A leitura no desenvolvimento infantil no Colégio Objetivo Nova Odessa
A leitura no desenvolvimento
infantil no Colégio Objetivo Nova Odessa.
Compreender a importância dos livros e da
leitura na Educação Infantil é uma atitude necessária não somente para
educadores e instituições de ensino, mas para os responsáveis os quais devem
estar cientes dos benefÃcios conquistados com a prática da leitura.
Para as crianças, aprender a ler é um momento que
marca o inÃcio de novas descobertas e possibilidades. Por isso é fundamental
que a escola, em conjunto com a famÃlia, incentive o hábito da leitura nas
crianças desde os primeiros anos escolares.
De acordo com a professora da
Pré Escola Fase II do colégio, Talita Fontanin, a leitura é um importante hábito a
ser desenvolvido, porque gera grandes benefÃcios no desenvolvimento do
indivÃduo. “Estimular o interesse por livros, mesmo quando a criança
"lê" somente as figuras, é uma forma de cuidado, atenção e carinhoâ€.
A leitura é capaz de formar
cidadãos ativos na organização de uma sociedade mais consciente e crÃtica;
criar uma rotina de leitura ajuda no desenvolvimento pessoal, intelectual e
profissional da criança.
O contato com os livros, o ato de sentir o cheiro,
as texturas e interagir com as histórias auxilia no desenvolvimento psicomotor,
cognitivo e intelectual das crianças.
A leitura também contribui para melhorias no vocabulário, na fala e no rendimento escolar. A parte emocional também é beneficiada, porque os livros são tidos como instrumentos relevantes para liberar emoções, como medo, compaixão, felicidade e vários outros. Podemos também ver outras vantagens da leitura para as crianças:
1. Estimula a criatividade;
2. Favorece a aquisição de cultura;
3. Melhora a escrita;
4. Incentiva a imaginação;
5. Estimula atitudes éticas, entre outros.
Para a Orientadora Educacional do colégio, Andreza Della Gracia, o incentivo e o contato com a leitura desde os primeiros anos de vida permite que a criança experimente o mundo das palavras e das histórias, aprendendo desde cedo a identificar as expressões vocais, faciais, entonações na prosódia, a formação das frases e mais adiante a elaboração mais requintada dos pensamentos. “Aspectos como causa e consequência, análise de contextos, noções de justiça, acolhimento, sentimentos diversos sempre são possÃveis de serem abordados e discutidosâ€.
Dentro do entretenimento
infantil é muito comum ver elas se divertindo com aparelhos eletrônicos e se
esquecendo dos livros, mas se a habilidade de leitura for frequente, as
crianças conseguirão sentir o prazer em ler e conhecer novas histórias.
Como incentivar o hábito da leitura nas crianças?
Cabe a instituição de ensino propor atividades que
incentivem a leitura de forma dinâmica e despertem o interesse e curiosidade
dos pequenos. Em casa, os pais também podem incluir na rotina momentos para a
leitura em famÃlia. Quando os adultos demonstram interesse nos livros,
automaticamente as crianças se sentem atraÃdas para o mundo da leitura.
“A criança é estimulada de muitas maneiras diferentes e os laços afetivos que a leitura proporciona são inquestionáveis. A leitura e reflexão nos abrem as janelas do mundoâ€, finaliza Andreza.
No Colégio Objetivo Nova
Odessa, esta prática e o contato com os livros desde cedo fazem parte do
processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Quanto mais cedo a leitura for implementada, maiores serão os
benefÃcios. A verdade é que nunca é cedo demais para incentivar a imaginação
das crianças.
Fonte: Educa Mais Brasil