A Escola da Inteligência apresenta 3 maneiras de motivar os alunos a ligar as câmeras nas aulas virtuais
Artigo
feito por Leonardo Andrade e Rodrigo Barbosa
Via
blog da Escola da Inteligência
O cenário de
pandemia da Covid-19 tem, sem dúvidas, impulsionado inúmeras
mudanças em nossa sociedade. Tais mudanças também alcançaram o ambiente escolar
no mundo todo! Durante esse perÃodo, as escolas se viram obrigadas a adaptar
o ensino e adotar diferentes medidas de aprendizado e segurança para
proteger a sua comunidade.
O atual
panorama nas escolas é o de aulas hÃbridas: realidade na qual uma parcela
dos estudantes frequenta a escola, tendo aulas presenciais com o professor,
seguindo todos os protocolos sanitários vigentes, enquanto outra porção dos
estudantes acompanha as aulas de casa por meio de um ambiente virtual. Essa foi
a solução mais adequada para que os estudos não fossem interrompidos e a
aprendizagem não fosse prejudicada.
Mesmo não
conhecendo os efeitos e impactos que essa mudança tem provocado no
desenvolvimento dos estudantes, temos a impressão que ela representa um avanço
rumo a uma educação mais conectada com este século. Entretanto, seguimos
com inúmeros desafios educacionais a serem superados, relacionados,
principalmente, a essa proposta de ensino hÃbrido e à s aulas virtuais.
Do presencial ao virtual, o que sentimos?
Já era comum e
presente em nossa sociedade a discussão do quanto nossas relações estavam sendo
cada vez mais virtuais. Estávamos tão próximos fisicamente das pessoas à nossa
volta, mas, ao mesmo tempo, distantes emocionalmente.
Foi então que,
em 2020, nos vimos dependentes da relação virtual para nos aproximarmos dessas
mesmas pessoas. O que era uma questão de escolha, virou uma necessidade
e passamos a valorizar mais os abraços e toques, a presença do outro.
Na educação,
os estudantes que, outrora, se diziam cansados de “ir para a escolaâ€, agora,
desejam que as aulas presenciais voltem!
O fato é que,
por mais acolhedora que as aulas virtuais possam ser, sentimos falta da relação
humana: de olhar no olho, de rir junto, de tocar e abraçar.
Estaria, pois, afetada a relação professor x
estudante?
A relação
professora x estudante possibilita, sobretudo, que o docente desenvolva e
mantenha uma postura pautada na afetividade, que, por sua vez, o
sensibiliza para conseguir entender seus alunos e, assim, mediar a
aprendizagem.
Ao olhar para
o aluno o professor vê possibilidades e incertezas. O estudante não é uma tela
em branco, durante todo o processo de ensino x aprendizagem ele está comunicando algo. Na maior parte das vezes,
sem usar da oralidade, geralmente o professor percebe que os estudantes não
compreenderam determinado conceito ou conteúdo, não porque estes perguntam ou
falam, mas porque suas expressões revelam a incompreensão.
Quando o
estudante e o professor não são vistos, não se olham ou se admiram, a
comunicação é falha. E a aprendizagem pode ser comprometida. O desempenho
dos estudantes está intimamente ligado às interações que eles estabelecem com o
professor e com seus pares!
O “problema†das câmeras desligadas!
Frente à s
câmeras fechadas, o professor se sente só durante as aulas virtuais, dialogando
com uma máquina. Sente-se frustrado, pela falta de devolutiva e
envolvimento dos estudantes; inseguro, pois não sabe se eles estão aprendendo
ou acompanhando a aula e triste, por se esforçar tanto para preparar um
conteúdo que, ao seu olhar, não está sendo bem recebido.
De um lado,
estão as famÃlias, exigindo que as escolas solicitem as câmeras ligadas e
utilizem práticas coercitivas para tal. Do outro lado, estão as escolas,
pedindo auxÃlio em relação a conscientização dos filhos pela manutenção das
câmeras ligadas.
E, no meio de
tudo isso, estão os estudantes, por vezes tÃmidos, cansados ou, até mesmo, com
medo do cyberbullying. Crianças e adolescentes que, muitas vezes, não
querem tornar público o espaço privado de seus lares.
Afinal, temos
a sensibilidade para reconhecer os reais motivos que levam nossos estudantes a
não ligarem as câmeras durante as aulas virtuais?
Antes de
acharmos que os estudantes estão sendo mal educados ou desrespeitosos com quem
está do outro lado, precisamos nos perguntar o que mudou na compreensão deles.
O que o mundo, nossa sociedade, tem ensinado a eles sobre relações, exposição
da imagem e comunicação? Será que a câmera fechada já é uma mudança na forma de
se relacionar com as pessoas advinda do distanciamento social?
Uma coisa é
fato: ligar a câmera nas aulas virtuais é uma ação importante para
melhorar a experiência tanto dos estudantes quanto dos professores. Ver o
rosto do aluno estampado no vÃdeo, na tela, humaniza a relação na aula remota e
a torna mais dinâmica, envolvente, afetiva e efetiva!
Como, então, motivar nossos estudantes a ligar as
câmeras nas aulas virtuais?
1. Busque estabelecer um ambiente seguro, acolhedor
e descontraÃdo
Querido
professor, invista em estabelecer um vÃnculo afetivo com os estudantes. Procure
compreender quais são os reais motivos que os levam a não abrir as câmeras.
Busque sensibilizá-los pela narrativa dos seus sentimentos frente a
tela, ao ver todas as câmaras fechadas!
Não tenha medo
de dividir sua história com os estudantes, quando cruzamos mundos emocionais, nos
aproximamos.
Esteja aberto
a sugestões. Explore atividades de “quebra geloâ€. Construa, com eles,
possibilidades para a resolução desse “problemaâ€, por meio de uma postura
dialógica, não impositiva.
Estabeleça
relações de ensino x aprendizagem mais descontraÃdas, promova
momentos mais dinâmicos e menos discursivos, que possam encorajar os
alunos a ligar a câmera nas aulas virtuais e interagir com a turma.
2. Encontre, nas famÃlias, uma parceria no
incentivo às câmeras ligadas
Oriente e
incentive as famÃlias a oferecer apoio emocional aos estudantes. Apoio
pautado na escuta, no diálogo e na empatia. Que as famÃlias possam ajudar os
estudantes a superar seus medos e frustrações e elogiá-los diante de posturas
assertivas e empáticas.
Que ligar a
câmera nas aulas virtuais não sejam meramente uma imposição da famÃlia, mas
uma conscientização dos estudantes com relação ao quanto todos
perdemos quando dificultamos a comunicação na relação ensino x
aprendizagem.
3. Incentive os alunos mais extrovertidos a ligarem
as câmeras
Reserve, no
planejamento da aula, alguns minutos para incentivar o
protagonismo dos estudantes. Construa propostas e projetos que permitam
que eles humanizem a relação das aulas virtuais.
Vocês podem,
juntos, criar espaços para que os estudantes que se sintam mais à vontade,
aqueles mais extrovertidos, apresentem algo do interesse da turma, por exemplo.
À medida que alguns passam a se mostrar, os outros criarão maior confiança para
fazer o mesmo.
Invista
nos combinados de convivência com seus estudantes. Vocês podem
começar por estabelecer, coletivamente, os momentos da aula em que é
imprescindÃvel estar com a câmera ligada e criar códigos com eles para que se
lembrem de seguir esse combinado.