Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta dicas de lanches saudáveis

Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta dicas de lanches saudáveis

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 3.FEVEREIRO.2022
  • Dicas

Pensando no bem-estar dos alunos, o Colégio Objetivo Nova Odessa separou diversas dicas de lanches saudáveis para levar para escola. É importante o papel da escola na conscientização de uma alimentação equilibrada, já que a alimentação é fundamental para uma vida saudável. E se tratando de crianças, os hábitos alimentares são ainda mais importantes, uma vez que influenciam no desenvolvimento da criança. Além disso, a alimentação está ligada diretamente à aprendizagem, pois uma criança bem alimentada, mostra uma melhor disposição para aprender e desenvolver em suas habilidades, ajudando também a ter uma melhor concentração. O alimento acaba contribuindo para um melhor aproveitamento na escola (RIBEIRO; SILVA 2013).

Confira as dicas abaixo:

Frutas picadas: além de serem práticas, as opções são bastante diversas.

Cookies caseiros: os cookies caseiros, assim como outros alimentos feitos em casa, como pão de queijo ou bolo, são sempre uma opção melhor do que os que são comprados.

Suco natural: vale lembrar que o suco natural deve estar sempre fresco — ou seja, que tenha sido preparado no mesmo dia ou na noite anterior, para as crianças que estudam no período da manhã.

Iogurte: o iogurte natural pode melhorar a imunidade das crianças, além de possuir alto índice de cálcio. Na lancheira, você pode combiná-lo com banana e granola, por exemplo.

Bolo de banana: ele é muito versátil e permite várias adaptações, inclusive versões completamente sem glúten ou utilizando apenas aveia como base. Assim, são muito nutritivos e deliciosos!

Mini sanduíches: Embora sejam comumente vistos como lanches pouco saudáveis, eles podem ser adaptados para serem gostosos e nutritivos. Um pão integral, por exemplo, enriquece a refeição e hambúrgueres caseiros também podem ser uma alternativa bem interessante.

Torrada integral: torradinhas são simples de fazer (você pode tranquilamente utilizar pães amanhecidos) e também muito versáteis. Podem ser consumidas sozinhas ou com acompanhamentos variados, desde geleias naturais de frutas até patês feitos no conforto de seu lar com pouquíssimos ingredientes.

Cupcake saudável: fazer opções mais saudáveis, tanto as doces quanto as salgadas, é uma boa maneira de fazer com que o lanchinho escolar seja mais nutritivo. Inclua ingredientes de boa qualidade na massa e no recheio e deixe a sua imaginação voar para criar as combinações!

Palitinhos de vegetais: Eles podem ser feitos com cenouras e muitas outras alternativas de ingredientes e, claro, acompanhados por um bom molho ou patê.

Mix de frutas secas: uva passa, damasco, maçã + castanhas + iogurte

Oleaginosas: as oleaginosas são alimentos ricos em gorduras boas e são consumidas in natura, como as nozes, castanhas, pistache, avelã e amêndoas. Essas opções são gostosas e podem ser complementos de uma fruta e um suco, por exemplo.

Bolinho salgado: eles são práticos e muito saborosos, além de bem fáceis de fazer.

Monte sua salada: combine ingredientes saudáveis para uma salada deliciosa!

Barrinha de cereal: barrinhas de cereal são perfeitas para dar saciedade e energia para os pequenos. Elas podem durar uma semana se bem armazenadas e até um mês se forem congeladas.

Muffins integrais: esses muffins integrais de banana, nozes e café são perfeitos para sua criança levar na lancheira e se deliciar na hora do recreio.

Bisnaguinha caseira: fazer essa receita é garantia de sucesso, você pode fazer em grande quantidade e congelar. Elas caem bem com geleia, compotas, frios… Opção é o que não falta!

Lembre-se: desembale menos e descasque mais, para ser mais saudável e se sentir mais disposto!

Fonte: RIBEIRO, G. N. M.; SILVA, J. B. L. A alimentação no processo de aprendizagem. Eventos Pedagógicos, v. 4, n. 2, p. 77-85, 2014.

 

Outras notícias :