Aluno Treineiro do Colégio Objetivo Nova Odessa conquista nota 960 na Redação do ENEM 2020

Aluno Treineiro do Colégio Objetivo Nova Odessa conquista nota 960 na Redação do ENEM 2020

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 11.JUNHO.2021
  • Ensino Médio

A preparação para passar na Universidade dos sonhos começa bem cedo. É o caso do nosso aluno da 2ª Série do Ensino Médio, Marcelo Henrique Miano Aguiar, que prestou o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio como Treineiro e conquistou a nota 960 na redação.

Marcelo vem se preparando há muito tempo para passar no vestibular e conseguir uma vaga em Engenharia Civil em uma universidade pública. Para isso, a dedicação e o compromisso com os estudos começaram bem antes de entrar no Ensino Médio.

Desde os Anos Finais (6º ao 9º Ano), Marcelo se destaca entre os melhores alunos da classe e sempre esteve nas premiações do projeto “Melhores Cabeças” do colégio, além de conquistar medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática e ser selecionado no Projeto EPTV Na Escola, quando cursava o 9º ano.

O tema da Redação do ENEM 2020, realizado em janeiro de 2021, foi bem desafiador. “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira” foi o tema do ano e tem tudo a ver com o momento de pandemia que estamos vivendo, que provocou quase dois anos de aulas praticamente remotas, dentro de casa e longe dos amigos, mas Marcelo teve muito foco e determinação com os estudos neste momento difícil.

Para a Professora de Redação do colégio, Silvana Graia, “Felizmente no ano de 2020, nossos alunos, nas aulas de redação, tiveram a oportunidade de desenvolver textos relacionados ao tema em questão. Trabalhamos a “valorização dos profissionais da saúde no Brasil”, “os reflexos da pandemia de covid-19 sobre a saúde mental dos brasileiros” e “se o discurso de ódio pode ser interpretado como liberdade de expressão”, entre outros temas relacionados à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas. Os participantes do Enem também podem conseguir o financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem continuam possibilitando o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Segundo Marcelo, essa foi a primeira vez que ele participou do exame, “Fiz já na 1ª Série do Ensino Médio, porque acredito que ser treineiro é bom para ganhar experiência e se adaptar cada vez melhor ao exame”. Como preparação, ele fez as provas de 2018 e 2019, o que foi bom, pois muitas questões de anos diferentes são bem parecidas, além de treinar o tipo de redação que o Enem pede.

Durante a prova, seu maior problema foi o cansaço, principalmente no primeiro dia, com a prova de Linguagens, com textos grandes mais redação. 

“Eu fiquei feliz quando vi o resultado, e acredito que para ter uma boa nota, é preciso ter uma estrutura de texto bem definida e praticar bastante”, diz Marcelo. 

Para chegar ao seu objetivo principal, que é conseguir uma vaga em Engenharia Civil na UNICAMP, sua rotina de estudos é bem definida e organizada. Além das aulas, ele estuda aproximadamente quatro horas por dia, conciliando com os horários de lazer e descanso. Em época de provas, os finais de semana também fazem parte do seu cronograma de estudos, aproveitando estes dois dias livres para revisar os conteúdos estudados durante a semana e alcançar boas notas nas avaliações. 

As provas do ENEM 2020, na versão impressa, foram realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e contou com 5,8 milhões de inscrições em todo o Brasil. 

Toda a família Objetivo Nova Odessa deseja boa sorte ao nosso aluno Marcelo Aguiar em sua trajetória escolar e futuramente acadêmica.


Datas do ENEM 2021

Pedidos de isenção e justificativa de ausência: 17 a 28 de maio de 2021

Resultado isenção da taxa: 9 de junho de 2021

Inscrições: 30 de junho a 14 de julho

Solicitação de atendimento especializado: 30 de junho a 14 de julho

Resultado atendimento especializado: 27 de julho

Provas: 21 e 28 de novembro

Resultado: entre janeiro e fevereiro de 2022

Outras notícias :