Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta as profissões do futuro

Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta as profissões do futuro

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 17.FEVEREIRO.2021
  • Ensino Médio

 

PROFISSÕES DO FUTURO

O mercado de trabalho está mudando e você tem percebido isso, certo? Mas e ai, já conhece quais são as profissões do futuro?

TODAS ELAS TÊM ALGO EM COMUM: A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA QUE ESTAMOS VIVENDO!

Ok, mas qual a importância de conhecer as profissões do futuro? Há alguns anos, muito se falava sobre as novas tecnologias e como o mundo mudaria drasticamente por volta do ano de 2020. Surgiram muitas previsões curiosas sobre como nossa vida seria afetada por todas as mudanças que estariam por vir.

O fato é que já vivemos uma revolução tecnológica que, até então, só existia em histórias de ficção científica. A geração Z nasceu na era digital, sendo jovens mais agitados e que fazem muitas coisas ao mesmo tempo. E não é à toa que representam o futuro tecnológico do mercado de trabalho, já que eles buscam por tendências deste tipo.

A lógica do mercado de trabalho sempre estará alinhada à medida que a ciência inova, a tecnologia se desenvolve e novas demandas vão surgindo no mundo.

E é com base na análise de demanda do mercado que vamos falar um pouco sobre às próximas previsões para as profissões que vão ser muito requisitadas nos próximos anos!

 ENGENHEIRO AMBIENTAL

O meio ambiente tem sofrido alterações drásticas nos últimos anos e esse profissional será cada vez mais essencial entre as profissões do futuro.

GESTOR DE MARKETING PARA E-COMMERCE

As vendas pela internet não param de crescer.  Este profissional deve garantir às empresas maior segurança nas transações comerciais e melhor posicionamento na Internet.

GESTOR DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA

Os crescentes investimentos em infraestrutura, como a construção de rodovias, portos e aeroportos, têm garantido novos espaços e ótimas perspectivas a estes profissionais.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE MENTAL

Com o dia a dia corrido, os problemas em diversos campos e a pressão por todos os lados, cuidar da saúde mental se torna cada vez mais essencial para todas as pessoas. Por isso, os profissionais focados no lado psicológico serão, sem dúvidas, profissões do futuro no mercado.

GERENTE DE CONSTRUÇÃO DE REALIDADE AUMENTADA

A realidade aumentada, diferente da virtual, mantém o usuário no mundo real, porém com a possibilidade de interagir com elementos virtuais.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

A Tecnologia da Informação há tempos se consolidou como um dos pilares de qualquer empresa. E essa importância se mostra ainda mais evidente na era digital. Sendo assim, a presença do facilitador de TI vai ser mais constante nos próximos anos.

MARKETING DIGITAL

O Marketing Digital é uma área que tem crescido bastante nos últimos anos. Isso porque os recursos disponíveis na internet e nas redes sociais se tornaram ferramentas essenciais para as marcas.

LOGÍSTICA

Logística é o processo de planejamento e execução do eficiente transporte e armazenamento de matéria prima ou mercadorias- desde o ponto de origem até o ponto de consumo. O seu objetivo é atender aos requisitos do cliente de maneira oportuna e econômica.

BIOMEDICINA

A Biomedicina é uma das áreas da Saúde mais promissoras hoje em dia. É uma profissão que se adapta bem ao futuro devido à variedade de áreas de atuação de um biomédico e da necessidade que a Medicina tem de obter respostas para o diagnóstico e tratamento de doenças.

BIOTECNÓLOGO

A Biotecnologia é um conjunto de técnicas aplicadas à biologia e que envolve manipulação de organismos vivos para a geração de produtos aplicados na saúde, indústria, agricultura. A área é atualmente aplicada em indústrias têxtil, de alimentos, energia e química.

ENGENHEIRO DE AGRONEGÓCIO

O engenheiro de agronegócio deve se manter atualizado com as melhores e modernas técnicas de gestão, administração, controle de qualidade, armazenagem do setor agropecuário. Pode também trabalhar com a gestão de pessoal, tratamento de animais e previsão de colheitas.

GESTOR DE RESÍDUOS

Responsável por adequar a emissão de resíduos realizada pelas empresas com a regulamentação, o gestor de resíduos contribui para a sustentabilidade ambiental. Entre as atividades exercidas, podemos destacar o planejamento e a criação de estratégias de descarte seguro de resíduos nas empresas. O profissional que trabalha com a gestão de resíduos tem a sua formação base na gestão ambiental.

ESPECIALISTA EM CLOUD COMPUTING

O especialista em Cloud Computing, ou computação em nuvem, é mais uma das grandes apostas profissionais do futuro. Esse profissional tem em mãos a responsabilidade de garantir o bom funcionamento do armazenamento de dados na nuvem, o que implica verificar o seu desempenho e sua segurança.

GENETICISTA

O geneticista é um profissional que trabalha na manipulação e modificação de mapeamento genético de humanos, animais e plantas com o intuito de melhorar as suas características genéticas. Um exemplo é melhorar a qualidade dos vegetais.

DESCUBRA COMO ESCOLHER A SUA PROFISSÃO!

Se você está em dúvida sobre qual profissão seguir, saiba que esta é a realidade da maioria das pessoas. É bastante comum enfrentarmos angústias e incertezas quando o assunto é escolher uma carreira.

Isso não é exclusividade de quem está concluindo o ensino médio! Mesmo quem já está no mercado pode ter vontade de mudar de carreira.

Antes de mais nada, é fundamental saber que não existem escolhas para a vida toda. Por isso, vamos desmistificar aquela ideia de escolhas “certas” ou “erradas”. Não tente “acertar” na escolha. Em vez disso, considere tomar decisões maduras, embasadas em autoconhecimento e pesquisa.

Veja os oito passos que podem ajudar você a escolher melhor sua profissão!

1. Saiba quem é você

O primeiro passo é saber quem você é. Pode parecer banal e simples, mas não paramos com frequência para refletir sobre quem somos, quais os nossos objetivos e o que esperamos para nossas vidas. Reflita sobre seus valores, sua personalidade e liste seus interesses. Coloque tudo no papel.

2. Entenda seus gostos e interesses

Faça a você mesmo a seguinte pergunta: O que me deixa feliz?  Não tente pensar em uma profissão que o faça feliz, apenas pense em coisas do dia a dia, como estar com os amigos, sair para dançar, ter algum dinheiro guardado, ajudar os colegas a estudarem para provas, etc.

3. Conheça as suas habilidades

É importante saber o que você faz de melhor. Algumas situações do cotidiano ajudam a identificar nossas habilidades. Preste atenção em como você se comporta, por exemplo, em um trabalho em equipe: Você gosta de liderar o grupo e dividir as tarefas? Prefere saber o que deve ser feito para então começar a trabalhar? Gosta de ajudar um colega a executar suas atividades?

4. Procure fazer um teste vocacional

Algumas faculdades oferecem orientação vocacional gratuitamente. Você também pode procurar por clínicas de psicologia especializadas neste tipo de orientação. Testes vocacionais podem dar boas pistas sobre seus interesses, áreas mais indicadas e possíveis carreiras. Mas lembre-se: o teste, em si, não é uma fórmula mágica que decide a profissão por você, e sim um elemento a mais, uma ferramenta para ajudá-lo a tomar uma decisão.

5. Faça uma lista com algumas opções de carreira

Depois de fazer o teste vocacional e refletir sobre seus interesses e qualidades, está na hora de fazer uma lista com as profissões ou áreas que você se interessa ou acha que têm a ver com você.

6. Pesquise sobre as profissões selecionadas

Você já deve ter uma ideia inicial sobre as profissões que listou, mas pode se surpreender com algumas características como, por exemplo, as possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Pesquise muito sobre cada uma das profissões e áreas listadas. Visite sites de universidades e tente conversar com profissionais das áreas de sua preferência. As redes sociais podem facilitar bastante sua pesquisa, basta procurar por grupos e fóruns de discussão relacionados às carreiras pretendidas.

7. Conheça o mercado de trabalho

Saber quais profissões estão em alta no mercado e aquelas já saturadas pode ser muito útil. Você deve ter em mente que o mercado está em constante mudança e o cenário apresentado hoje pode ser diferente após você se formar e começar a atuar na área escolhida. Sua decisão não deve ser baseada apenas no mercado de trabalho, mas este pode ser um fator decisivo na escolha.

8. Liste os prós e contras

Depois de pesquisar bastante sobre as profissões, tente fazer uma lista com os aspectos positivos e negativos de cada uma delas. Compare esta lista com aquelas reflexões sobre quem você é e quais seus gostos e interesses. Com todas essas informações no papel fica mais fácil decidir pela carreira que melhor se encaixa no seu estilo de vida.

Quais são as profissões que existem no Brasil?

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) classifica as especialidades do conhecimento em oito áreas, as quais são formadas por cursos superiores que formam profissionais capacitados. São elas: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes.

Ciências Agrárias

Essa área é formada por profissões que atuam no campo, em aspectos como rebanhos, lavouras e produtos agrícolas. Confira:

Agronomia / Biotecnologia / Engenharia Agrícola / Engenharia de Alimentos / Engenharia de Pesca / Engenharia Florestal / Medicina

Veterinária / Zootecnia

Ciências Biológicas

A área é voltada para o estudo de seres vivos. Veja:

Bioquímica / Biofísica / Ciências Biológicas / Ecologia

Ciências da Saúde

As profissões dessa área são voltadas para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, em partes específicas do corpo humano. Veja: 

Educação Física / Enfermagem / Farmácia / Fisioterapia / Fonoaudiologia / Medicina / Odontologia / Saúde Coletiva /Terapia Ocupacional

Ciências Exatas e da Terra

É um campo que trabalha com métodos, teorias e experimentos quantitativos para explicar determinadas áreas. Confira:

Astronomia / Ciência da Computação/ Estatística / Física / Geofísica / Geologia/ Matemática / Meteorologia / Oceanografia / Química

Engenharias

Essa área do conhecimento utiliza-se de conhecimentos científicos para projetar, construir e oferecer melhorias a diferentes tipos de materiais ou processos. Veja:

Engenharia Aeroespacial / Engenharia Biomédica / Engenharia Civil / Engenharia de Materiais / Engenharia de Minas / Engenharia de Produção / Engenharia de Transportes / Engenharia de Minas / Engenharia Elétrica / Engenharia Mecânica / Engenharia Metalúrgica / Engenharia Naval / Engenharia Nuclear / Engenharia Oceânica / Engenharia Química / Engenharia Sanitária

Ciências Humanas

Como o próprio nome já diz, as Ciências Humanas têm como objeto de estudo o ser humano. Confira:

Antropologia / Ciência Política / Filosofia / Geografia / História / Psicologia / Sociologia / Teologia

Ciências Sociais Aplicadas

Nessa área, o foco é a interação entre os seres humanos, assim como o indivíduo e o mundo que o cerca. Confira:

Administração / Arquivologia / Arquitetura e Urbanismo / Biblioteconomia / Ciências Contábeis / Direito / Economia / Jornalismo/ Museologia / Publicidade e Propaganda / Rádio e TV / Relações Internacionais / Relações Públicas / Serviço Social / Turismo

Linguística, Letras e Artes

A área de Linguística, Letras e Artes possui enfoque na transmissão de ideias e emoções por meio da linguagem e da expressão artística. Veja:

Artes Cênicas / Artes Plásticas / Cinema/ Dança / Design de Interiores / Design Gráfico / Fotografia/ Linguística / Letras/ Moda / Música / Teatro / Tradução e Interpretação

 

Outras notícias :