Colégio Objetivo de Nova Odessa apresenta a importância da psicomotricidade para os alunos
A
importância da Psicomotricidade para os alunos do Colégio Objetivo Nova Odessa
A
Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do
seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Ela está relacionada
ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas,
afetivas e orgânicas.
No
Colégio Objetivo Nova Odessa, as aulas de Psicomotricidade são parte da grade
curricular dos alunos da Educação Infantil (Maternal e Pré Escola) e 1º Anos do
Ensino Fundamental Anos Iniciais. A partir do 2º Ano, os alunos começam a ter
aulas de Educação FÃsica, onde são inseridos jogos e modalidades esportivas,
além do processo de maturação dos movimentos corporais.
É
através dos movimentos que as crianças articulam toda sua afetividade, seus
desejos e suas possibilidades de comunicação, por isso é fundamental que o
desenvolvimento psicomotor seja pleno, trabalhando as habilidades básicas
através de condições mÃnimas necessárias para uma boa aprendizagem,
constituindo a estrutura da educação psicomotora.
De
acordo com o Professor de Psicomotricidade do colégio, Valdemar Paulilo, a
Psicomotricidade é importante porque a educação psicomotora associa-se as suas
potencialidades intelectuais, sociais, afetivas e motoras das crianças, fazendo
com que haja equilÃbrio, permitindo seu desenvolvimento, mantendo suas relações
com diferentes meios que devem evoluir. “Deixe a criança ser criança, sempre
proporcione o prazer a elas, por meio de exercÃcios psicomotores, atividades
lúdicas e recreações, favorecendo a consolidação dos hábitos, melhorando a
aptidão fÃsica, o desenvolvimento corporal e mental, a socialização e a
criatividade, tudo isso visando a formação da sua personalidade.â€
Podemos
notar alguns exercÃcios psicomotores que estimulam o desenvolvimento das
crianças: rolar, equilibrar, equilibrar com um pé só, equilibrar e caminhar
sobre a linha no chão, balançar, rodar, engatinhar, andar e correr para os
lados, saltar, subir e descer e entre outros.
Quando
a criança está no processo de aprendizagem, ela precisa interagir com outros
coleguinhas para estabelecer comunicação, que não se dá apenas pela forma oral,
mas principalmente pelos gestos.
A
psicomotricidade existe nos menores gestos e em todas as atividades que
desenvolve a motricidade da criança, visando o conhecimento e o domÃnio de seu
próprio corpo através de jogos e brincadeiras direcionadas.
Segundo
a Coordenadora de Esportes e Cultura do colégio, Luciana Blanco, a
psicomotricidade é muito importante na escola, pois essa contribui de maneira
expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como
objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida
de uma criança. “Trabalhar
com a psicomotricidade influencia no desempenho e aprendizado das crianças.
Isso porque, conforme alguns estudos, dificuldades com a escrita podem ser
prevenidas através de atividades motoras†.
Na
sala de aula, fatores como a lateralidade, organização, noção espacial, esquema
corporal e até mesmo a estruturação espacial devem ser trabalhadas em prol do
aluno, pois se não for trabalhado corretamente pode acarretar em problemas na
organização espacial, dificuldade em distinguir letras que se diferem por pequenos
detalhes, como “bâ€, “pâ€, “n†ou “uâ€, também começam a trombar constantemente em
objetos, não respeitam as margens ou escrevem adequadamente nas linhas.
Esse
desenvolvimento também pode ser feito em casa com brincadeiras que vão
estimular o senso de espaço, movimento e percepção da criança. O colégio exerce
um papel crucial para essa finalidade, mas o ambiente doméstico pode ser um
complemento e tanto para se desenvolver esse lado tão importante para a vida de
uma pessoa.
Fonte: Inttegrare e Psicomotricidade.com.br