3 modelos de redação nota mil no Enem!

3 modelos de redação nota mil no Enem!

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 9.NOVEMBRO.2021
  • Ensino Médio

Confira as dicas dos especialistas do Inep e veja alguns exemplos de redação nota mil para garantir uma boa nota no Enem.

O Enem 2021 está chegando aí e com ele a temível redação. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas 28 participantes fizeram uma redação nota mil na última edição do Exame e mais de 87 mil candidatos zeraram na dissertação da prova por folha em branco e fuga ao tema. 

Olhando assim friamente, fazer uma redação nota mil parece mais difícil do que realmente é. No entanto, o texto possui uma estrutura fixa e apenas o tema varia a cada ano.

Com o intuito de ajudar os candidatos, o Inep criou a Cartilha do Participante com dicas valiosas sobre o assunto. Quer saber o resumo da cartilha? Continue lendo este artigo que o Mundo Vestibular preparou com os principais tópicos para fazer uma redação nota mil!

Como fazer uma redação nota mil no Enem?

A redação do Enem possui um escopo a ser seguido composto pelos seguintes blocos: introdução, desenvolvimento e conclusão. Mas além da estrutura, o candidato deve ter em mente que o texto deve ser dissertativo-argumentativo, redigido de acordo com a escrita formal da língua portuguesa e apresentar uma proposta de intervenção para o problema apresentado no tema.

Estes e outros aspectos como coesão e coerência, respeito aos direitos humanos e repertório sociocultural são pontos críticos de análise para o Inep. Portanto, o ideal é estudar bastante para se adequar ao padrão requerido.

Quanto à estrutura do texto, nós do Mundo Vestibular separamos algumas dicas para te ajudar a escrever uma redação nota mil. Veja a seguir!

A introdução da redação nota mil

A introdução corresponde ao primeiro parágrafo do texto. É nele que você vai expor as principais questões a serem abordadas em sua redação, de forma clara, fluida e objetiva para que o leitor possa entender o texto com facilidade.

É importante ter em mente que o objetivo destas primeiras linhas é envolver o leitor e apresentar uma visão geral do assunto. Portanto é de extrema importância expor os fatos de forma que fique clara a razão que torna este problema algo relevante.

O desenvolvimento da redação nota mil

Você é bom defendendo seus pontos de vista? Então chegou a sua hora de brilhar! O desenvolvimento da redação do Enem pode ser resumido em uma única palavra: argumentação. É nesta parte do texto que as informações mais polêmicas, visões opostas e seu repertório sociocultural podem e devem aparecer.

Todos os pontos levantados da introdução do texto devem ser construídos e desenvolvidos de forma argumentativa em ao menos dois parágrafos. Utilizar dados e conhecimentos gerais como referência é sempre uma boa pedida.

A conclusão da redação nota mil

Enquanto o desenvolvimento trata da argumentação, no último parágrafo é preciso apresentar uma solução. É aqui, na parte final, que você apresenta possíveis saídas para os problemas levantados desde o princípio do texto, sempre tendo em mente o cunho social e sem deixar de lado as garantias dos direitos humanos.

Na conclusão, tudo o que foi escrito deve estar bem conectado e fazer sentido. Portanto antes mesmo de começar a escrever, faça um esboço, analise como os parágrafos se relacionam com a conclusão e conduza o leitor até este momento final da apresentação de seu ponto de vista.


Segue abaixo um link para conferir 3 modelos de redação nota mil para se inspirar e conferir: https://bit.ly/3EXijOe 

Outras notícias :