Colégio Objetivo de Nova Odessa apresenta a importância da psicomotricidade para os alunos

Colégio Objetivo de Nova Odessa apresenta a importância da psicomotricidade para os alunos

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 19.MARÇO.2021
  • Eventos

A importância da Psicomotricidade para os alunos do Colégio Objetivo Nova Odessa

A Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Ela está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.

No Colégio Objetivo Nova Odessa, as aulas de Psicomotricidade são parte da grade curricular dos alunos da Educação Infantil (Maternal e Pré Escola) e 1º Anos do Ensino Fundamental Anos Iniciais. A partir do 2º Ano, os alunos começam a ter aulas de Educação Física, onde são inseridos jogos e modalidades esportivas, além do processo de maturação dos movimentos corporais.

É através dos movimentos que as crianças articulam toda sua afetividade, seus desejos e suas possibilidades de comunicação, por isso é fundamental que o desenvolvimento psicomotor seja pleno, trabalhando as habilidades básicas através de condições mínimas necessárias para uma boa aprendizagem, constituindo a estrutura da educação psicomotora.

De acordo com o Professor de Psicomotricidade do colégio, Valdemar Paulilo, a Psicomotricidade é importante porque a educação psicomotora associa-se as suas potencialidades intelectuais, sociais, afetivas e motoras das crianças, fazendo com que haja equilíbrio, permitindo seu desenvolvimento, mantendo suas relações com diferentes meios que devem evoluir. “Deixe a criança ser criança, sempre proporcione o prazer a elas, por meio de exercícios psicomotores, atividades lúdicas e recreações, favorecendo a consolidação dos hábitos, melhorando a aptidão física, o desenvolvimento corporal e mental, a socialização e a criatividade, tudo isso visando a formação da sua personalidade.”

Podemos notar alguns exercícios psicomotores que estimulam o desenvolvimento das crianças: rolar, equilibrar, equilibrar com um pé só, equilibrar e caminhar sobre a linha no chão, balançar, rodar, engatinhar, andar e correr para os lados, saltar, subir e descer e entre outros.

Quando a criança está no processo de aprendizagem, ela precisa interagir com outros coleguinhas para estabelecer comunicação, que não se dá apenas pela forma oral, mas principalmente pelos gestos.

A psicomotricidade existe nos menores gestos e em todas as atividades que desenvolve a motricidade da criança, visando o conhecimento e o domínio de seu próprio corpo através de jogos e brincadeiras direcionadas.

Segundo a Coordenadora de Esportes e Cultura do colégio, Luciana Blanco, a psicomotricidade é muito importante na escola, pois essa contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. “Trabalhar com a psicomotricidade influencia no desempenho e aprendizado das crianças. Isso porque, conforme alguns estudos, dificuldades com a escrita podem ser prevenidas através de atividades motoras” .

Na sala de aula, fatores como a lateralidade, organização, noção espacial, esquema corporal e até mesmo a estruturação espacial devem ser trabalhadas em prol do aluno, pois se não for trabalhado corretamente pode acarretar em problemas na organização espacial, dificuldade em distinguir letras que se diferem por pequenos detalhes, como “b”, “p”, “n” ou “u”, também começam a trombar constantemente em objetos, não respeitam as margens ou escrevem adequadamente nas linhas.

Esse desenvolvimento também pode ser feito em casa com brincadeiras que vão estimular o senso de espaço, movimento e percepção da criança. O colégio exerce um papel crucial para essa finalidade, mas o ambiente doméstico pode ser um complemento e tanto para se desenvolver esse lado tão importante para a vida de uma pessoa.


Fonte: Inttegrare e Psicomotricidade.com.br

 

 

Outras notícias :