A leitura no desenvolvimento infantil no Colégio Objetivo Nova Odessa

A leitura no desenvolvimento infantil no Colégio Objetivo Nova Odessa

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 23.MARÇO.2021
  • Novidades

A leitura no desenvolvimento infantil no Colégio Objetivo Nova Odessa.

Compreender a importância dos livros e da leitura na Educação Infantil é uma atitude necessária não somente para educadores e instituições de ensino, mas para os responsáveis os quais devem estar cientes dos benefícios conquistados com a prática da leitura.

 

Para as crianças, aprender a ler é um momento que marca o início de novas descobertas e possibilidades. Por isso é fundamental que a escola, em conjunto com a família, incentive o hábito da leitura nas crianças desde os primeiros anos escolares. 

 

De acordo com a professora da Pré Escola Fase II do colégio, Talita Fontanin, a leitura é um importante hábito a ser desenvolvido, porque gera grandes benefícios no desenvolvimento do indivíduo. “Estimular o interesse por livros, mesmo quando a criança "lê" somente as figuras, é uma forma de cuidado, atenção e carinho”.

A leitura é capaz de formar cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crítica; criar uma rotina de leitura ajuda no desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional da criança.

O contato com os livros, o ato de sentir o cheiro, as texturas e interagir com as histórias auxilia no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual das crianças.

 

A leitura também contribui para melhorias no vocabulário, na fala e no rendimento escolar. A parte emocional também é beneficiada, porque os livros são tidos como instrumentos relevantes para liberar emoções, como medo, compaixão, felicidade e vários outros. Podemos também ver outras vantagens da leitura para as crianças:

 

1.   Estimula a criatividade;

2.   Favorece a aquisição de cultura;

3.   Melhora a escrita;

4.   Incentiva a imaginação;

5.   Estimula atitudes éticas, entre outros. 

 

Para a  Orientadora Educacional do colégio, Andreza Della Gracia, o incentivo e o contato com a leitura desde os primeiros anos de vida permite que a criança experimente o mundo das palavras e das histórias, aprendendo desde cedo a identificar as expressões vocais, faciais, entonações na prosódia, a formação das frases e mais adiante a elaboração mais requintada dos pensamentos. “Aspectos como causa e consequência, análise de contextos, noções de justiça, acolhimento, sentimentos diversos sempre são possíveis de serem abordados e discutidos”.

Dentro do entretenimento infantil é muito comum ver elas se divertindo com aparelhos eletrônicos e se esquecendo dos livros, mas se a habilidade de leitura for frequente, as crianças conseguirão sentir o prazer em ler e conhecer novas histórias.

Como incentivar o hábito da leitura nas crianças?

Cabe a instituição de ensino propor atividades que incentivem a leitura de forma dinâmica e despertem o interesse e curiosidade dos pequenos. Em casa, os pais também podem incluir na rotina momentos para a leitura em família. Quando os adultos demonstram interesse nos livros, automaticamente as crianças se sentem atraídas para o mundo da leitura.

 

“A criança é estimulada de muitas maneiras diferentes e os laços afetivos que a leitura proporciona são inquestionáveis. A leitura e reflexão nos abrem as janelas do mundo”, finaliza Andreza.

No Colégio Objetivo Nova Odessa, esta prática e o contato com os livros desde cedo fazem parte do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

Quanto mais cedo a leitura for implementada, maiores serão os benefícios. A verdade é que nunca é cedo demais para incentivar a imaginação das crianças.

Fonte: Educa Mais Brasil

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