Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta algumas boas práticas que ajudam as crianças a ter mais autonomia
Educar os filhos sempre foi um desafio. Mas em tempos de tantas informações e rápidas mudanças em nossa sociedade, não raras vezes nos questionamos se temos oferecido para nossos filhos o que realmente eles precisam para se prepararem para os desafios da vida.
Pensando nisso, elencamos algumas boas práticas para que você possa ajudar a criança a ter mais autonomia. São atitudes simples, mas que se mostram bastante eficazes no dia a dia. Saiba mais:
Envolva a criança nas tarefas domésticas
Da criança pequena até o adolescente, as tarefas domésticas são ricas oportunidades para promovermos importantes habilidades, tais como responsabilidade, senso de processo, organização, entre outras.
Permita que a criança faça escolhas
Uma das maneiras mais eficazes de estimular a autonomia infantil é permitir que as crianças façam suas próprias escolhas. Em vez de determinar como funcionará cada detalhe da rotina dos pequenos, incentive-os a tomar suas próprias decisões, sem deixar de orientá-los.
Deixe-a aprender com os erros
Ao contrário do que muita gente acredita, cometer erros é importante para o desenvolvimento infantil e permite que a criança aprenda a lidar com frustrações e desenvolva autonomia e responsabilidade. Por isso, procure não proteger os pequenos excessivamente e deixe-os lidar com as consequências de suas atitudes.
Incentive-a a manifestar suas opiniões
Se você quer criar uma criança autônoma, é importante incentivá-la a expressar suas opiniões e ideias. Por isso, procure criar espaços diários para que ela interaja e fale sobre suas experiências.
Essas são algumas das muitas atitudes do nosso dia a dia que favorecem o desenvolvimento da autonomia das nossas crianças.
E no seu dia a dia, o que você faz que também promove a autonomia dos seus filhos?
Saiba mais sobre isso e outros assuntos no Blog Oficial da Escola da Inteligência: https://bit.ly/2KLgNI6