Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta Exposição Descobrir, Interagir e Aprender dos alunos da Educação Infantil

Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta Exposição Descobrir, Interagir e Aprender dos alunos da Educação Infantil

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 24.MAIO.2022
  • Eventos

“Jeitos de Viver na Floresta” é o tema da Exposição dos alunos do Maternal Fase II, que ocorrerá no dia 27 de maio, sexta-feira, das 17h às 18h, no Portão 3 do colégio, localizado na rua Luiz Delben.

Durante o módulo, os alunos ampliaram seus conhecimentos sobre o jeito de viver próximo à floresta, levando em consideração o tempo, o espaço e as manifestações culturais dessas regiões.

Foram abordados e discutidos assuntos relacionados ao meio ambiente, despertando a curiosidade pela natureza e suas infinitas possibilidades. Essa proposta possibilitou inúmeras maneiras de olhar e compreender, construindo a partir de experiências uma aprendizagem significativa.

Atividade inicial

A atividade inicial tem como objetivo levantar conhecimentos prévios e instigar a curiosidade dos alunos por meio de desafios. Para tanto, ela parte de um contexto – representado por textos ou outros suportes – que dá sentido à situação-problema e instiga os alunos na busca de respostas para resolvê-la.

 

Exploração e descoberta

Nessa etapa a criança vai vivenciar diferentes oportunidades para avançar no processo de construção do objeto de estudo, a primeira delas é uma proposta para que ela explore, descubra e vá além do que já sabe fazer.

 

Ateliê

As crianças no ateliê, num primeiro momento, vivenciam atividades voltadas para contextualizar a obra de arte. Buscam também fazer leituras de antecipação de significados sobre o que viram explícita e implicitamente. Levantam hipóteses sobre a escolha de cores, ou ainda, linhas e formas traçadas pelo artista para que ele pudesse se expressar.

 

Teatro

Através do contato com as mais diferentes modalidades, ainda utilizadas por muitos grupos de teatro que se apresentam em várias regiões do mundo, nossos alunos tiveram oportunidades únicas para imaginar, criar, realizar e avaliar o que e como foi feito, em razão da progressão de processos de aprendizagem na arte de se expressar com o corpo, só a face, ou mesmo verbalmente.

 

Dança

O espaço da dança é um lugar privilegiado para se conhecer, reconhecer limites e buscar ultrapassá-los. O objetivo é fazê-los pensar a dança a partir da sua origem, cultura da qual fazem parte e observar como as crianças reagem à música com contextos tão variados.

 

Desafio final

À medida que se compreende as experiências realizadas com mais profundidade, é possível compartilhar aprendizagens, identificar e desencadear processos reflexivos e teóricos que contribuem para a progressão das aprendizagens dos alunos. Essa etapa ajuda identificar nas respostas dos alunos o que eles aprenderam, é uma ficha que desafia as crianças a resolverem um problema, ao mesmo tempo em que possibilita aos alunos que sistematizem a aprendizagem construída até aquele momento.

 

Os alunos do Maternal Fase II foram protagonistas deste belo trabalho e a família terá a oportunidade de apreciar.

 

Outras notícias :