Alunos do Colégio Objetivo Nova Odessa visitam o Sítio do Carroção!

Alunos do Colégio Objetivo Nova Odessa visitam o Sítio do Carroção!

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 24.JUNHO.2019
  • Passeio Pedagógico

No mês de junho, os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais (2º ao 5º ano) participaram de um Passeio Pedagógico ao Sítio do Carroção, na cidade de Tatuí, interior de São Paulo.

Neste passeio pra lá de divertido, os alunos puderam vivenciar e aprender de forma prática diferentes conteúdos trabalhados e estudados em sala de aula, em todas as disciplinas.

O roteiro promete fazer com que o aluno imagine e interaja com o mundo interno e externo, onde a imaginação da criança e do adolescente é a ponte que liga o mundo interno e o externo. Contos de fada, lendas, mitos, aventuras, sempre povoaram o imaginário daqueles que, na idade adulta, mostraram-se mais criativos. 

Para quem participa de um roteiro pedagógico do Sítio do Carroção, há sempre o espaço da descoberta. Todos os roteiros suscitam sentimentos e pensamentos que, inevitavelmente, levam os alunos a produzir perguntas diante do inesperado e surpreendente. Esse caminho de motivação pode ser muito produtivo para os professores que, mais tarde, poderão desenvolver conceitos e conteúdos específicos em sala de aula.

Confira abaixo algumas aventuras que nossos alunos participaram durante a estadia no sítio:

O Elo Perdido

Seguir pistas observando vestígios e detalhes do caminho sempre é uma tarefa instigante. O grupo terá que encontrar pistas de uma expedição que saiu à procura do Elo Perdido. O guia comenta que os paleontólogos passaram por ali há muito tempo, na década de 40. Passam por uma ponte de pedra ao estilo das formações do Grand Canyon, e percorrem a trilha no meio da mata. De repente, olhando para cima, que surpresa! Lá está um avião antigo, sobre as árvores. Eles entram à procura de pistas. O motor funciona! E lá está um mapa, uma bússola… Orientados por esses instrumentos, eles seguem em frente e vêem um sítio paleontológico. Depois de escavarem e encontrarem pequenos fósseis, eles sobem uma colina e, quando menos esperam, avistam o esqueleto de um enorme Tiranossauro Rex.

Planeta Terra

Pulando de continente a continente sobre um planisfério, o grupo descobre que pode percorrer o mundo, pelo menos em escala. São 8.500m² de relevo, onde eles aprendem ao vivo o que vem a ser ilha, cabo, baía, serras e vales. Observando o nascimento de um rio, tomando banhos de cachoeira em sua nascente, ou garimpando seu leito até a foz, o grupo integra-se à paisagem. Penínsulas, enseadas, abrolhos, abrem-se para uma lagoa que representa o oceano. É aí que o rio deságua, formando ilhas e praias, onde as crianças menores gostam de tomar sol. O Planeta Terra também surpreende por mostrar fenômenos que normalmente são difíceis de serem observados de perto. É o caso do gêiser, onde as crianças se divertem jogando suas camisetas e bonés a 15 metros de altura. Na Lagoa do Arco-íris, todos ficam maravilhados, observando como se processa o fenômeno da divisão do espectro solar.

Spazukamonaring

O sonho da Fórmula1 é possível! Nesta minipista de 250 metros, as equipes percorrem trechos de 4 dos mais importantes circuitos mundiais: Spa Francorchamps, na Bélgica; Suzuka, no Japão; Mônaco, no Principado de Mônaco; e Hungaroring, na Hungria. Primeiro, todos se reúnem na Praça dos Pilotos, para ouvir o regulamento e receber as superlicenças. E chega a hora da grande largada! Os participantes se revezam, dando o melhor de si e passando por pontes, desníveis e curvas, em situações que simulam dificuldades como neblina e chuva. O desempenho de cada piloto é narrado ao vivo, tendo ao fundo o ruído de motores, para animar ainda mais a torcida, que vibra até o final! Enquanto alguns visualizam toda a pista pelas câmeras instaladas em diversos pontos, outros preferem observar do alto das janelas do mini hotel toda a paisagem.

Bio Planeta

Nada mais incrível do que a história de vida do planeta. A aventura começa por um túnel subterrâneo. Rodeados de aquários por todos os lados, todos querem chegar perto para ver não só as 21 espécies de peixes fluviais que vivem no Sítio como também os que vivem nas bacias brasileiras. Mas as grandes estrelas são os filhotes de Jacaré do Papo Amarelo. Que vontade de ver mais de perto, de tocar! Pois isto é possível: é só visitar o berçário… Já os jacarés adultos ficam num set surpreendente que reproduz fielmente o habitat natural, com 180 mil litros de água alimentados por duas cachoeiras. A visão é fantástica: dá para ver jacarés debaixo da água, outros com a cabeça para fora, ou tomando sol na prainha. O que comem? Quanto tempo ficam debaixo da água? Estão em extinção? São parentes do crocodilo? Mil perguntas, milhares de respostas…

Trilha do "Indiana Jones"

Atravessando o Ribeirão das Pederneiras, todos fazem o reconhecimento da mata galeria. Afinal, aqui começa a grande aventura, num verdadeiro estilo “Indiana Jones”. Passando pela cortina das águas da cachoeira, os alunos encontram a passagem secreta que leva à caverna. Dentro dela, o maior desafio é descobrir o segredo de sua saída, evitando os túneis por onde rola uma pedra gigante. Ao sair da caverna, os alunos percorrem um “canyon”, na mesma mata ciliar por onde passou. Depois de vencer muitos obstáculos, nada melhor do que uma pausa refrescante na grande Cachoeira da Trilha. Já refeitos e prontos para prosseguir, os aventureiros retomam a caminhada. Quando menos esperam, estão descendo velozmente por um tobogã de nada menos que 103 metros, passando por dentro de outra caverna, até caírem alegremente nas águas claras do ribeirão.

O Enigma da Pedra

Caminhando pelo rio em clima de aventura, os alunos saem em busca de uma passagem secreta. Sua missão é decifrar o Enigma da Pedra! Entrando por uma fresta aberta numa rocha, os pequenos exploradores nem imaginam o que poderão encontrar. O que haverá no final do túnel? A expectativa acaba na parede da caverna. Então, o guia propõe o Enigma: o que seriam aquelas pedras incrustadas na rocha? Abririam uma porta secreta? Tocando uma das pedras, eles observam que ela rola até um orifício. Mas… a água começa a subir! Como enfrentar esse imprevisto? A segunda pedra pode ser a resposta. Infelizmente, nada muda. Mas a terceira pedra resolve o Enigma! Diante de seus olhos maravilhados, surge a Caverna do Lago Azul, com suas cachoeiras e tobogã de água quentinha, estalactites e estalagmites. É nesse paraíso que todos se sentem aconchegados e felizes.

Baby Zoo

Como vive o homem da roça? Todos querem conhecer a Fazendinha, com seu monjolo, seu pomar, seus animais. Há vacas, coelhos, búfalos, porcos, cabritos e muitos pássaros. E os animaizinhos? Onde dormem, o que comem, como se reproduzem? Visitando os 10.000m² do Baby Zoo, o grupo vê de perto como vivem os filhotes: todos gostam de acariciá-los ou vê-los mamando. 

Informações sobre as aventuras: https://carrocao.com/ 

Acesse também a galeria de fotos do nosso site e confira alguns momentos marcantes na vida de nossos alunos!


Outras notícias :