Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta os principais assuntos sobre Atualidades

Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta os principais assuntos sobre Atualidades

  • Colégio Objetivo Nova Odessa
  • 14.MAIO.2021
  • Dicas

O ano se iniciou com muitos projetos e desafios para buscar novas ferramentas de ensino e potencializar a experiência de aprendizagem, com isso o Colégio Objetivo Nova Odessa apresenta os assuntos que tiveram mais destaque nos últimos meses.

Estar bem informado sobre os acontecimentos do Brasil e do mundo é fundamental para nos darmos bem em qualquer tipo de prova, seja no ENEM, no vestibular ou em concursos públicos.

Por isso, selecionamos alguns tópicos importantes que aconteceram no Brasil e no mundo nos últimos tempos para que você possa ficar por dentro e dominar todos estes assuntos quando estiver resolvendo uma prova.

 

EDUCAÇÃO

A educação brasileira ganhou destaque em 2019 quando o governo começou a anunciar as mudanças para esta pasta.

Um dos principais atos foi a criação de uma subsecretaria para promover escolas militares e o governo afirmou que pretendia acabar com os cursos de ciências humanas.

Após a saída do ministro da educação, Abraham Weintraub, e a entrada de Milton Ribeiro, a pasta desde então enfrenta os desafios da educação diante da pandemia de Covid-19

Em 2021, a primeira versão do Enem Digital foi aplicada, e o objetivo é que a prova passe a ser aplicada apenas em formato digital, para acabar com os gastos astronômicos em impressões.

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

No início de abril, dois meses depois de ter começado a vacinação, mais de 20 milhões de pessoas já receberam a primeira dose da vacina em território nacional, sendo 9% da população vacinada.

A escassez de vacinas é grande, no país apenas estão sendo administradas a CoronaVac e a AstraZeneca, pois apesar dos acordos feitos com outros fornecedores, as entregas estão atrasadas no país.

Espera-se que a ButanVac e a Versamune, comecem a ser administradas entre o final de 2021 e início de 2022, pois ainda estão em testes para uso emergencial.

Até o momento já foram vacinados idosos com mais de 60 anos, profissionais da educação, profissionais de segurança pública e administração penitenciária. Você pode acompanhar todas as informações sobre o coronavírus em tempo real através do Telegram “Coronavírus - Governo do Estado de SP”.

CRISE ECONÔMICA

O governo conseguiu driblar a crise mundial a partir de 2008. No entanto, não foi capaz de manter as medidas tomadas e isso provocou um grande desequilíbrio nas contas públicas. Além de tudo, a situação é agravada pela desconfiança no Brasil pelos investidores externos, por conta dos sucessivos escândalos de corrupção.

Em 2020, com o surgimento da pandemia da Covid- 19, o número de desempregados atingiu a maior taxa desde 2012, sendo 13,5%, a inflação aumentou de forma drástica.

Com o objetivo de reduzir os impactos econômicos, o governo criou o Auxílio Emergencial, que foi destinado aos brasileiros com baixa renda. O auxílio de R$ 600.

AMAZÔNIA 1

A “missão Amazonia” irá fornecer dados de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento especialmente na região amazônica, e, também, a diversificada agricultura em todo território nacional.

O primeiro satélite de observação da Terra totalmente desenvolvido pelo Brasil, foi lançado em fevereiro de 2021. Ele foi projetado, testado e operado pelo país, sendo um marco de sucesso para comunidade científica e tecnológica para missões espaciais. O satélite foi batizado de Amazônia 1.

A medição do desmate no Brasil considera sempre a temporada entre julho e agosto por causa das variações do clima, tanto que em julho de 2020, a Amazônia legal (consiste em 59% do território brasileiro, e engloba 8 estados) registrou o maior índice de áreas sob alerta de desmatamento.

COMBATE A DEPRESSÃO

Com um cenário tão negativo e sem perspectiva real de melhora, a situação tem provocado uma mobilização geral. Os casos de suicídio têm aumentado no país em 10,4%, tornando o assunto cada vez mais relevante. É necessário pensar em políticas públicas para combater a depressão e incentivar ações que promovam o bem-estar e a saúde mental.

Devido ao aumento de casos, em conjunto com a sua relação com o trabalho, a depressão oferece um risco grande a economia global.

Por provocar sintomas severos, esse transtorno faz com que os trabalhados precisem se afastar, nos casos em que há permanência no emprego, a produtividade é diretamente afetada.

De acordo com a Psicóloga Luciana Kotaka, a Psicoterapia trabalha o paciente a fim de se resolver situações que podem ser motivos para a depressão, ou mesmo fortalecer o paciente para que tenha melhor qualidade de vida.

 FIM DA ERA CASTRO

O governo do Partido Comunista de Cuba elegeu o presidente do país, Miguel Díaz-Canel, como novo líder. Raúl Castro havia anunciado sua renúncia ao cargo dias antes.

A sucessão marca o fim de seis décadas de governo pelos irmãos Fidel e Raúl Castro, os revolucionários cubanos que conquistaram Havana em 1959, pondo fim à ditadura de Fulgencio Batista.

Miguel Díaz-Canel é um homem de confiança de Castro e conhecido por ser um comunista-raiz e com linguajar popular. Segundo Castro, ele é um grande conhecedor de assuntos econômicos e defensor de uma abertura econômica controlada pelo Estado.

Diante dessas colocações, mesmo Castro saindo de cena, o socialismo seguirá ditando o ritmo de Cuba, e não existem sinais concretos de qualquer mudança de regime político-econômico.

10 ANOS DA GUERRA DA SÍRIA

A Guerra da Síria completou dez anos no dia 15 de março. O conflito começou na cidade de Deraa, ao sul do país, onde a população era contra o presidente Bashar Al-Assad que governa a Síria desde 2000, quando sucedeu seu pai.

Essa guerra é entendida como um desdobramento da Primavera Árabe, a série de protestos populares que se espalhou por nações do norte da África e do Oriente Médio, exigindo governos menos corruptos, mais democratas e melhoria na qualidade de vida população.

Estima-se que até 600 mil pessoas possam ter morrido nessa guerra, além disso, a guerra foi responsável pela destruição de boa parte da infraestrutura do país.

30 ANOS DO MERCOSUL

O Mercosul é um bloco econômico criado em 1991. Com a assinatura do Tratado de Assunção, que funciona atualmente como uma União Aduaneira, ou seja, um acordo comercial que opera através da criação de uma Tarifa Externa Comum (TEC) sobre um mesmo produto importado por todos os países-membros.

No dia 26 de março, foram comemorados 30 anos de criação do Mercado Comum do Sul (Mercosul). Nessa data, foi realizada uma reunião comemorativa na qual Bolsonaro defendeu a ampliação das negociações comerciais com países fora do bloco.

Após o acordo Mercosul, o volume do comércio entra os países aumentou, as empresas começaram a investir cada vez mais na região, principalmente as montadoras automóveis, que construíram cadeias de valor regionais através das fronteiras nacionais

QUEIMADAS NO PANTANAL

O Pantanal, é o menor bioma em extensão territorial no Brasil, localizado no Centro-Oeste do país e dividido entra os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, vem sofrendo um constante crescimento em incêndios

O ano de 2020 alcançou o recorde de queimadas, e foi considerado o pior ano para o bioma. Entre setembro e outubro, um grande incêndio destruiu cerca de 30% do Pantanal.

Afim de prevenir os incêndios no Pantanal, os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul estudam a realização do programa “Pantanal Alerta”, que consiste em adotar medidas preventivas para minimizar os impactos e problemas ambientais.

INTOLERÂNCIA

No Brasil a intolerância tem aumentado largamente, e para alguns passa-se despercebido.

Não só a intolerância racial ou sexual, como a religiosa tem crescido no país, ao passo que a diversidade religiosa aumenta; desde 2007 existe um dia dedicado a intolerância, sendo o “Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa”.

No primeiro semestre de 2020 a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH), registrou cerca de 40% de denúncias relacionadas à intolerância religiosa.

44% dos casos de assassinatos de homossexuais do mundo ocorreram em território brasileiro, e esse é só o princípio de outros casos; em 2015, ocorreu um aumento de 633% dos casos de xenofobia (repugnância a pessoas ou coisas provenientes de países estrangeiros), sendo que somente 1% desses resultaram em processo judicial.

OLIMPÍADAS 2021 - TÓQUIO

Os principais especialistas em saúde do Japão reconheceram que a pandemia da Covid-19 entrou em uma quarta onda, contudo, o governo japonês deve expandir as medidas de restrição para dez regiões para que ocorra as Olimpíadas.

O revezamento da tocha está em curso há quase um mês, mas de forma reduzida, comparada com as últimas Olimpíadas. Os torcedores estrangeiros foram impedidos de entrar no país para assistir os jogos.

Existe uma cartilha para participar dos jogos, onde todos os atletas, trinadores, imprensa e patrocinadores deverão seguir.

1.)  Isolamento de catorze dias antes da ida para o Japão e testar negativo para a Covid-19 no aeroporto.

2.)  Utilização de máscaras e informar seu itinerário.

3.)  Atletas não poderão socializar fora da bolha na Vila Olímpica (existirá um aplicativo de celular para rastear a localização dos participantes).

4.)   Palmas em vez de gritos (essa mudança foi feita para evitar a geração de partículas).

 

 

Outras notícias :