A Escola da Inteligência apresenta como os influenciadores digitais impactam a vida dos adolescentes?

A Escola da Inteligência apresenta como os influenciadores digitais impactam a vida dos adolescentes?

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 14.SETEMBRO.2021
  • Escola da Inteligência

Via blog Escola da inteligência

Em diversos lares e escolas existe uma preocupação constante: o impacto das redes sociais e dos influenciadores digitais na vida de jovens e crianças. Afinal, os adolescentes passam horas e horas com celular na mão, seguindo e interagindo com desconhecidos.

Existem muitos fatores que podem ter relevância positiva no desenvolvimento pleno dos jovens, porém o cuidado e a atenção sempre são bons conselhos.

Neste artigo, vamos explicar o que são influenciadores digitais, qual poder eles têm sobre as novas gerações e como podem impactar na vida dos adolescentes.

O que são influenciadores digitais?

Também chamados de digital influencers, os influenciadores são pessoas com destaque significativo em uma ou mais redes sociais que, por fins comerciais ou não, buscam influenciar uma determinada parcela da população por meio de conteúdo e posicionamentos.

A atividade não é nova, mas ganhou grande visibilidade devido à facilidade de criação nas redes sociais e seu grande potencial de exposição. Já em 1760, no que alguns definem como primeira fase de influencers, a marca de porcelana inglesa Wedgwood já contava com a rainha Charlotte como garota-propaganda.

Desde então, os influencers cresceram em número. Seu poder provém do convencimento não só em relação ao consumo, mas também às atitudes. Atualmente, qualquer um pode ser um influenciador, não precisa ser rainha nem ao menos celebridade do cinema. Basta ter um número significativo de seguidores leais e uma boa taxa de engajamento.

Muitos jovens e crianças sonham em ser influenciadores em redes como YouTube ou TikTok na esperança de conseguirem atenção.

Quais impactos os influenciadores têm na vida dos adolescentes?

Como dissemos, existem muitos influenciadores que podem gerar conteúdos e aprendizados positivos, porém alguns comportamentos precisam ser acompanhados de perto. Fatores como busca constante por likes, atenção e visibilidade podem trazer problemas psicológicos, por exemplo. A necessidade de pertencimento público a um determinado grupo pode gerar falta de aceitação consigo mesmo, baixa autoestima e atitudes alheias à realidade individual.

Por fim, os familiares e educadores também precisam ficar atentos à cultura do cancelamento. Ela pode causar impacto no emocional e na saúde dos indivíduos cancelados, principalmente quando se trata de adolescentes. Cabe aos educadores e familiares observar e desincentivar esse tipo de comportamento dentro e fora do ambiente digital.

O que os pais e familiares podem fazer?

Por meio de uma educação socioemocional, os jovens aprimoram o pensamento crítico necessário para que façam julgamentos claros sobre atitudes positivas e negativas em rede. Com isso, eles também se tornam menos propensos a atitudes prejudiciais como desafios e desinformação. Dentre as formas de estimular o pensamento crítico desde cedo se encontram o incentivo ao hábito da leitura e ao questionamento, assim como a criação de espaços para argumentação e debates.

A comunicação é a chave para um aprendizado eficiente e, nessa hora, os educadores precisam estar cada vez mais próximos dos jovens. O diálogo e uma atenção cuidadosa são fundamentais. Nesse contexto, é aconselhado seguir os mesmos influenciadores dos adolescentes, não só para observar como, também, para entender e, com objetivo de melhorar o diálogo, se apropriar da mesma linguagem.

Outras notícias :