A importância da prática de esportes para crianças

A importância da prática de esportes para crianças

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 11.ABRIL.2018
  • Dicas

A escola é grande responsável pela formação da criança. Sendo assim, o Colégio Objetivo Nova Odessa oferece diversas atividades na área esportiva, que incentivam no desenvolvimento sócio-emocional e cognitivos da criança. De acordo com a especialista em Educação Física Escolar e Coordenadora de Esportes e Cultura do colégio, Luciana Blanco Belmonte, o esporte agrega muito o aspecto competitivo e o importante para as crianças é ser aperfeiçoado noções de cooperação e trabalho em equipe, passando aos alunos atividades recreativas que visam o estudo teórico e depois os fundamentos práticos de cada modalidade.

O esporte é fundamental para o crescimento e o desenvolvimento das crianças, pois através dele a criança pode descobrir uma grande fonte de valores. A prática de atividades físicas é recomendada por especialistas para que a criança desenvolva noções de coordenação motora, desenvolvimento do corpo e da mente, noções de disciplina, trabalho em equipe e sua formação interpessoal, como interação e comunicação com os demais membros da sociedade ao seu redor, de acordo com os valores aprendidos em cada modalidade. Pode se observar também a importância das atividades lúdicas, que são movimentos que tem como objetivo produzirem prazer ao serem praticados, como brincadeiras e jogos livres de regras.

Outras modalidades também são trabalhadas nesta questão, como o Karatê, que é um grande formador de caráter e disciplina. Nesta aula, são trabalhados os aspectos cognitivos, atividades motoras e o emocional da criança, desenvolvendo valores de atitude, respeito, autocontrole, fidelidade e caráter. De acordo com a professora de karatê Renata Nisibara, a luta se diferencia das outras artes marciais, porém, utiliza movimentos do jiu jitsu e aikido, sendo uma luta que movimenta o corpo por completo.

Nas aulas de dança são praticadas a socialização e interação entre as crianças através de movimentos e exercícios direcionados, fazendo com que os mesmos se permitam e exprimam seus sentimentos e desejos durante as atividades propostas. “A dança para crianças beneficia no conhecimento da cultura corporal do movimento que é obtida através das atividades rítmicas e expressivas ministradas durante as aulas, tendo como objetivo explorar parte de consciência corporal”, relata a professora de dança Eliseti Starnino.

A natação também ajuda no desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças, beneficiando no relacionamento interpessoal e afetivo durante suas aulas. “A natação se torna favorável desde os seis meses, fazendo assim com que a criança esteja adaptada ao meio líquido desde cedo, fase em que são utilizadas questões lúdicas e brincadeiras, tornando assim um esporte em que sua prática é incentivada de forma prazerosa”, relata a professora de natação Júlia Ferraz. Além de trazer inúmeros benefícios para a saúde e a qualidade de vida, prevenindo doenças crônicas, obesidade, diabetes e afins.

O xadrez tem como função principal estimular as atividades intelectuais e estabilizar a formação da personalidade das crianças, desenvolvendo seu raciocínio lógico e a capacidade de realizar cálculos, tendo um melhor aproveitamento nas matérias da escola, além de maior integração social e enfrentar situações em que se encontra em desvantagem, na tentativa de reverter o jogo ao seu favor.

Contudo, podemos concluir que a prática de atividades físicas para crianças só contribui para o seu desenvolvimento, trazendo aspectos totalmente benéficos e que estimulam e dão prazer para continuar sendo praticados, contribuindo para a prevenção de doenças, qualidade de vida e auxiliando no processo de socialização em meio à sociedade. A criança, ao praticar esportes, está apta para conhecer seu corpo e testar seus limites, buscando sempre crescimento e superando desafios e obstáculos que surgem em seu caminho.

Outras notícias :