos, a solidão em que vivemos dentro de nós mesmos nos impele ao outro, nos impulsiona a buscar o outro para que não nos sintamos sós, contando com a presença e a proteção que o outro pode nos oferecer, com as aprendizagens que podemos absorver das relações com o outro.

São diversas as razões estabelecidas pelo processo de formação do ser humano que fazem com que alguns indivíduos se sintam impelidos a desenvolver relações de amizade e com que outros, contrários a essa necessidade de se relacionar, busquem no isolamento social uma maneira de ser.

Ambas as situações são reflexos das experiências que o ser humano vai acumulando de processos de aprendizagens e das experiências individuais diante do coletivo.

Nesta lição, os alunos foram conduzidos a refletir sobre a imporância de cultivar amizades e boas relações. Eles analizaram como podem contribuir com o outro e o quanto podem aprender com eles.

Desenvolver relações saudáveis é fundalmentalmente importante para a saúde emocional da sociedade em geral.

Confira a Galeria de Fotos do nosso site: https://bit.ly/2Pd4BwX 

Outras notícias :