Alunos celebram a Independência do Brasil

Alunos celebram a Independência do Brasil

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 6.SETEMBRO.2018
  • Eventos

No dia 7 de setembro comemoramos a Independência do Brasil. Confira abaixo um pouco da história deste dia e as comemorações realizadas no colégio para celebrar esta data.

A HISTÓRIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

A Independência do Brasil é o feriado em que se celebra a emancipação brasileira do reino de Portugal.
O Dia da Independência do Brasil se comemora no dia 7 de setembro de 1822, data que ficou conhecida pelo episódio do "Grito do Ipiranga".
A Independência do Brasil deu os primeiros passos às margens do riacho Ipiranga, hoje atual cidade de São Paulo. O Príncipe Regente Dom Pedro ordenou aos soldados que o acompanhavam que jogassem fora os símbolos portugueses que levavam nos uniformes.
Em seguida, gritou "independência ou morte" e a partir desse momento, simbolicamente, o Brasil não era mais uma colônia de Portugal.
Logo após a Independência, o Brasil continuou a ser uma monarquia, forma de governo onde os poderes são exercidos por um rei ou Imperador.
A primeira nação que reconheceu a independência do Brasil foi os Estados Unidos. Portugal apenas admitiu a independência em 1825, após o pagamento de uma indenização de aproximadamente 2 milhões de libras.

COMEMORAÇÕES NO COLÉGIO

Para comemorarmos o Dia da Independência do Brasil, as professoras do Período Integral, juntamente com seus alunos, fizeram painéis comemorativos com a data, para decorarmos os corredores do colégio.
De acordo com a Coordenadora de Esportes e Cultura do colégio, Luciana Blanco, o Ato Cívico que realizamos toda semana, com especial relevância nesta semana em que comemoramos a Independência do Brasil, visa reforçar aos nossos alunos e Corpo Docente o sentimento de patriotismo, aumentando o vínculo dos nossos brasileirinhos e brasileirinhas com o nosso país, nossa cultura e valores comuns, como o respeito e a amizade.
Além disso, nossos alunos realizam toda sexta-feira o Ato Cívico, divididos por ciclo. Eles são conscientizados pelos professores sobre a importância da realização do ato como um símbolo de pátria e valorização sobre o nosso país. Neste momento também é feita uma reflexão sobre o momento político e social brasileiro, com ênfase no exercício da cidadania e respeito à liberdade de expressão.
O Ato Cívico tem como objetivo inspirar os princípios da liberdade e os ideais da solidariedade humana, visando o pleno desenvolvimento da sociedade em geral com o exercício de cidadania.
Nesta data, para demonstrar patriotismo e respeito, os alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 3º ano) fizeram uma viseira comemorativa sobre o dia da Independência do Brasil e poderão utilizá-la para se protegerem do sol.

Confira nossa galeria de fotos e nossa página do Facebook e Instagram para ver os vídeos.

 

Outras notícias :