Alunos dos 6º anos estudam sobre as influências portuguesas em nosso país e provam pratos típicos

Alunos dos 6º anos estudam sobre as influências portuguesas em nosso país e provam pratos típicos

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 28.AGOSTO.2018
  • Ensino Fundamental II

Durante as aulas de Língua Portuguesa, ministradas pela professora Elisiana Brígida, os alunos dos 6º anos estudaram sobre as influências dos portugueses em nosso país e tiveram uma aula diferente. As crianças colocaram a mão na massa e trouxeram algumas receitas de pratos típicos de Portugal para saborear e compartilhar com os colegas de classe.

De acordo com o conteúdo estudado, dentre os diversos povos que formaram o Brasil, foram os europeus aqueles que exerceram maior influência na formação da cultura brasileira, principalmente os de origem portuguesa

A mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira além da língua portuguesa foi a culinária. Muitos dos pratos típicos brasileiros são o resultado da adaptação de pratos portugueses às condições da colônia. Um exemplo é a feijoada brasileira, resultado da adaptação dos cozidos portugueses. Também a cachaça foi criada nos engenhos como substituto para a bagaceira portuguesa, aguardente derivada do bagaço da uva.

Alguns pratos portugueses também se incorporaram aos hábitos brasileiros, como as bacalhoadas e outros pratos baseados no bacalhau. Os portugueses introduziram muitas espécies novas de plantas na colônia, atualmente muito identificadas com o Brasil, como a jaca e a manga.

Para a professora Lisa, a atividade foi de grande importância para os alunos, pois puderam conhecer um pouco mais da teoria estudada na prática, saboreando comidas típicas e especiarias de Portugal.

Dentre as comidas, os alunos puderam provar bolinho de bacalhau, arroz doce com caneja, canjica, cuscuz, salame de chocolate, pavê, sucos naturais e outras especiarias.

Confira nossa galeria de fotos para ver alguns momentos sobre esta atividade https://bit.ly/2wsY4GG

  

Outras notícias :