Alunos do Colégio Objetivo Nova Odessa são pré-selecionados para o Projeto EPTV Na Escola

Alunos do Colégio Objetivo Nova Odessa são pré-selecionados para o Projeto EPTV Na Escola

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 30.AGOSTO.2021
  • Ensino Fundamental II

O projeto EPTV na Escola é um concurso de Redação entre todos os alunos do último ano do Ensino Fundamental Anos Finais das cidades de cobertura geográfica da EPTV.

O tema da redação deste ano foi “Pandemia da Intolerância” e através deste tema e de todo o momento de pandemia que estamos vivendo, os alunos puderam fazer uma reflexão sobre os males que a intolerância pode causar na sociedade e como podemos agir para aceitar pensamentos e comportamentos diferentes dos nossos, respeitando a diversidade que existe no mundo.

Foram 5 alunos pré-selecionados por escola, e tivemos a grata satisfação de termos 2 dos nossos estudantes como selecionados na etapa municipal.

Segue abaixo os alunos pré-selecionados no projeto EPTV NA ESCOLA:

ANA CLARA TONETE MALAGUTTI - 9º ANO C

IGOR MARTINS COVALENCO - 9º ANO B

MATHEUS PAVIOTTI DI GIÁCOMO - 9º ANO B

MIGUEL HENRIQUE MIANO DA SILVA - 9º ANO C

PÂMELA BEATRIZ DE MELO - 9º ANO B

Segue abaixo os alunos pré-selecionados no projeto EPTV NA ESCOLA:

MATHEUS PAVIOTTI DI GIÁCOMO - 9º ANO B

MIGUEL HENRIQUE MIANO DA SILVA - 9º ANO C

Para Miguel Silva, aluno selecionado no projeto, a seleção já é uma vitória. “Sinto muito orgulho de mim mesmo por ter conseguido chegar aos selecionados, é gratificante demais". "O tema foi uma proposta interessante, pois fala sobre o momento atual, me fazendo parar para pensar que todas as pessoas precisam ser mais compreensivas, como o texto propõe", finaliza.

Durante as aulas de Redação, ministradas pela professora Silvana Graia, os alunos dos 9º Anos do Ensino Fundamental Anos Finais pesquisaram, analisaram e refletiram sobre os males que a disseminação da intolerância causa na sociedade e o que podemos fazer para ajudar a transformar este cenário. 

Já para Matheus, aluno também selecionado no projeto, a seleção serviu como incentivo. “Aprendi a ter perseverança e percebi que em relação ao tema, muitas pessoas acabam ficando estressadas com a atual situação”, diz. “Aconselho a darem sempre o melhor de si, não se frustrar com os resultados e ter sempre em mente que você deu o seu melhor e se esforçou, buscando se aperfeiçoar ainda mais para chegar ao seu objetivo”, conclui.

Além de observar a relevância da conexão no meio social e pessoal, cada participante pode se transformar, durante o processo das etapas de construção do próprio texto, ao conseguir se enxergar como cidadão crítico e possível agente de transformação social na comunidade em que vive.

Para a professora Silvana, foi uma surpresa gratificante o empenho de todos os envolvidos. 


Infelizmente, devido a pandemia, não teremos a visita à emissora de TV neste ano, para que os alunos possam conhecer os estúdios e todas as dependências da EPTV Campinas, mas nos sentimos honrados em participar no projeto. O tema é atual e dialoga com nosso cotidiano. 

Durante o desenvolvimento das produções textuais, foi possível compartilhar ideias e trocar conhecimento. O aprendizado que ficou para todos foi de que a intolerância acontece muitas vezes quando deixamos de perceber o outro enquanto outro.

Parabenizamos todos os alunos participantes do Projeto EPTV Na Escola e desejamos BOA SORTE nas próximas etapas!


Outras notícias :