Alunos do Colégio Objetivo Nova Odessa participam da Campanha “Outubro Rosa”

Alunos do Colégio Objetivo Nova Odessa participam da Campanha “Outubro Rosa”

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 28.OUTUBRO.2019
  • Eventos

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

Criada nos anos 1990 para conscientizar mulheres em todo o país sobre o câncer de mama, a campanha Outubro Rosa é umas principais armas para alertar a sociedade para a prevenção e a importância do diagnóstico precoce.

Identificar a doença nas fases iniciais é o maior aliado para um tratamento eficaz. Desta forma, aumentam as chances de cura, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.

Na última sexta-feira, dia 19 de outubro, todos os alunos e colaboradores do colégio tiveram a oportunidade de participar da campanha sobre a conscientização do câncer de mama, chamada de Outubro Rosa. Eles foram convidados a trajarem neste dia uma peça de roupa na cor rosa e foram orientados pelos professores sobre a importância desta campanha na prevenção e saúde da mulher.

Para a Coordenadora de Esportes e Cultura do colégio, Luciana Blanco, a propagação desta campanha é de extrema importância em nossa comunidade. “Nossos alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio são orientados pelos professores sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do autoexame”, declara.

Prevenção e sintomas

Amamentar por mais de 12 meses, bem como evitar o uso de anticoncepcional por um longo prazo e praticar atividade física regular, reduz a ocorrência da doença. De acordo com o especialista no assunto, Marcelo Lelis, a obesidade aumenta em até 30% a possibilidade de câncer. “Essas são práticas que ajudam a diminuir a incidência, juntamente com exames periódicos e consulta rotineira ao ginecologista", ponderou.

Mudança na coloração e espessura da pele; distorção da aréola do mamilo, associada a coceira e saída de secreção espontânea, são alguns dos potenciais sinais de câncer. "No caso de nodulações que não desaparecem após 15 ou 20 dias, também é importante procurar o ginecologista para avaliação”, apontou o especialista.

Tratamento

Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é possível fazer exames essenciais para o diagnóstico, como a punção de mama por agulha grossa, biópsia e exame anatomopatológico. Na fase de tratamento, estão disponíveis cirurgias, como mastectomias, cirurgias conservadoras e reconstrução mamária, além dos tratamentos com radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia.

Quando toda a mama é retirada, é indicada a reconstrução imediata do seio, conforme garantido em lei. Após esta fase, o médico avalia a necessidade de radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia. “Diagnosticado o câncer e feito todo o tratamento, a paciente deve comparecer a consultas periódicas. Nós também orientamos uma mudança na qualidade vida, com exercício físicos e alimentação saudável”, ressaltou.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Inca e do Ministério da Saúde

Confira a galeria de fotos em nosso site: https://bit.ly/36eOo3C

Outras notícias :