Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta 10 dicas essenciais para a sua preparação pro Vestibular

Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta 10 dicas essenciais para a sua preparação pro Vestibular

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 1.DEZEMBRO.2020
  • Ensino Médio

Esse ano alguns vestibulares serão online, mas mesmo nessa nova forma não deixa de ser uma etapa decisiva para a carreira profissional e acadêmica. Embora seja apenas uma prova, as oportunidades que esse momento reserva pode mudar o rumo da sua vida. 

Isso significa que prestar o vestibular é uma grande responsabilidade. Mas, não se desespere! Se você chegar bem preparado ao dia da prova, certamente fará o teste com segurança.

Preparamos para você estudante, 10 dicas essenciais pra te ajudar a se dar bem no vestibular. Confira!

1) Procure criar um cronograma de estudos de acordo com suas necessidades e possibilidades. Criar um hábito de estudo diário é fundamental para um bom desempenho nos vestibulares.

2) Dedique um tempo de estudo diário. Estabeleça critérios de disciplinas de uma forma que todas sejam estudadas. Porém, você deverá se dedicar mais àquelas que encontrar maior dificuldade.

3) Se você já escolheu o curso e a universidade, pode acessar online as provas anteriores. O ideal é que tente resolver as questões no mesmo período de tempo que terá no dia do exame. Faça isso sem distrações e sem consultar livros, internet ou calculadora.

4) Utilize a internet a seu favor. Deixe um pouco de lado as redes sociais e utilize a internet para aprimorar seus estudos para o vestibular. No YouTube, por exemplo, é possível encontrar videoaulas gratuitas. Além disso, há inúmeros materiais disponíveis, assim como testes, resumos e dicas de estudo.

5) Mantenha-se atualizado, o vestibular avalia se o estudante está atualizado sobre o que acontece no mundo. Portanto, assista aos telejornais, leia sobre os assuntos mais relevantes e busque ouvir opiniões, mesmo aquelas contrárias às suas. Uma dica muito importante é fazer o Enem antes de tentar outros vestibulares pois sua pontuação faz toda a diferença. Faça e refaça redações, pois elas costumam ter um peso significativo nos vestibulares. 

6) Além de estudar, não deixe de lado as atividades sociais e de lazer. Praticar algum tipo de esporte, também serve para relaxar e manter o corpo com boa disposição.

7) Descanse no dia anterior, evite dormir tarde na véspera do vestibular. O ideal é que você descanse e chegue com muita disposição para fazer a prova. Evite sair para a balada, ficar até tarde na televisão ou no celular. Estudar na véspera do exame também não vai ajudar e pode até atrapalhar seu rendimento.

8) Chegue cedo ao local, o vestibular é sempre muito rigoroso com os horários marcados. Isso significa que, se você se atrasar, pode não conseguir entrar no local da prova. Sendo assim, procure chegar cedo. O ideal é se programar para chegar com, pelo menos, uma hora de antecedência.

9) Leve água e algo para comer. As provas de vestibular normalmente são extensas e você pode sentir fome ou sede. Por isso, lembre-se de levar uma garrafa de água e um lanchinho. Mas evite alimentos barulhentos, com cheiro forte ou que façam sujeira. Isso pode atrapalhar você e os outros candidatos.

10) Mantenha a calma e administre seu tempo, o vestibular costuma durar de 4 a 5 horas. Mas você precisa administrar bem esse tempo para conseguir fazer toda a prova. Por isso, mantenha a calma e evite distrações. Separe as questões em blocos e, entre um e outro, faça uma pequena pausa de 5 minutos. Alongue as pernas, beba água e volte a responder as questões.

Boa sorte a todos! 


Outras notícias :