Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta Exposição Descobrir, Interagir e Aprender dos alunos da Educação Infantil
“Jeitos de Viver na
Floresta†é o tema da Exposição dos alunos do Maternal Fase II, que ocorrerá no
dia 27 de maio, sexta-feira, das 17h às 18h, no Portão 3 do colégio, localizado
na rua Luiz Delben.
Durante o módulo, os
alunos ampliaram seus conhecimentos sobre o jeito de viver próximo à floresta,
levando em consideração o tempo, o espaço e as manifestações culturais dessas
regiões.
Foram abordados e
discutidos assuntos relacionados ao meio ambiente, despertando a curiosidade
pela natureza e suas infinitas possibilidades. Essa proposta possibilitou
inúmeras maneiras de olhar e compreender, construindo a partir de experiências
uma aprendizagem significativa.
Atividade inicial
A atividade inicial tem
como objetivo levantar conhecimentos prévios e instigar a curiosidade dos
alunos por meio de desafios. Para tanto, ela parte de um contexto –
representado por textos ou outros suportes – que dá sentido à situação-problema
e instiga os alunos na busca de respostas para resolvê-la.
Exploração e descoberta
Nessa etapa a criança vai
vivenciar diferentes oportunidades para avançar no processo de construção do
objeto de estudo, a primeira delas é uma proposta para que ela explore, descubra
e vá além do que já sabe fazer.
Ateliê
As crianças no ateliê,
num primeiro momento, vivenciam atividades voltadas para contextualizar a obra
de arte. Buscam também fazer leituras de antecipação de significados sobre o
que viram explÃcita e implicitamente. Levantam hipóteses sobre a escolha de
cores, ou ainda, linhas e formas traçadas pelo artista para que ele pudesse se
expressar.
Teatro
Através do contato com as
mais diferentes modalidades, ainda utilizadas por muitos grupos de teatro que
se apresentam em várias regiões do mundo, nossos alunos tiveram oportunidades
únicas para imaginar, criar, realizar e avaliar o que e como foi feito, em
razão da progressão de processos de aprendizagem na arte de se expressar com o
corpo, só a face, ou mesmo verbalmente.
Dança
O espaço da dança é um
lugar privilegiado para se conhecer, reconhecer limites e buscar
ultrapassá-los. O objetivo é fazê-los pensar a dança a partir da sua origem,
cultura da qual fazem parte e observar como as crianças reagem à música com contextos
tão variados.
Desafio final
À medida que se
compreende as experiências realizadas com mais profundidade, é possÃvel
compartilhar aprendizagens, identificar e desencadear processos reflexivos e
teóricos que contribuem para a progressão das aprendizagens dos alunos. Essa
etapa ajuda identificar nas respostas dos alunos o que eles aprenderam, é uma
ficha que desafia as crianças a resolverem um problema, ao mesmo tempo em que
possibilita aos alunos que sistematizem a aprendizagem construÃda até aquele
momento.
Os alunos do Maternal Fase
II foram protagonistas deste belo trabalho e a famÃlia terá a oportunidade de
apreciar.