Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta Exposição "Descobrir, Interagir e Aprender" dos alunos da Educação Infantil
Fazenda é o tema da Exposição dos alunos do Maternal fase I, das professoras Sara e Isabela. A exposição acontecerá no dia 13 de maio, sexta-feira, das 17h às 18h, no Portão 3 do colégio, localizado na rua Luiz Delben.
Trabalhando a fazenda e tudo o que a compreende, esta é a primeira sequência com que o aluno toma contato, por isso, é um módulo que proporciona uma descoberta lúdica sobre a vida na fazenda.
Todos os alunos, com o tema desenvolvido, tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos prévios, com a contextualização representada por imagens ou outros suportes, que deram sentido às situações-problema e permitiu que os alunos buscassem soluções às questões apresentadas.
Para a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Amanda Oliveira, é muito importante aproximar os pais dos trabalhos desenvolvidos em sala, visto que nosso material apostilado é efetivo e solido.
Durante este projeto, foram abordados e discutidos assuntos relacionados a fazenda, despertando a curiosidade pela natureza e suas infinitas possibilidades. Essa proposta possibilitou inúmeras maneiras de olhar e compreender, construindo a partir de experiências, uma aprendizagem significativa.
A ficha ênfase desse modulo de matemática foi a de número 7 - Estimativa:
“Estimar†significa formar uma opinião com base num julgamento de valor aproximado. Partindo dessa premissa, o Maternal I descobriu que a Matemática não é feita só de resultados exatos, mas também da elaboração de argumentos, aproximações, raciocÃnios e justificativas.
Esse modulo contém 11 fichas e as descrições que compõem essa sequência didática é:
Atividade inicial, levantamento de conhecimentos prévios.
Hora do jogo, as brincadeiras infantis além de criar situações que favoreçam a sociabilidade, a cooperação e o respeito mútuo contribuem para que as crianças aprendam noções e conceitos matemáticos, e ampliam suas competências pessoais.
Leitura e escrita de números, o objetivo é fazer com que os alunos compreendam as regularidades e o valor posicional do sistema numérico.
Mãos à obra, têm a intenção de favorecer à criança o uso do imaginário para representar em forma de dobradura o que mais apreciou da sequência, ou algo que esteja ligado ao conceito estudado.
Hora de resolver problemas, nessas fichas os alunos tiveram um grande desafio: para solucioná-los, eles levantaram hipóteses, determinaram um caminho e por fim, registraram suas conclusões.
Exploração e descoberta: nessas atividades, os alunos trabalharam o conceito de tamanho, ordem crescente e decrescente. Foram feitas construções tridimensionais para estimular as crianças a brincarem juntas e depois registrarem suas descobertas.
Desafio final, para solucionar a situação-problema proposta neste momento, será preciso que o aluno lembre-se de algumas das situações didáticas já vivenciadas, a fim de que haja a sistematização da aprendizagem.
Os alunos do Maternal fase I foram protagonista deste belo trabalho e a famÃlia terá a oportunidade de apreciar.