A Escola da Inteligência apresenta quais os benefícios dos jogos virtuais na escola e como trabalhar com eles

A Escola da Inteligência apresenta quais os benefícios dos jogos virtuais na escola e como trabalhar com eles

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 17.AGOSTO.2021
  • Novidades

Via blog da Escola da Inteligência

A gamificação é uma estratégia eficaz para o processo de ensino-aprendizagem. Os jogos virtuais na escola ajudam a melhorar o engajamento dos estudantes, desenvolvem habilidades e incentivam a memorização dos conteúdos.

Com intuito de melhorar os resultados da instituição, eles são cada vez mais explorados pelos educadores. Essa alternativa moderniza a escola e deixa os alunos mais motivados. No entantoa escolha dos games mais oportunos precisa ser cuidadosa.

Neste artigo, você saberá mais sobre os benefícios dos jogos virtuais na escola e como adotar essa ferramenta pedagógica. 

Quais são os benefícios dos jogos virtuais na escola?

O uso dos games na educação, quando baseados em uma metodologia consistente, pode trazer muitos benefícios aos estudantes. Conheça alguns dos mais importantes.

Quais são os benefícios dos jogos virtuais na escola?

O uso dos games na educação, quando baseados em uma metodologia consistente, pode trazer muitos benefícios aos estudantes. Conheça alguns dos mais importantes.

Estímulo ao raciocínio

Para superar os desafios dos jogos, os jovens precisam de concentração e raciocínio lógico. Com isso, essas habilidades são aprimoradas por meio da atividade. Assim, além de aprenderem mais sobre os conteúdos que forem apresentados, ainda adquirem capacidades essenciais para o seu futuro.

Desenvolvimento da criatividade

O foco na resolução dos problemas é importante para os jogos virtuais na escola. Com isso, os estudantes se tornam também mais criativos, pois precisam de um pensamento rápido para responderem aos desafios.

Melhoria nos relacionamentos

gamificação na escola, com frequência, é feita coletivamente. Como resultado, os estudantes aprendem a trabalhar em conjunto em busca de um objetivo comum. Nesse sentido, trocam conhecimentos e habilidades para que sua equipe se fortaleça. Dessa forma, melhoram a socialização e desenvolvem o fair play, que é a conduta ética nas competições.

Como a escola pode adotar essa estratégia no ensino?

Como destacamos, a escolha dos jogos é fundamental para que a estratégia tenha êxito. Para isso, é importante tomar alguns cuidados na hora de implementá-los na escola. Confira algumas dicas para ter sucesso.

Definição dos melhores jogos virtuais na escola

O aspecto fundamental é a seleção dos jogos para serem usados nas aulas. Se possível, use os que foram criados especificamente com finalidade pedagógica. Isso garante que os conteúdos serão adequados à idade e que ajudarão na aprendizagem.

Eventualmente, é possível incorporar nas aulas algum jogo que já seja do universo dos estudantes, desde que contribua para os conhecimentos e tenha a classificação indicativa apropriada.

Alinhamento com as matérias

Também é essencial que o tema do jogo esteja conectado com as matérias em desenvolvimento. Caso a escola conte com aulas de programação, os próprios estudantes podem se envolver na criação de jogos que estimulem a aprendizagem. A ideia é que aquele jogo faça sentido no currículo e que seja usado como um complemento ao ensino oferecido, não como o único material didático.

Dessa forma, os jogos virtuais na escola são um excelente recurso para melhorar o ensino e envolver os estudantes nas atividades propostas. Seu uso incentiva os estudos, torna a aprendizagem mais divertida e desenvolve as habilidades essenciais para o futuro.

Além dos jogos, outros recursos tecnológicos podem contribuir muito com a aprendizagem. Saiba mais sobre como a tecnologia ajuda no desenvolvimento cognitivo das crianças.

 

Outras notícias :