Alunos do Ensino Médio do Colégio Objetivo Nova Odessa realizam primeira fase do Vestibular da UNICAMP!

Alunos do Ensino Médio do Colégio Objetivo Nova Odessa realizam primeira fase do Vestibular da UNICAMP!

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 9.NOVEMBRO.2021
  • Ensino Médio

Foi dada a largada para a fase mais importante do ano para os alunos do Ensino Médio. Os vestibulares chegaram e com isso os alunos colocarão em prática todos os conteúdos estudados durante o ano.

Depois de anos de dedicação e comprometimento com os estudos, chegou a hora de fazer a escolha da profissão que irá definir o seu futuro e com isso, incertezas, dúvidas, nervosismo e muita ansiedade tomam conta dos alunos, que precisam estar totalmente preparados para enfrentar esses obstáculos e fazer a escolha certa.

A primeira prova realizada pelos alunos foi a primeira fase do vestibular da UNICAMP, a Universidade Estadual de Campinas, que é uma das universidades mais concorridas do país. A primeira fase aconteceu no dia 07 de novembro, domingo, e contou com 72 questões com as diferentes áreas do conhecimento + atualidades do Brasil e do mundo.

"A prova procurou contemplar temas da atualidade e assuntos clássicos do ensino médio, permitindo uma aproximação entre o universo de informações dos candidatos e aquilo que se exige como uma boa formação escolar para acessar o ensino superior", afirmou o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto.

“Cringe”, arte indígena, cloroquina, fake News na pandemia, biomas e as espécies de animais, protagonismo feminino, comunidades LGBT e cadeia de transmissão do coronavírus foram alguns dos temas cobrados na primeira fase do vestibular. Os alunos que ficaram antenados nas notícias dos assuntos atuais não tiveram dificuldade em responder essas questões.

Para a aluna da 3ª Série do Ensino Médio, Camille Giraldes, candidata para uma vaga no curso de Medicina, que é um dos mais concorridos da UNICAMP, a prova foi difícil e extensa. “É preciso muita preparação. A prova da UNICAMP é conteúdista e pede muitos assuntos específicos e pontuais, o que pode ser um empecilho para quem estuda os conteúdos de maneira geral, sem se aprofundar nos assuntos.”

Treineiro desde 2020, Marcelo Aguiar, que cursa atualmente a 2ª Série, realizou a prova da UNICAMP pela segunda vez. “Quero estar totalmente preparado para conseguir minha vaga em Engenharia Civil no próximo ano. Tenho uma rotina de estudos diária para chegar ao meu objetivo”. Por cursar a 2ª Série, alguns conteúdos da prova ainda não foram vistos por ele, porém Marcelo obteve quase 70% de acertos na prova e se mostra confiante para o próximo ano.

Já para Emilly Sakuma, que cursa a 3ª Série e também concorre uma vaga para o curso de Medicina, a prova UNICAMP não foi um bicho de sete cabeças. “Estudei muito para chegar até aqui e fui um pouco insegura para fazer a prova, mas saí mais tranquila, pois achei que era bem mais difícil do que imaginava”, diz. Emilly sempre esteve entre as “Melhores Cabeças” do colégio, o que já diz sobre sua preparação constante para este momento.

Confira abaixo o calendário do vestibular da UNICAMP:

·         18/11: divulgação dos aprovados na prova de habilidades específicas em cursos de música;

·         13/12: publicação da lista de aprovados na 1ª fase, locais de prova da 2ª fase e notas de corte;

·         09 e 10/01/2022: aplicação de provas da 2ª fase;

·    13 a 15/01: provas de habilidades específicas para arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança;

·         14/02: divulgação da primeira chamada de aprovados no vestibular;

·         15 a 17/02: matrícula on-line dos aprovados em primeira chamada;

O calendário completo está disponível no site da Comvest.

Fonte: G1 Globo

Outras notícias :