Alunos do Colégio Objetivo Nova Odessa participam de palestra sobre o Coronavírus.

Alunos do Colégio Objetivo Nova Odessa participam de palestra sobre o Coronavírus.

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 6.FEVEREIRO.2020
  • Dicas

No dia 4 de fevereiro, terça-feira, os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais até a 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Objetivo Nova Odessa participaram de uma palestra sobre o coronavírus.

A palestra, chamada “Orientações e Prevenção sobre o Coronavírus e outros Vírus Respiratórios, foi ministrada pela Enfermeira e Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Nova Odessa, Paula Mestriner.

Durante toda a conversa, os alunos puderam tirar dúvidas sobre o novo vírus, que está, de certa forma, assustando muita gente. Paula tranquilizou os alunos, que através de todo o conteúdo aprendido nesta conversa, com certeza irão tranquilizar todos os seus familiares sobre o assunto.

Para a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais, Danúzia Negromonte Bergmann, foi de grande relevância, desfazendo todas as informações equivocadas de alguns estudantes sobre o coronavírus, apenas baseados em fake news, assim como, orientando os alunos a como agir preventivamente com a higiene pessoal, preservando a nossa saúde como um todo.

De acordo com a palestrante, o coronavírus era responsável por causar gripe em animais. Algumas pessoas contraíam a doença antigamente através do contato com os mesmos. Desta vez, o vírus sofreu algumas mutações e começou a causar infecções respiratórias leves nos humanos.

Paula também tranquiliza todos os alunos e alerta que o vírus geralmente atinge idosos com problemas respiratórios, cardíacos ou diabetes. Até a data da palestra (04/02) não houve nenhum caso no mundo de pessoas jovens e saudáveis virem à óbito devido ao coronavírus.

Segundo a Orientadora Educacional e Fonoaudióloga do colégio, Andreza Della Gracia, a informação é a maior aliada na transformação de uma sociedade. “Receber a Enfermeira Paula em nosso colégio foi muito importante para a desmistificação sobre os casos de coronavírus: sua propagação, início, mutação de vírus e etc., assim como para a orientação de cuidados básicos de saúde que todos devem adotar, independente de surtos de doenças ou não”.

Confira abaixo alguns mitos e verdades sobre a doença:

Mitos:

O corona é o vírus mais perigoso que existe

Eu vou morrer se for diagnosticado com coronavírus

Eu preciso comprar roupa e máscara especiais para me manter protegido

Todos precisamos ficar em pânico e culpar a China por essa emergência. Eu também deveria fazer piadas insensíveis sobre estudantes internacionais e turistas.

Eu deveria acreditar em tudo o que leio na internet sobre o coronavírus porque são informações checadas e isentas.

Verdades:

A gripe comum mata por ano 60 vezes mais do que o coronavírus

Apenas 2% dos casos vieram a óbito e a maioria destas mortes estavam associadas a sistemas imunológicos previamente debilitados

As melhores práticas para evitar o contágio são: lavar as mãos com frequência, utilizar álcool em gel e cobrir espirros e tosses para não arremessar fluídos sobre outras pessoas

O pânico e a histeria que estão acontecendo são alimentados por racismo e xenofobia, não por evidencias. Nada justifica ser rude com os outros

Desinformação e racismo são mais perigosos do que qualquer vírus. Confira as referências e procure por evidencias, não por ideologias.

Acesse a galeria de fotos do nosso site e confira alguns momentos da palestra: https://bit.ly/31yhjgR

Outras notícias :