Alunos do Colégio Objetivo Nova Odessa irão participar da Campanha “Novembro Azul”

Alunos do Colégio Objetivo Nova Odessa irão participar da Campanha “Novembro Azul”

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 1.NOVEMBRO.2019
  • Eventos

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata[

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, chamado Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículo, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

Para a Coordenadora de Esportes e Cultura do colégio, Luciana Blanco, a propagação desta campanha é de extrema importância em nossa comunidade. “Nossos alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio são orientados pelos professores sobre a importância da prevenção do câncer de próstata”, declara.

No dia 08 de novembro, todos os alunos e colaboradores do colégio estão convidados a participar da campanha sobre a conscientização do câncer de próstata, chamado de Novembro Azul. Todos estão convidados a trajarem neste dia uma peça de roupa na cor azul e serão orientados pelos professores sobre a importância desta campanha na prevenção e saúde do homem.

Confira abaixo algumas perguntas e respostas importantes sobre esta doença:

Quais são os sintomas da doença?
A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas no início, mas tumores em estágio mais avançado podem causar dificuldades para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga, presença de sangue na urina e, em alguns casos, dor óssea na região das costas.

Como é feito o diagnóstico?
Através do toque retal e da dosagem do PSA no sangue pode-se avaliar a próstata. Dependendo das alterações encontradas, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença do câncer de próstata.

O câncer de próstata tem cura?
Sim, quanto antes iniciar o tratamento, melhor os resultados.

Como é feito o tratamento?
Dependendo da fase em que é diagnosticado o câncer de próstata, o médico poderá indicar radioterapia, cirurgia ou tratamento hormonal, mas a escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada para cada pessoa.

Como se prevenir?
Dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura;
Consumir tomate;
Pelo menos 30 minutos diários de atividade física;
Manter o peso adequado à altura;
Diminuir o consumo de álcool;
Não fumar;
Homens a partir dos 40 anos devem realizar exames de rotina;
Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

Onde fazer exames preventivos da próstata?
Os exames preventivos devem ser feitos nas unidades básicas de saúde ou nas equipes de saúde de família. Se possível uma vez ao ano, após os 50 anos, ou conforme orientação médica.

Fontes: Wikipedia e Hospital do Câncer de Barretos

Outras notícias :